« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

5 razões pelas quais Vendas deve abraçar o Marketing de Conteúdo

Escrito por
Gustavo Paulillo

Descubra como o marketing de conteúdo pode ajudar os vendedores durante o processo de vendas

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do seu papel de protagonistas nos processos de decisão de compras. Revolução possível com a internet, e o motivo pelo qual as empresas vêm investindo cada vez mais na construção de uma presença digital relevante.

Ainda que a importância desse trabalho de ganho de visibilidade através da produção e divulgação de conteúdos relevantes na rede seja óbvia para as equipes de marketing, ela nem sempre é tão clara para a equipe de vendas.

Neste post mostraremos como o marketing de conteúdo, braço direito do marketing digital na conquista de um lugar de referência na rede pode ajudar seu time de vendas e ter mais sucesso! Veja aqui cinco razões pelas quais sua equipe de vendas deve abraçar o marketing de conteúdo:

5 razões pelas quais vendas deve abraçar o marketing de conteúdo

5 razões pelas quais vendas deve abraçar o marketing de conteúdo

Mais possibilidades de vendas

O marketing de conteúdo é uma verdadeira arma na hora de atrair e cativar clientes em potencial para uma empresa na rede. Isso porque estando abastecido de materiais de qualidade, o site e o blog da sua empresa tendem a ter um bom posicionamento frente aos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Esse posicionamento possibilita a geração orgânica (totalmente grátis e espontânea) de novos leads, o que representa um aumento real nas possibilidades de vendas para seu time.

Menos tempo gasto com atendimento e redução do custo de aquisição de clientes (CAC)

Outro benefício que o marketing de conteúdo traz à equipe de vendas é a possibilidade de redução do custo de aquisição de clientes graças a um atendimento mais prático e rápido.

Como isso é possível? Lembre-se de que uma das principais funções do conteúdo é educar e conduzir clientes em potencial por todas as fases do funil de vendas (atração, conversão, nutrição de leads e compra), e isso poupará sua equipe de vendas do trabalho de ter que provar o valor do produto e da empresa ao prospect.

Na prática, o cliente em potencial chega ao vendedor com suas principais dúvidas — tanto sobre o produto quanto sobre a empresa — já sanadas. E é justamente por isso que há uma redução no tempo gasto com o atendimento. Uma coisa é certa: conteúdo de qualidade gera leads mais preparados para se tornarem clientes, e isso significa redução no tempo gasto com atendimento e, claro, um aumento na produtividade.

Time de vendedores mais capacitado

Assim como ocorre com seus leads, o conteúdo de qualidade ensina, evangeliza, educa e treina o time vendas para falar a “língua da empresa”.

E para que isso aconteça as equipes de marketing e vendas devem caminhar juntas, especialmente na hora de fazer um levantamento das principais questões, dúvidas e interesses do público da empresa.

Vendas mais fáceis

Como dissemos lá em cima, o marketing de conteúdo tem o poder de atrair e também de ensinar aos leads todas as características, funções e vantagens dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.

Esse contato prévio representa uma redução nas possíveis objeções que um cliente pode ter, sejam elas relacionadas à empresa ou ao produto ou serviço. Para a equipe de vendas isso significa prospects mais preparados para a compra e vendas mais fáceis!

Redução de trabalho no pós-venda

E como o relacionamento com o cliente não termina quando a compra é concluída, o marketing de conteúdo beneficiará seu time de vendedores contribuindo também com a redução do seu trabalho no pós-venda. A produção e divulgação de conteúdos relevantes para os contatos que já se tornaram clientes da sua empresa é uma ótima maneira de evitar e até mesmo sanar possíveis problemas após a aquisição do produto ou serviço.

E você, já investe em marketing de conteúdo? Como ele beneficia seu time de vendas? Deixe seu comentário!

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Geral



  1. Como usar seu conteúdo para fechar mais vendas – Marketing e Venda

    […] marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta muito poderosa para fazer isso. E aqui estão algumas ideias de como fazer […]

Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis