« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Como fazer um site para captar clientes

Escrito por
Júlio Paulillo

Cada vez mais os empreendedores têm percebido a importância de estar na internet. Hoje as empresas e marcas têm apostado nos websites para manter os fiéis clientes e para prospectar os novos.

Mesmo quem já tem uma marca consolidada e uma carteira de clientes fidelizados, precisa contar com a inovação para não ficar para trás. Lembre-se de que os consumidores são “bombardeados” de informações e mensagens de vendas, todos os dias. Você, é claro, não pode perder o ritmo e abrir uma brecha para a concorrência.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Fazer a mudança dar certo

Os consumidores estão sempre na luta contra a correria diária e precisam de algo acessível e prático na hora de conhecer produtos e realizar compras. Tenha um site que, além de informativo e detalhado, seja responsivo. Os clientes, em sua grande maioria, realizam os acessos à internet através de smartphones e tablets, eles precisam de um website compatível com seus equipamentos, por isso o termo “responsivo” deve ser um de seus mantras.

Um site é responsivo quando apresenta flexibilidade, se encaixa, automaticamente, no dispositivo que o usuário utiliza – smartphone, tablet, PC – ele muda a aparência (disposição) de acordo com o tamanho da tela em que seu site está sendo exibido. Não adianta ter uma estrutura inovadora se o seu cliente não pode utilizá-la.

Muitas empresas também estão investindo em aplicativos para tablets e smartphones. Essa também pode ser uma boa opção para seu negócio. Dessa forma seu site se torna acessível para os clientes, mesmo quando estão fora de casa.

Lembre-se: a compra através de aparelhos móveis tem se tornado cada vez mais comuns. Com o método mobile, o cliente não apenas consulta os produtos, como pode fazer uma compra de maneira rápida e segura.

Relação texto-imagem

Já percebeu como algumas marcas têm trabalhado com a relação texto-imagem através dos vídeos?

Isso porque os vídeos têm a capacidade de demonstrar a qualidade de seus produtos ou serviços. além de fazer a publicação dos vídeos em seu site, você pode criar um canal na internet, onde todos os vídeos da empresa ficarão disponíveis para acesso.

Afinal, como captar novos clientes?

Veja dicas de como trabalhar na captação de novos e bons clientes através do site de sua empresa:

Defina o público-alvo

  • Conhecimento: investigue, procure e defina o perfil do público alvo que sua empresa atende e/ou pretende atender. Como será o perfil de seu cliente potencial? É como relacionar-se com seus amigos, você os conhece, sabe dos gostos, medos, o que os agrada e desagrada. Com os clientes não é diferente, tenha um relacionamento profissional, porém, íntimo. Só assim você abrirá portas até atingir a meta desejada com cada um dos consumidores de seu produto.
  • Quem você quer atender? Faça ajustes que aprimorem, aperfeiçoem, o seu site, pois, ele atua como o cartão de visitas de sua empresa e fala de seus serviços e produtos. A primeira impressão deve ser tão boa a ponto de “fisgar” seus clientes. Se ele não gostar de seu site, dificilmente voltará a fazer consultas através dele. Certifique-se de que os consumidores encontrarão aquilo que precisam em seu website;

Crie um site

  • Caso você não tenha um site, está na hora de botar a mão na massa, pois está perdendo a chance de falar diretamente com suas personas, de maneira rápida e bem pouco dispendiosa.
  • Como criar um site: Você vai precisar de um domínio, mas, antes, defina um nome para seu domínio e depois a extensão, que consiste em: .com.br, .com, .org, entre outros. Em seguida você pode trabalhar em cima de uma hospedagem de sites, que nada mais é do que a plataforma que mantém o seu site no ar e garante a segurança dos dados de sua empresa em tempo integral. Hoje existem diversos tipos de hospedagens de sites e que apresentam variações de preços.

Invista na compra de mídia

  • Depois de saber quem são suas personas (clientes) e mapear seu site, siga rumo à mídia segmentada. Existem algumas ferramentas que prestam auxílio neste quesito e são bastante utilizadas pelas empresas, como o Linkedin e o Google Adwords, que oferecem informações de acordo com seu interesse, por exemplo: localização geográfica, idade, hábitos de navegação, entre outros pontos que vão mostrar o perfil do cliente que você procura.
  • Palavras-chave: para melhorar o posicionamento de seu site na web, reflita em cinco palavras que seus clientes mais utilizam para procurar por seu site e produtos. Vale lembrar que essas palavras precisam aparecer nas tags relacionadas e nos itens descritos.
  • Sites de busca: você pode optar por anunciar seu negócio em sites de buscas. há alguns que trabalham com opções pagas por clique. esta é uma boa maneira de mostrar seus serviços e produtos para clientes potenciais.

Humanize o contato com o cliente

  • A interação deve ser coerente e leve. Faça o primeiro contato e, posteriormente, não force ligações ou visitas, como se estivesse desesperado. Interaja e humanize o contato e crie a oportunidade do prospecto lhe dar um feedback quando estiver confortável para isso.
  • Trabalhe com qualidade. Seu trabalho demanda tempo, por isso, tenha metas e utilize técnicas certeiras. Você pode fazer isso, até mesmo, através de e-mails com ações ou formulários direcionados aos clientes que está prospectando. Essa tática serve de termômetro para ver quem são os verdadeiros interessados em seus serviços e produtos. Assim, você poderá separar os possíveis clientes potenciais.
  • Não esqueça que você está na linha de frente, ou seja, no início do relacionamento com seu prospecto cliente. Essa etapa deve ser precisa e acelerada. Nesse momento você não deve se sentir obrigado a acertar no produto principal. Apresente outros serviços ou produtos em que você confia, para ser um primeiro contato e chamar a atenção. Em um curto espaço de tempo você conhecerá as reais necessidades de suas personas.

Crie um processo de nutrição dos clientes

  • Depois que o usuário se tornar um visitante assíduo de seu site, você pode trabalhar em cima de possibilidades para que seu possível cliente se cadastre e receba informações referentes aos seus produtos, como: preços, descontos e promoções. Não esqueça: para conseguir o contato dessas pessoas seja espontâneo, não trabalhe com a “forçação de barra”;
  • Quando estiver com o cadastro dessas pessoas em mãos, priorize o uso de ferramentas para o disparo de informações relevantes ao seu interesse. Caso essa pessoa não venha a ser um cliente, você terá conquistado seu respeito e admiração pelo trabalho feito e, quando houver oportunidade terá um aliado que não falará mal de seu trabalho.
  • Se o cliente prospectado marcar uma reunião com você ou um representante de sua empresa, ou, até mesmo, comprar um produto ou serviço, certifique-se de que o atendimento seja imbatível. Você chegou na etapa de conhecer quem está passando da fase de prospecto para cliente. Otimize o tempo em que estiver com ele e faça o melhor para fidelizá-lo.

Como atrair clientes através do site de sua empresa

O seu site é uma grande ferramenta de apresentação e captação de leads para o seu negócio. Não é tão difícil, às vezes, são necessários apenas alguns ajustes:

  • Integração com as redes sociais: é importante que seu site esteja integrado com as redes sociais. Não é uma tarefa difícil e pode facilitar a navegação de seus clientes. Existem algumas plataformas de criação de sites, como por exemplo o Zyro, que fazem essa integração com as redes sociais mais comumente utilizadas: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Google+.
  • Trabalhe com landing pages, que, em relação às páginas tradicionais, contém menos elementos e links, isso porque, sua função é evitar distrações e manter o foco na conversão.
  • Para atrair o seu público alvo, o seu site deve estar hospedado em uma tecnologia robusta de hospedagem de sites, além de estar devidamente otimizado para mobile.
  • Se você ainda não tem uma loja virtual, pode pensar e fazê-la e assim atrair mais clientes até você. Na loja você pode trabalhar com especificações e inclusão de produtos, e, ainda tem a opção de alterar os preços, tamanhos e outras configurações dos produtos com que trabalha.
  • Pode ser que as opções de pagamento que seu negócio oferece, não agradem ou atinjam todos os clientes. Já pensou em configurar o tipo de carrinho de compras inserindo outros tipos de pagamento, como Pagseguro e Paypal? Essa é uma boa opção para atrair mais clientes e ganhar dinheiro na internet, sem investir muito dinheiro.
  • Segundo o IBGE, só no Brasil são mais de 102,1 milhões de pessoas conectadas. Dentro deste número podem estar muitas pessoas que ainda não conhecem seu produto. Ter um site, blog ou uma loja virtual, aumentará as suas chances de impactar essas pessoas com o seu produto ou serviço, através do meio online.

E as redes sociais?

Bastante gente ainda tem dúvida sobre investir em um website, seja ele um blog, loja virtual ou institucional, ou apostar apenas nas redes sociais. Claro que isso depende do objetivo do serviço que você vai prestar.

Com os objetivos definidos, tudo fica mais fácil, mas independente da direção de seus objetivos, você vai precisar de um website. É através dele que seu cliente terá acesso exclusivo aos seus produtos e serviços.

A regra é clara, para captar e conservar clientes, você não pode abrir espaço para a concorrência. Quem acessa seu site, diretamente, é porque tem interesse em sua marca. Fique feliz com isso, pois esses são seus clientes potenciais.

Seu site atua como uma vitrine, nele você trabalha seus conteúdos e produtos de maneira direcionada. Fique atento e gerencie os buscadores e trabalhe para que seu site esteja em constante aprimoramento.

Dê visibilidade ao seu site

Não basta ter um site, blog ou uma loja virtual, se você não trabalhar a visibilidade do seu negócio, dificilmente alcançará destaque nas buscas dos navegadores. Se você está lendo este artigo é porque quer captar novos clientes.

Então, trabalhe para que os visitantes se tornem leads e clientes fiéis. Busque o destaque, esteja entre os primeiros nos resultados das buscas. Assim, dificilmente, alguém passará sem perceber seu site.

Você precisa estar ciente de que, quanto mais engajado o seu site estiver, mais chance de relevância você alcançará. Não se preocupe, você estará munido de recursos para auxiliar esta etapa.

A exemplo de ter um bom site, como já falamos anteriormente, você pode recorrer às técnicas de SEO, que vão lhe prestar auxílio para as estratégias necessárias. Para atingir os critérios básicos de otimização você precisa de um serviço de hospedagem de sites que seja eficiente, com o qual você possa contar. Esse serviço é responsável pelos arquivos existentes em seu site. outro aspecto importante é a velocidade de processamento do seu site e das páginas que estão dentro dele.

Não há navegação que perdure quando a lentidão no carregamento falar mais alto. O provedor de hospedagem de seu site é responsável pela velocidade de conteúdo e isso tem influência sobre o ganho de autoridade do seu domínio.

Experiência de seus clientes

Se seu site ficar caindo a cada instante, sua relação com seu cliente corre o risco de estremecer.

Tenha um provedor de hospedagem de sites de alto desempenho e performance e acabe com as quedas frequentes.

Um site que sofre picos de queda, também pode fazer a credibilidade do cliente cair, além de dificultar seu posicionamento orgânico (o aparecimento de seu site nas pesquisas realizadas nos buscadores).

Uptime

O indicado é que seu site fique no ar o mais próximo possível de 100% do tempo. Mas, sabemos que isso ainda não é possível. Hoje, um uptime aceitável, que não influencie na perda deles de clientes é de 99,99%, ou seja, 45 minutos fora do ar no período de um mês.

Trabalhe com um provedor que faça seu site estar no ar dentro dos números apontados, isso faz a diferença em suas vendas e nas buscas realizadas pelos clientes.

Outras estratégias

Saiba que todo website deve estar aliado a um conjunto de otimizações que leve a persona/cliente ao principal objetivo. Existem algumas maneiras de se chegar à geração de clientes potenciais:

  • Conteúdo atrativo;
  • E-mail marketing;
  • Formulário de contato;
  • Landing pages;
  • Atendimento online ou chatbots;

Suas personas e outros pontos estratégicos

Já pensou em atuar como um serviço de atendimento ao seu cliente e, até, mesmo criar defensores de sua marca? Lembra das redes sociais mais comuns, que falamos que podem interagir com seu site? Elas podem fazer com que você se aproxime de seu público e lhe dão a oportunidade de criar links para seu site ou blog, divulgar promoções e podem ser um tipo de atendimento ao cliente, já que muitos deles estão constantemente conectados a uma ou mais delas.

Se você souber fazer uso dessas ferramentos, terá seus clientes ao seu lado. Mas como isso é possível? Aposte em campanhas bem feitas, prestação de serviços de qualidade. O cliente satisfeito na redes socias atuará como um multiplicador de suas ações e atingirá outros possíveis clientes ao compartilhar aquilo o que para ele for importante.

Conclusão

Buscar e atrair clientes é um processo metódico e decisivo para os negócios. Siga as estratégias e alinhe o passo a passo com sua equipe. Ah! Não esqueça de analisar e entender o que funciona melhor para sua empresa e ramo de negócio.

Este artigo foi escrito pela Hostinger e WebLink, referência em hospedagem de sites no Brasil e no mundo, onde atua com serviços de hospedagem barata, VPS e registro de domínio.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Artigo convidado



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis