O que o CRM pode fazer por sua empresa para garantir não só a retenção dos clientes, mas também conseguir torná-los embaixadores de sua marca

Não há segredo. Toda empresa quer se transformar em uma grande marca. É essa a aspiração das pessoas e o objetivo do empreendedor quando ele imagina seu negócio!

Acontece que muitas vezes esse princípio é perdido no meio do caminho, entre uma proposta e outra, um cliente que vai embora e outro que chega, um time desmotivado. Assim, em poucos anos, não há mais a fagulha que queria transformar uma pequena empresa em uma grande marca!

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Dessa forma, algumas empresas são mantidas a duras penas, sem muita inovação, sem “brilho no olho”, na mediocridade e, dependendo das condições, a extinção é inevitável.

Nesse cenário, o sistema de CRM surge não apenas como uma solução para aperfeiçoar os processos internos de uma instituição, mas para voltá-la novamente ao cliente – que é peça-chave na existência de qualquer negócio.

Os processos internos da empresa vão determinar a maneira com que os clientes a enxergam no dia a dia. Isso significa que eles precisam estar escritos (documentados) para que todos os profissionais da empresa tenham acesso e, principalmente, que precisam ser praticados.

Empresas que fazem a diferença no relacionamento com o cliente, muito mais do que estarem voltadas para sistemas de CRM, estão voltadas para as necessidades do cliente.

Entenda por que ficar de olho no cliente pode facilitar sua retenção. Acesse nosso artigo: Como fidelizar clientes? Surpreenda-os cada vez mais!

entusiastas

Um bom relacionamento fará com que os clientes virem entusiastas de sua marca

E onde entra o CRM nisso tudo?

É justamente a prática de voltar-se ao relacionamento com os clientes que vai fazer com que eles se tornem entusiastas da sua marca. Por esse motivo, quando uma empresa se perde no processo de atendimento ao cliente e deixa de dar valor ao relacionamento, o CRM surge como alternativa para alcançar a excelência.

O CRM será justamente o responsável por fazer a empresa voltar suas atenções para a maneira com que está tratando o cliente, uma vez que isso será de grande importância para os resultados.

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Acontece que o CRM e o relacionamento não ajudam apenas a vender. Mas auxiliam também no momento em que clientes e prospects cogitam a possibilidade de comprar da sua empresa. E é nesse momento que a reputação de sua empresa vai chegar aos clientes: por tudo aquilo que você já entregou e realizou com outros clientes.

Não perder

Foco no relacionamento é o segredo

Não perder o foco no relacionamento

Não perder o foco no relacionamento, poderíamos definir apenas nessa frase uma das principais funções do CRM dentro de uma empresa. Por outro lado, em uma empresa que deixou esse comportamento de lado devido à competitividade, o CRM ainda serve como guia para não abandonar as pessoas no meio do caminho.

Sabe como? Ele funciona como uma secretária super-mega-master eficiente e NÃO deixa o time:

  • Abandonar os clientes no momento da apresentação das propostas;
  • Esquecer dos clientes após a apresentação do produto;
  • “Largar mão” dos clientes após o envio da proposta;
  • Desistir após o cliente ter dito que não se decidiu ainda;
  • Deixar de tentar até que o cliente diga que realmente não quer mais;
  • Esquecer do cliente só porque ele não comprou de sua empresa.

Quando o relacionamento é esquecido, isso tudo vem à tona. Em muitos casos, durante a implementação do CRM em uma empresa, os vendedores até descobrem que o processo de vendas utilizado está completamente errado – focado apenas nas necessidades da empresa e não nas necessidades dos clientes.

A partir daí, uma reeducação precisa ser realizada nas práticas comerciais da equipe de vendas. E é justamente o CRM o comandante dessas práticas.

O CRM tem papel indispensável em despertar a empresa para o relacionamento com clientes

O CRM tem papel indispensável em despertar a empresa para o relacionamento com clientes

O CRM e a empresa voltada para o relacionamento

Quando a empresa está voltada para o relacionamento, ela está junto com o cliente mesmo quando ele compra do concorrente.

É a confiança e o padrão de atendimento que o CRM irá exigir da empresa (para que a venda aconteça) que vão fazer os profissionais voltarem a atenção à importância do relacionamento.

O resultado você já pode imaginar: um negócio fortalecido e comprometido com o sucesso do cliente – sua melhor fonte de divulgação.