Muito se fala sobre as palavras-chave no mundo do SEO e das estratégias de marketing de conteúdo, mas por que será que elas são tão importantes assim?

A verdade é que elas funcionam como a ponte principal entre o seu conteúdo e o usuário. Por isso, é tão essencial colocá-las em primeiro lugar no planejamento dos seus posts.

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Geralmente, elas representam a ideia resumida de um conteúdo ou o nome de algum assunto de interesse.

Os sites de busca utilizam a palavra-chave como guia para apresentar o resultado mais parecido com o termo que você digitou, ou seja, toda busca se origina a partir de uma palavra-chave!

Não pense que basta repetir a palavra-chave algumas vezes no texto para considerar o trabalho feito, é preciso utilizá-las com inteligência para obter os resultados que você espera.

Neste post, você aprender sobre os diferentes tipos de palavras-chave e também como escolher o termo mais apropriado para guiar o seu conteúdo. Enfim, você vai descobrir como pesquisar palavras-chave.

Leia também: 25 palavras-chave para vender em um “passe de mágica”

Por que palavras-chave e SEO são importantes para criar conteúdos convertedores?

Você sabe o que é palavra-chave?

Para você ter uma ideia inicial, a palavra-chave é, digamos que ela é o fator que determina se o seu conteúdo será encontrado ou não nos sites de busca.

Sendo assim, é preciso considerar as palavras-chave como termos que correspondem exatamente ao que o público procura.

Como sempre, a experiência do cliente vem em primeiro lugar e é essencial se colocar no lugar dele e calcular o que ele buscaria no Google para chegar ao seu material.

O Google e outros buscadores calculam a posição do seu conteúdo no resultado por meio da análise de relevância.

Avaliando o SEO que determina a qualidade do texto e o uso das palavras-chave, o site de busca determina se o seu conteúdo é relevante e objetivo o suficiente para ficar nas primeiras ou últimas posições do ranking.

Por mais que o pensamento estratégico seja essencial para utilizar as palavras-chave, também é preciso levar em conta que elas são a principal ferramenta demarketing digital que você pode usar para auxiliar seu cliente e realmente resolver as dúvidas que ele busca.

Confira em nosso blog: Como captar clientes pela internet: 15 ideias para o seu negócio

4 dicas de como pesquisar palavras-chave

1- Tipos de keywords (palavras-chave)

Não sabe o que é keyword? É como se fala palvra-chave em inglês!

Por abranger tantos termos e exercer um papel tão importante na construção de um conteúdo de qualidade, as keywords (palavras-chave) foram divididas em duas categorias diferentes: head tail e long tail.

Cada uma delas tem as suas particularidades e situações em que funcionam melhor. Entenda como aplicar cada tipo de palavra-chave para criar um conteúdo digno de primeiro lugar nos rankings de busca!

Head Tail

Traduzindo para o português, Head Tail significa Cauda Curta, são termos simples e objetivos, geralmente compostos por uma ou duas palavras.

Eles costumam representar uma ideia geral, como o objetivo ou área de atuação da sua empresa. Ou seja, os resultados gerados na busca por esses termos são bem amplos e muito competitivos.

Por exemplo, se você busca pelo termo “chocolate”, aparecerão desde lojas especializadas até artigos e notícias sobre o tópico.

É difícil conquistar as primeiras colocações neste tipo de palavra-chave, mas é importante utilizá-la para sintetizar o objetivo geral do seu blog.

Long Tail

Por outro lado, o termo Long Tail representa Cauda Longa em português. Sendo assim, é o nome dado para palavras-chave mais detalhadas e compostas por três palavras ou mais.

Elas são utilizadas para corresponder às pesquisas mais detalhadas e, em alguns casos, oferecem uma competitividade mais baixa, o que pode representar a oportunidade que você precisa para ranquear o seu conteúdo em melhores posições.

Se no conceito Head Tail nós pesquisamos o termo “chocolate” para encontrar os principais tópicos sobre o assunto, no Long Tail nós usaríamos “chocolate branco vegano” para encontrar respostas específicas à dúvida que queremos solucionar.

É interessante combinar o uso de ambas palavras-chave para especificar qual é o tipo de solução que a sua marca apresenta.

Entretanto, as verdadeiras oportunidades de ajudar o usuário e alcançar o topo das buscas estão no uso inteligente dos termos Long Tail.

E tenha certeza: não tem como pesquisar palavras-chave sem levar em conta esses dois conceitos!

2- Intenção de busca da palavra-chave

como pesquisar palavras chaves

Quando você faz uma busca no Google, você tem a intenção de encontrar um tipo específico de resposta. Às vezes é encontrar uma loja que disponibilize o produto que você vende, ou um guia de dicas de como montar um novo móvel na sua casa.

A intenção por trás da busca também deve ser considerada para selecionar as palavras-chave apropriadas que transformem o seu conteúdo na resposta que atende a esta expectativa.

Para prever a razão pela qual o usuário está fazendo uma busca, se pergunte:

  • Por que ele está procurando isso?
  • Quais respostas ele espera encontrar?
  • Eles estão buscando um produto ou a resposta de uma dúvida?
  • Já estão procurando um site específico ou estão disponíveis para outras opções?

Quanto mais detalhes você reunir sobre a pesquisa do seu público-alvo, mais fácil se torna a seleção de palavras-chave que o atendem.

Informacional

A intenção informacional basicamente é a vontade de obter informações sobre um determinado assunto.

Desde uma lista de dicas ou um longo artigo explicativo, todo tipo de conteúdo que envolve uma explicação e solução de dúvidas é classificado como informacional.

Neste caso, é comum a pessoa formular a busca como se estivesse fazendo uma pergunta ou apenas querendo saber mais sobre um assunto.

Navegacional

No caso da intenção navegacional, o usuário busca por um site específico, sem acessar a URL direta para o local.

Seria o mesmo caso de buscar “Twitter” no Google ao invés de entrar no site pelo endereço fixo dele.

É um termo que só é útil para os próprios sites que estão sendo buscados, não há motivos para tentar competir por uma posição nesta palavra-chave se ela não corresponde ao seu site.

Além do detalhe que você não representará a resposta que o cliente está buscando.

Investigação Comercial

Esta intenção é perfeita para quem gosta de fazer compras conscientes! Basicamente, é quando o usuário busca por mais informações sobre um determinado serviço ou produto.

Por exemplo, “qual é o melhor notebook?” ou “aulas de violão perto de mim”. É a pesquisa que o consumidor faz para avaliar opções e planejar uma compra para o futuro.

Muitas marcas costumam fazer posts apontando estes tipos de vantagens sobre seus próprios produtos para convencerem o público que são a melhor opção no mercado.

Transacional

Por fim, a intenção transacional representa a vontade de comprar algo, já tendo certeza de qual produto. Diferente da investigação comercial, o cliente já sabe o que quer comprar e busca diretamente pelo nome do que lhe interessa.

Todos sabem que as compras pela internet só crescem e, por isso, estes tipos de palavras-chave são essenciais para levar o seu produto até o usuário.

Neste caso, o uso de palavras-chave Long Tail é recomendado! Quanto mais você especificar o seu produto, mais chances você tem de se tornar a principal solução para um consumidor.

Por exemplo, o termo “tênis” é muito amplo e competitivo. Porém, se você apostar nas palavras-chave “tênis para longas corridas” vai encontrar um espaço com menos disputa, em que você pode trabalhar técnicas de palavras-chave e SEO para alcançar o topo.

Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre como fazer marketing de conteúdo!

3- Passo a passo de como pesquisar palavras-chave

Ainda está confuso sobre como pesquisar palavras-chave?

Bem, agora que você já sabe quais são os diversos fatores por trás de uma palavra-chave, chegou a hora de selecionar os termos ideais para o seu conteúdo!

Como mencionamos anteriormente, a seleção de palavras-chave é um passo importante no planejamento de pauta. É um momento de pesquisas intensas sobre sua linha de conteúdo e o perfil do seu cliente.

Para facilitar este processo, você pode apostar no Ubersuggest! É uma das ferramentas de palavras-chave que mais te ajuda a escolher os termos mais apropriados para o seu negócio e o direcionamento do seu conteúdo.

Confira um guia simples de como pesquisar palavras-chave com a ajuda do Ubersuggest!

Crie uma lista de tópicos que descrevem seu negócio

Antes de tudo, é fundamental reunir todos os termos e palavras que tenham qualquer relação com a sua marca e tudo que ela oferece.

Isso não significa que você colocará todas palavras nos seus posts, mas é uma forma de ter noção das áreas que você pode explorar por meio do seu conteúdo.

Não tenha medo de ser específico demais, este é o pontapé inicial para sua estratégia de marketing e as opções serão avaliadas e eliminadas ao longo do processo. Ou seja, quanto mais alternativas, melhor!

Vamos continuar usando o tema “chocolate” como exemplo e imaginar que você está abrindo uma empresa que vende doces saudáveis. Sua lista de termos relacionados seria composta por alguns termos como:

  • chocolate fitness;
  • chocolate para dieta;
  • chocolate que não engorda;
  • chocolate saudável;
  • chocolate para veganos.

As opções são inumeráveis e é o momento perfeito para colocar diversas mentes para funcionar e considerar todas as ideias!

Insira uma palavra-chave na Ubersuggest

Chegou o momento em que o Ubersuggest pode te ajudar a descobrir como pesquisar palavras-chave. Para reunir mais detalhes e informações sobre cada uma das palavras-chave da sua lista, você pode contar com a análise da ferramenta.

Basta entrar no site e colocar a sua palavra-chave no campo principal, como nós utilizamos o termo “chocolate saudável” na imagem abaixo.

como pesquisar palavras chaves

O Ubersuggest apresenta uma visão geral sobre o termo inserido. Quantas pessoas estão buscando por essa palavra-chave, quão competitiva ela é e até quão rigorosa é a análise SEO.

No exemplo, é possível perceber que a palavra-chave possui um volume de busca razoável e o nível de dificuldade para classificar um conteúdo  na busca orgânica é média. Entretanto, como anúncio pago, o nível de dificuldade sobre para difícil.

Um relatório como este vai te ajudar a priorizar os termos que oferecem oportunidades favoráveis para seu blog e até eliminar palavras-chave que não beneficiam muito a sua marca.

Veja mais sugestões de palavra-chave

Mesmo formulando uma lista com diversos termos relacionados ao seu empreendimento, mais sugestões nunca são demais, não é?

Um pouco mais abaixo, na mesma página em que você pode acessar a análise de termos o Ubersuggest, você pode conhecer mais variações da palavra-chave que você está avaliando.

como pesquisar palavras chaves

Na imagem acima, é possível ver que além de oferecer novos termos, o Ubersuggest também apresenta uma breve análise sobre cada um deles. A ferramenta sempre busca apresentar palavras-chave mais fáceis em relação ao que você sugeriu.

Analise a SERP e os seus concorrentes

A sigla SERP significa “Search Engine Results Page”, que basicamente representa a página de resultados da busca do Google.

Por meio dessa análise, você pode conhecer quem são os seus principais concorrentes e qual tipo de conteúdo eles exploram.

como pesquisar palavras chaves

Como você pode ver na imagem acima, a análise de SERP do Ubersuggest aponta quais são os principais resultados na palavra-chave que você pretende utilizar, além de apresentar dados importantes sobre eles.

O número de visitas estimadas é um ponto importante para você avaliar se o seu conteúdo tem chances de se classificar ou não.

Por exemplo, se você sabe que seu site já recebe um número maior de cliques do que o primeiro colocado, já ganha um ponto a mais no ranking.

4- Como usar o marketing de conteúdo para criar textos que convertem seus leitores?

Para complementar o uso das palavras-chave, é indispensável trabalhar com um conteúdo de qualidade e relevante ao público-alvo.

A principal missão do seu post sempre deve ser solucionar a dúvida do cliente. Pense assim: se você se torna a referência de um usuário para solucionar as dúvidas que ele possui, você acaba construindo uma relação mais próxima e sólida com o seu cliente.

Não basta atrair o usuário para sua página, se o conteúdo que ela apresenta não o ajuda em forma alguma. Sendo assim, é preciso conhecer o perfil do seu público-alvo e buscar técnicas que possam te ajudar a falar a mesma língua que ele.

Além disso, é preciso ter a meta do seu post muito bem definida. Você quer captar leads? Concluir uma venda de sucesso? Reunir assinantes da sua newsletter?

Quando você sabe qual ação espera do cliente, fica mais fácil construir um conteúdo que o convença a tomar essa decisão até o fim do post.

Conclusão: palavras-chave e SEO fazem toda a diferença!

Por mais simples que pareçam, as palavras-chave exercem um papel fundamental nos sistemas de busca e é a grande responsável por conectar o seu conteúdo ao usuário.

Sejam elas específicas como os termos Long Tail, ou mais abrangentes como o conceito Head Tail, as palavras-chave servem como etiquetas que organizam cada material da internet em diversas especialidades.

Para gerar resultados com as palavras-chave, é preciso utilizá-las com inteligência! O Ubersuggest é uma ferramenta que pode te ajudar nesta missão de selecionar os termos que trazem mais oportunidades de crescimento para sua marca.

Agora que você já tem tudo o que precisa sobre como pesquisar palavras-chave, quais estratégias vai criar no seu marketing de conteúdo?

Bio do Autor:

Artigo produzido por Neil Patel.

Neil Patel é o co-fundador da Ubersuggest, Hello Bar, Crazy Egg, Neil Patel Digital e Kissmetrics. Ele ajuda empresas como Amazon, Microsoft, Airbnb, Google e SalesForce a crescerem através do marketing.

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