Para que você consiga melhorar o desempenho comercial do seu modelo de negócio e alavancar o seu faturamento, você não deve ir só em busca de novos clientes; basta desenvolver estratégias com foco na fidelização daqueles que já fazem parte da sua base.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como isso é possível?

Então convidamos você a dar continuidade à leitura deste conteúdo e conferir nos próximos parágrafos:

  • O que é fidelização?
  • O que é fidelização de clientes?
  • Qual a importância da fidelização de clientes?
  • Como fidelizar os clientes da sua empresa?

O que é fidelização?

A fidelização pode ser definida como o processo em que se constrói uma relação de confiança com uma pessoa.

A intenção é manter essa pessoa satisfeita com o relacionamento que foi construído a ponto de ela não aceitar nenhuma outra opção. Fidelização significa tornar fiel.

O que é a fidelização de clientes?

Com base no que foi dito no tópico anterior, podemos definir o que é fidelização de clientes como o processo em que se molda a percepção que um cliente tem de uma marca a partir de experiências positivas e que contribuam para sua satisfação.

Com isso, reforça-se a vontade do cliente em manter um relacionamento com a empresa e de voltar a fazer negócio com ela.

Ou seja, a fidelização de clientes consiste em fazer com que clientes atuais não troquem a sua empresa por nenhuma outra concorrente e que ainda recomendem suas soluções para outros potenciais clientes.

Fidelizar clientes significa conquistar a preferência deles.

Qual a importância da fidelização de clientes?

Dedicar-se à fidelização de clientes é algo de extrema importância para qualquer empresa.

A começar pelo fato de que reter e fidelizar clientes custa significativamente menos do que adquirir novos clientes.

Além disso, a fidelização tem relação direta com a lucratividade da empresa. Segundo um estudo realizado pela Bain & Company, aumentar a taxa de retenção em 5% pode representar um aumento de 95% na lucratividade do negócio.

E tem mais: clientes fiéis costumam injetar no caixa da empresa 67% a mais do que os clientes que ainda não foram fidelizados.

Enfim, clientes satisfeitos e fiéis se tornam verdadeiros promotores da marca, o que contribui para uma publicidade espontânea que vai trazer novas oportunidades de negócio para a empresa.

Como fidelizar os clientes da sua empresa?

A fidelização de clientes é um processo que não acontece da noite para o dia. É necessário muito trabalho, dedicação e foco para construir uma base de clientes realmente fiéis à sua marca.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas fundamentais.

1. Ofereça um atendimento de qualidade

O atendimento que a empresa oferece aos clientes impacta diretamente em sua satisfação e contribui para que eles se tornem fiéis aos seus produtos e serviços.

Procure disponibilizar diferentes canais de comunicação e esteja sempre disposto a esclarecer as dúvidas dos clientes e solucionar qualquer problema que eles possam vir a apresentar.

Por exemplo: se sua empresa só conta com SAC via telefone e e-mail, é importante ingressar também nas mídias sociais em que seu público está e em que pode procurar por suporte, como Facebook, Instagram e LinkedIn, assim como em chats, principalmente o WhatsApp. 

Veja mais sobre atendimento ao cliente nestes artigos de nosso blog: Atendimento ao Cliente - tudo que você precisa saber

Quer mais dicas de atendimento ao cliente? Então, confira:

5 dicas de como aumentar seu poder de persuasão

2. Dê treinamento aos seus colaboradores

Ofereça um bom treinamento para qualificar os colaboradores da sua empresa, especialmente aqueles que lidam diretamente com os clientes. Ensine-os sobre a importância de ouvir o cliente e colocá-lo no centro de tudo.

Por exemplo: ouvir seus vendedores quando fazem o atendimento, com o consentimento deles, é claro, permite dar feedbacks e dicas após encerrarem a conversa.

Saiba mais sobre treinamento: Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

este vídeo da Siteware tem mais dicas de como desenvolver as competências de sua equipe:

3. Personalize as interações com os clientes

Para se tornar fiel a uma marca, o cliente precisa se sentir especial e importante. Nesse sentido, busque personalizar as interações com cada cliente e oferecer soluções sob medida.

Por exemplo: um sistema de CRM te dará todas as informações que você precisa sobre cada cliente e, assim, você poderá oferecer exatamente o que cada um procura. Segmente clientes por perfil e crie planos personalizados para pequenas empresas, empresas de médio porte e de grande porte, cada um atendendo às necessidades específicas desses segmentos.

Leia também: Segmentação de clientes: o que é e como executar com maestria para alcançar resultados comerciais!

Veja, na prática, como um software de CRM pode te ajudar a fazer isso: 

4. Atente-se às tendências do mercado

É importante acompanhar as tendências do mercado para, assim, identificar oportunidades de se destacar, se manter competitivo e conquistar a preferência dos clientes.

Por exemplo: a epidemia de Covid-19 foi um problema para várias empresas, no entanto, outras perceberam oportunidades, como oferecer serviços para que seus clientes trabalhassem melhor em home office ou passassem a fazer seus pedidos totalmente online.

Esse tipo de adaptação às mudanças do mercado é o que pode fazer a diferença para o seu negócio!

5. Crie programa de fidelidade

Uma estratégia clássica e bastante eficaz é a criação de um programa de fidelidade. O objetivo é convencer o cliente a manter relacionamento com a sua empresa em troca de algumas vantagens, como pontos, prêmios, descontos em novas compras etc.

Por exemplo: conforme seu cliente faz compras ele acumula pontos que pode trocar por benefícios, como bonificação em produtos, mais prazo de pagamento ou até brindes.

Veja mais sobre programas de fidelidade nestes posts de nosso blog:

Bom, agora que você já sabe mais sobre fidelização de clientes, dedique-se a esse importante aspecto do negócio e faça a sua empresa decolar.

Para se tornar um expert em fidelização de clientes, baixe nosso e-book gratuito e ponha tudo isso em prática agora mesmo: O passo a passo da fidelização - Como encantar e conquistar o cliente