Um software de CRM pode ajudar muito na gestão de sua empresa, mas é preciso implementar também uma cultura de CRM.

Quem é empreendedor e precisa estar a par de todas as atividades de sua empresa tem uma rotina de trabalho muito corrida e cheia de compromissos.

Já há algum tempo a informática e a internet têm se mostrado aliadas importantes para os empresários.

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A gestão de vendas e do relacionamento com o cliente, por exemplo, tem se apoiado nos chamados softwares de CRM como uma ferramenta importante na gestão da força de vendas, com mensuração, acompanhamento e controle de resultados, além de facilitar e organizar os contatos com os clientes.

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Mas a simples aquisição de um sistema de CRM não é a resposta para a melhoria de seu relacionamento com os clientes e consequente incremento nas vendas e na lucratividade.

É preciso que a empresa como um todo entenda o conceito por trás dessa abordagem e saiba como usar um software de CRM adequadamente, potencializando suas funcionalidades e alcançando os resultados desejados.

Antes de mostrarmos os benefícios e as funcionalidades mais necessárias a um bom “CRM software”, vamos falar um pouco do conceito de Gestão do Relacionamento com o Cliente, que deverá estar bem claro para toda sua equipe, tornando o uso do sistema de CRM mais assertivo e voltado para resultados.

Além do CRM, outras áreas da empresa podem se beneficiar de sistemas de informação: Software de gestão para pequenas empresas – quais são as áreas onde devo investir?

Um software de CRM precisa de uma “cultura de CRM”

O que queremos dizer com cultura de CRM na empresa é a necessidade de quebrar um antigo paradigma que ainda se mantem firme em muitas organizações: o foco no produto (ou serviço, se for o caso).

Implementar uma cultura de CRM significa ter o cliente no centro das atenções.

Implementar uma cultura de CRM significa ter o cliente no centro das atenções.

Durante muito tempo houve um esforço enorme nas empresas para desenvolver produtos e serviços perfeitos, cheios de características, atributos e benefícios e, mais que isso, que fossem produzidos com eficiência e baixo custo.

Com o tempo, essa obsessão por processos de produção mais eficientes e produtos cada vez mais sofisticados acabou por se deslocar de seu objetivo principal, que seria atender aos desejos e necessidades do cliente.

Os produtos e serviços tinham muitas funcionalidades, mas poucas delas interessavam aos consumidores. Os processos eram ágeis e econômicos, mas a entrega não satisfazia aos desejos do público.

Por isso, o conceito de CRM busca “reintegrar” o cliente no processo produtivo, transformando-o no foco de atenção da cadeia de valor.

  • Essa cultura que precisa estar clara para todos os colaboradores de sua empresa antes da implantação de qualquer software de CRM é focada em uma estratégia que busca:
  • Entender o cliente e seus desejos
  • Antecipar suas necessidades
  • Oferecer as soluções para esses desejos e necessidades
  • Surpreendê-lo positivamente ao notar que você o “conhece bem”
  • Fidelizar esses clientes, repetindo este processo de satisfação constante de seus desejos e necessidades.

Neste contexto, o software de CRM será uma ferramenta de grande importância na coleta das informações e no seu uso adequado. Mas nada disso surtirá efeito sem o entendimento pleno de como funciona esse processo de Gestão do Relacionamento do Cliente.

Cabe ressaltar que fidelização de clientes vai muito além de programas de milhagem ou o uso de cartões que acumulam pontos e dão prêmios ao longo do tempo. Fidelizar significa ganhar a preferência do consumidor exatamente por estar sempre se antecipando a seus desejos e oferecendo:

  • A oferta certa
  • Para o cliente certo
  • Na hora certa
CRM não é bola de cristal, mas pode prever os desejos dos clientes para surpreendê-los!

CRM não é bola de cristal, mas pode prever os desejos dos clientes para surpreendê-los!

Fica claro mais uma vez como a informática e a agilidade de comunicação proporcionada pela internet podem ajudar muito nesta tarefa, principalmente se sua empresa fizer a escolha correta de um bom sistema de CRM.

Por fim, antes de falarmos das funcionalidades ideais de um “CRM software”, vamos dar uma definição resumida do conceito de Gestão do Relacionamento com o Cliente:

CRM (Customer Relationship Management, do inglês) é uma estratégia de gestão que elege o cliente como ponto focal dos esforços da empresa e de seus processos. O objetivo é antecipar as necessidades dos clientes para atendê-los de forma surpreendente e da melhor maneira possível.

Um sistema de CRM precisa se adaptar a dispositivos móveis? Confira neste artigo: Funcionalidades essenciais em um aplicativo de vendas para celular

Principais funcionalidades de um bom software de CRM

Vamos passar os benefícios fundamentais que sistemas de CRM podem trazer a sua empresa. Lembre-se que a maneira de usá-los é que vai trazer os resultados!

Cadastro de clientes completo e confiável

Vamos combinar que isso já será um grande progresso em relação a planilhas complicadas, de difícil atualização e passíveis de muitos erros e confusões. Tudo isso centralizado e podendo ser acessado de qualquer lugar via web ou por dispositivos móveis, sua equipe vai adorar!

Controle da força de vendas e de resultados

Seu time está no rumo certo? Com um bom software de CRM será possível acompanhar os passos de sua equipe, que clientes foram visitados, o que foi ofertado, quais os próximos passos e muitas outras informações importantes para a gestão de vendas. Além disso, você terá informações precisas do desempenho de cada vendedor e da equipe como um todo.

Trabalhar com um funil de vendas estruturado

O funil de vendas é uma ferramenta que vem cada vez mais sendo usado nas empresas, mas por que não fazer isso de forma ágil e clara com o auxílio da informática? Sabendo exatamente em que parte do funil seus clientes se encontram, será muito mais fácil definir tarefas e táticas para sua equipe.

Ter um histórico de relacionamento com os clientes

É muito importante saber tudo que aconteceu com seus clientes ao longo dos anos. E isso só será possível com o auxílio de informações precisas e detalhadas, armazenadas de forma segura e confiável em um sistema de informações que possa ser acessado a qualquer momento.

Facilidade de follow-up

Avisos e alertas podem ser programados para que os vendedores estejam atentos aos retornos que tem que dar aos clientes e as melhores datas pra tentar agendar novas visitas e outros compromissos.

Como você viu, unindo uma boa estratégia de relacionamento com os clientes a um software adequado, os resultados de sua empresa podem ser extremamente beneficiados.

Este artigo poderá ajudá-lo a escolher um Software de CRM adequado: Saiba como escolher o sistema de controle de vendas ideal para sua empresa