Não basta criar dezenas de anúncios para diversas plataformas. É preciso também entender o que é CPM, uma métrica para tráfego pago, além de saber como calculá-lo e usá-lo corretamente para potencializar os resultados. 

Principais aprendizados deste artigo

  • CPM é uma sigla que significa custo por mil. Essa métrica indica que, a cada mil visualizações em um anúncio, a empresa que o criou deve pagar uma certa quantia para a plataforma veiculadora. 
  • O cálculo para saber qual é o CPM é feito dividindo os custos da ação pela quantidade de impressões. Em seguida, basta multiplicar o resultado por mil. 
  • A melhor maneira de usar o CPM a seu favor é segmentar seu público, investindo em anúncios atraentes e monitorando os resultados com frequência. 
  • Quer potencializar os resultados do uso correto do CPM no marketing do seu negócio e conquistar mais clientes? Então, aprenda como elaborar um processo de vendas e suas etapas!

A propósito, CPM também pode ser uma modalidade de anúncios, já que dita como será feito o pagamento às plataformas que os publicam na internet. Entretanto, é muito usado para calcular os resultados das ações. 

Para ajudar você a entender como essa métrica é útil para o marketing, preparamos o artigo a seguir, em que esclarecemos:

  • o que quer dizer CPM;
  • como calcular; 
  • como usar em uma estratégia de marketing.

Aproveite!

O que é CPM no marketing?

CPM é a sigla para cost per mille. Em português, o significado é custo por mil. Na prática, é uma métrica para anúncios, que dita quanto as empresas pagam por cada mil impressões nos conteúdos. Ou seja, a quantia cobrada pelas plataformas que veiculam as ações a cada mil visualizações. 

E, sim, essa modalidade de anúncios tem lá seus benefícios. Por exemplo, o aumento da visibilidade do seu negócio, já que as ações costumam ser mostradas em portais e redes populares — com um grande tráfego de usuários diariamente. 

Além disso, há mais chances de captar leads qualificados. Afinal, apenas pessoas realmente interessadas nas suas soluções vão clicar nos anúncios. Logo, as chances de se tornarem clientes são bem maiores.

Qual a diferença entre CPM, CPC e CPA?

O CPM não é a única métrica do tráfego pago. Na verdade, existem outras modalidades de anúncios e, como tal, é importante saber quais são elas para não se confundir na hora de adotar uma das opções.

Uma delas é o CPC — ou custo por clique —, na qual as empresas pagam as publicadoras de anúncios a cada clique nas ações. Ou seja, não adianta os usuários verem, eles precisam acessar o link.

A outra é o CPA — o custo por aquisição. Trata-se de uma métrica vinculada a uma ação do visitante, como comprar um produto/serviço da empresa anunciante. Tal característica torna essa modalidade a mais cara. 

E aí, compreendeu o que quer dizer CPM e quais as outras métricas de anúncios existentes? Então, continue conosco para aprender como calcular o custo por mil no marketing do seu negócio!

Como calcular o CPM?

Não basta saber o que é CPM, pois é crucial aprender como calcular o custo por mil para ver o quanto é investido nas campanhas e descobrir se as ações são viáveis ou se estão dando prejuízos. 

Dito isso, o cálculo é bem simples. Basta usar a seguinte fórmula: custo total da campanha / número de impressões X 1.000. Para compreender como usá-la, vejamos um exemplo. 

Digamos que uma campanha para o LinkedIn, que visa atingir o mercado B2B, tenha um custo total de R$ 2.000. Ao todo, a ação teve 85 mil impressões. Logo, o cálculo seria: 2.000 / 85.000 X 1.000.

Ao resolver as operações, o resultado é de 23,52, que é o preço pago por mil impressões. Ficou claro?

Vale destacar que os investimentos feitos no custo por mil no marketing não são fixos. Na realidade, o valor é calculado conforme a concorrência. Se for um assunto com muitos anunciantes, os gastos serão maiores.

Outro fator que afeta a variação de valores é a época do ano. Aliás, os dados do Statista mostraram que o CPM no marketing era de 7,53 dólares, no segundo quadrimestre de 2022. 

No mesmo período de 2023, os gastos caíram para 5,33 dólares por cada mil impressões. Por esse motivo, é importante saber como calcular o CPM para ter plena consciência do valor investido nas campanhas. 

Como usar o custo por mil no marketing do seu negócio?

Como falamos, o CPM é um aliado que pode alavancar sua estratégia de vendas, desde que usado corretamente. Para melhorar os resultados, coloque em prática as 3 dicas elencadas a seguir!

1. Segmente seu público 

A primeira dica para otimizar o uso do CPM no marketing é segmentar sua audiência. Em outras palavras, crie grupos com perfis semelhantes e promova ações voltadas para cada um deles.

Use a segmentação para escolher as melhores plataformas para cada perfil de cliente a fim de aumentar as chances de retorno.

Por exemplo, se a empresa foca no mercado B2B, pode ser mais interessante criar anúncios no LinkedIn, já que essa rede social costuma ser usada por gestores para encontrar novas oportunidades de negócios. 

>>>> Aprenda mais em: segmentação de clientes B2B — o que é e como segmentar com 6 variáveis?

2. Crie anúncios atraentes 

O tomador de decisões de uma empresa que está em busca de um novo software e está rolando seu feed do LinkedIn, enquanto espera pelo elevador, não tem tempo a perder. Por isso, o ideal é prender a atenção dele imediatamente.

A maneira correta de atingir esse feito é criando anúncios que “saltam aos olhos”. Aqui, use cores e palavras fortes, como gatilhos mentais, assim como um bom CTA para incentivar uma pausa para conhecer mais sobre a solução. 

Porém, não exagere, especialmente se for do mercado B2B. O ideal é manter um equilíbrio para entregar profissionalismo e credibilidade.  

>>>> Veja também: como prospectar clientes no LinkedIn — passo a passo de como abordá-los 

3. Monitore suas campanhas

Você já sabe o que é CPM e como começar sua estratégia. O próximo passo é monitorar e, se necessário, fazer ajustes nas ações. Acompanhe seus resultados de perto para ver não apenas o número de impressões, mas também as ações, como a inscrição em uma landing page. 

Esse processo é vital porque ajuda a averiguar o retorno das campanhas e entender se é preciso rever algum ponto para atrair mais leads. 

E aí, gostou de aprender o que é CPM e está pronto para adotar esse modelo de anúncios? Se sim, é bom já aproveitar e usar um bom CRM de vendas para gerenciar o relacionamento com seus clientes e aumentar as chances de sucesso da sua equipe. 

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