O mundo do marketing digital é repleto de siglas. Algumas das mais importantes são CPC, CPM e CPA. Em suma, todas se referem aos tipos de precificação — ou métricas — de tráfego pago, sendo, portanto, essenciais para garantir que suas campanhas sejam bem-sucedidas. 

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • CPC, CPM e CPA são modalidades de anúncios usados no marketing digital para atrair e qualificar leads para as empresas. 
  • Essas siglas também podem ser usadas como métricas para medir a eficácia das ações de marketing e direcionar o uso dos recursos dos negócios. 
  • Você pode potencializar as métricas de CPC, CPM e CPA elaborando um processo de vendas. Confira quais são as etapas e como fazer isso no nosso e-book gratuito.
  • Aproveite também as funcionalidades do CRM para alcançar melhores resultados com suas estratégias de marketing e vendas. Faça o cadastro GRATUITO no Agendor!

Saber o que significa e como calcular os custos dos anúncios por CPM, CPC e CPA é uma maneira de garantir que suas campanhas de marketing não ultrapassem o orçamento e, também, que você escolha o modelo certo para atingir as metas do negócio. 

Quer aprender como fazer tudo isso? Então, continue lendo, pois explicaremos em detalhes no artigo a seguir!

O que significa CPC, CPM e CPA?

CPC, CPM e CPA são as siglas das principais métricas relacionadas aos custos de marketing digital no tráfego pago. Elas representam os custos por cliques (CPC), custos por mil (CPM) e custos por aquisição (CPA) e são vitais para a mensuração e precificação das campanhas da empresa.

Veja a seguir como funcionam e as diferenças entre cada uma delas!

1. CPC (custo por clique)

O custo por clique é uma métrica usada geralmente pelo Google Ads nas campanhas que compram palavras-chave para gerar tráfego para um site ou blog. Aqui, você só paga pelos usuários que clicarem no anúncio. 

Em outras palavras, quanto mais pessoas clicarem no anúncio, maior será o valor pago pela campanha.

A métrica costuma ser eficaz para conquistar leads qualificados, já que você paga apenas por pessoas interessadas no anúncio, mas também é mais cara, pelo mesmo motivo. 

2. CPM (custo por mil)

O custo por mil — ou cost per mille — indica quanto será pago pelos anúncios a cada mil pessoas que os viram. 

Simplificando, você paga um determinado valor apenas a cada mil impressões (visualizações) das campanhas. O preço pago varia conforme o tamanho do veículo em que elas são exibidas e até mesmo a posição dos anúncios na página.

>>>> Neste artigo, falamos mais sobre essa métrica: o que é CPM? Tudo o que você precisa saber para usar esse indicador!

3. CPA (custo por aquisição) 

No custo por aquisição, você paga apenas pelos usuários que realizarem uma determinada ação. Isso é, pela conversão dos leads

Ao criar a campanha, pode-se determinar que a ação necessária seja o preenchimento de um formulário de uma landing page para o download de um material rico ou a aquisição de um produto, por exemplo.

Essa modalidade de anúncio tem o potencial de trazer mais leads qualificados para a empresa, já que a ação demonstra um claro interesse nos produtos e serviços oferecidos. Entretanto, isso a torna a mais cara das três opções.

Como precificar CPM, CPC e CPA?

É crucial saber como precificar os custos dos anúncios pelo CPM, CPC e CPA para garantir que suas campanhas não ultrapassem o orçamento definido pela empresa e, claro, tragam os resultados esperados. 

Cada um desses custos usa uma fórmula própria, que são bem fáceis de entender e aplicar para chegar ao valor final pago pela empresa. São elas:

  • CPC: custo da campanha / quantidade total de cliques; 
  • CPM: valor da campanha / número total de impressões (visualizações) X 1.000; 
  • CPA: total investido na campanha / quantidade de conversões. 

O resultado de cada uma dessas operações é o custo que a empresa paga para veiculá-las. Por exemplo, no caso do CPC, o quanto a companhia gasta por cada clique de usuário nos seus anúncios.

Compreendeu como precificar o CPM, CPC e CPA das suas campanhas? Continue conosco para entender a importância de acompanhar essas métricas para o sucesso do negócio!

Qual a importância dessas métricas para o planejamento de marketing?

Entender os custos de CPC, CPM e CPA facilita o planejamento de marketing, pois possibilita que você entenda qual a estratégia mais adequada para o negócio. Ademais, esses custos possibilitam delimitar o investimento ideal para cada tipo de campanha. 

Para ficar mais claro, digamos que você tem um valor X para investir em uma ação de marketing digital. Com isso em mente, é possível escolher qual a melhor precificação para usar. 

Desse modo, evita-se gastar mais do que devia em uma campanha e acabar saindo no prejuízo, pois os custos foram maiores do que o retorno. Ficou claro?

Como escolher entre CPC, CPM e CPA nas suas campanhas?

O primeiro passo para escolher entre usar o CPM, CPM ou CPA nas suas campanhas é definir o objetivo da ação. Caso planeje ganhar mais visualizações, a melhor opção é o CPM. Porém, se a ideia é aumentar a conversão em vendas, o CPA pode ser o mais indicado. 

Outro ponto a ser analisado é o orçamento disponível. Como falamos, o CPA costuma ser mais caro que o CPM e o CPC. Por fim, é preciso considerar o tempo da campanha. 

Ações mais curtas podem não se beneficiar com o CPA, já que, além de ser mais caro, demanda mais tempo para obter resultados, uma vez que pede que uma ação seja concretizada, como preencher um formulário. 

Entretanto, é possível obter uma quantidade boa de visualizações em um curto período, pois basta que os usuários entrem em uma página que veicula o anúncio. 

Ponderando estes é possível escolher o tipo mais adequado de precificação e garantir o sucesso da sua estratégia de marketing digital. 

Agora que você já sabe o que significa CPC, CPM e CPA, bem como a importância dessas métricas e como calculá-las, aproveite para baixar nosso e-book sobre indicadores de vendas e marketing, que explica como acompanhar as ações e gerar mais resultados!