Muitas empresas já utilizam CRM, mas será que elas realmente desfrutam de todos os benefícios que essa estratégia pode trazer?

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

Foi-se o tempo em que o CRM era utilizado apenas para cadastrar clientes e acompanhar o funil de vendas.

Se uma organização tem o objetivo de crescer e ser lucrativa, é necessário, em primeiro lugar, ser sustentável. Agora, é preciso ir além. 

Ser sustentável, nesse sentido, é ser consciente e usar os recursos que já estão disponíveis para a empresa para obter melhores resultados de vendas, e gerar receita.

Visto que reter um cliente pode ser de cinco a 25 vezes mais barato do que atrair um novo cliente, e que as estratégias de upselling e cross selling resultam em maiores índices de fidelização, é corretor afirmar que ambas são técnicas de vendas lucrativas para a empresa. 

Por isso, é primordial ir além com o uso do CRM e fazer o retorno sobre o investimento nessa solução ser expressivo.

Dito isso, neste artigo, vamos apresentar 3 exemplos sobre como usar CRM em estratégias de upselling e cross selling para inovar sua estratégia de CRM e elevar as taxas de engajamento e retenção de clientes.

Continue a leitura para não perder nada!

O que é upselling e cross selling?

Para não ter dúvidas, que tal refrescarmos nossa memória relembrando os conceitos de upselling e cross selling?

Upselling é uma estratégia de vendas que tem como objetivo vender produtos e serviços em versões mais avançadas ou premium para clientes existentes, ou seja, que fazem parte da carteira de clientes ativa da empresa.

Vender acessos a uma funcionalidade mais robusta dentro de uma plataforma digital é um exemplo de upselling, assim como a venda de aparelhos eletrônicos de última geração para os consumidores finais. 

Já o cross-selling, ou venda cruzada, visa incentivar os clientes a adquirir produtos ou serviços complementares aos que compram, ou compraram.

Em um cenário B2B, um exemplo de cross-selling pode ser definido como a contratação de uma consultoria empresarial e, para complementar, um treinamento de equipe para colocar as ações sugeridas em ação.

No universo B2C, as vendas cruzadas são muito recorrentes e pode ser facilmente ilustrado pela compra de um novo celular, juntamente com um novo fone de ouvido. Percebe como estes produtos e serviços atingem maior eficiência e melhoram a experiência do cliente quando combinados?

Este é o propósito final das estratégias de upselling e cross selling. Não é só sobre a venda. É sobre posicionar seus produtos e serviços estrategicamente na realidade do cliente para mantê-los engajados com a marca, aumentar os  níveis de satisfação do cliente e construir um relacionamento sólido. 

Mas, como começar a desenhar essa estratégia? 

Saiba, nas próximas linhas, como usar CRM em estratégias de upselling e cross selling. 

Como usar CRM em estratégias de upselling e cross selling? 3 exemplos práticos

Pronto para entender como usar o seu CRM para reter mais clientes? Então, anote nossas dicas:

1. Segmente seus clientes

Não há melhor plataforma para organizar e segmentar os dados dos seus clientes do que um sistema de CRM.

Portanto, para começar a entender como usar CRM em estratégias de upselling e cross selling, você deve segmentar seus clientes de acordo com a probabilidade de serem receptivos a novas aquisições.

Neste momento, você deve:

  • ter profundo conhecimento sobre seus produtos e serviços, como um especialista;
  • compreender a realidade de cada cliente;
  • entender como cada novo serviço ou produto poderia se adequar e elevar a experiência do cliente.

Feito isso, a segmentação poderá ser iniciada. Você pode utilizar diversos parâmetros para organizar essas informações, como tamanho da empresa, necessidade ou localização.

Também é possível utilizar a pontuação de clientes, ou score, para estabelecer um ranking dos clientes com maior recepção às ofertas de upselling e cross-selling.

Veja um exemplo de como os ranking de clientes do CRM do Agendor ajudam a priorizar oportunidades de vendas:

2. Acompanhe a jornada do cliente

Um CRM eficiente permite o acompanhamento preciso da jornada do cliente.

Através dessa solução é possível entender como ele tomou consciência sobre sua necessidade, como avaliou soluções e como foi o seu processo de tomada de decisão

Além disso, os vendedores conseguem realizar ações de pós-vendas, coletando informações sobre a percepção dos clientes depois de realizar uma compra.

E como usar CRM em estratégias de upselling e cross selling por meio da jornada do cliente?

Mapear essa jornada apontará o momento ideal para abordar seu cliente e realizar uma oferta de upselling e cross-selling. 

Caso contrário, você corre o risco de errar no timing e oferecer uma venda cruzada em um momento inadequado e prejudicar seriamente a experiência do cliente e sua percepção sobre a empresa.

Este, na verdade, é uma das maiores ameaças destas técnicas de vendas, mas você pode reduzi-las sabendo usar CRM em estratégias de upselling e cross selling.

3. Consulte os relatórios de performance de produtos e serviços

Sendo capaz de preencher as informações de quantidade e valor por produto/serviço nos seus negócios, seus relatórios de vendas ficarão cada vez mais precisos, e com isso, você poderá adaptar suas ações de upselling e cross-selling para obter melhores resultados.

No CRM do Agendor, por exemplo, você pode indicar as seguintes informações dos produtos/serviços:

  • preço unitário;
  • quantidade;
  • total;
  • descontos;
  • total da venda com desconto.

Os relatórios permitem que você filtre a performance dos produtos de acordo com as categorias, ou com o catálogo completo, e comparar resultados por valor, por quantidade e por negociações.

Dê o start nas suas estratégias de upselling e cross selling com a plataforma de CRM feita para potencializar vendas!

Entendeu porque é importante saber como usar CRM em estratégias de upselling e cross selling?

Agora que você sabe como fazer isso, por que não ter como aliado um sistema de CRM fácil, completo e intuitivo para viabilizar suas estratégias e potencializar seus resultados?

Comece agora mesmo e teste gratuitamente o CRM do Agendor!

Basta criar uma conta gratuita para ter mais facilidade para vender mais e encantar seus clientes!