Você está procurando maneiras de encontrar mais clientes para sua empresa? Você sabia que pode encontrar clientes em potencial no Facebook, Instagram e outras plataformas de mídia social?

Neste guia, você aprenderá como captar clientes pela internet para aumentar as vendas e a receita.

Se você é o proprietário de um negócio, a primeira coisa que vem à sua mente é: como atrair os primeiros clientes?

O Guia da Prospecção

Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

Primeiro, você precisa saber que venderia para pessoas com problemas grandes o bastante para gastar seu dinheiro. Mas você deve evitar o efeito de “distorção da realidade” de tomar o caminho fácil e conseguir um cliente que não seja realmente um cliente ideal.

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Passo a passo: como captar clientes pela internet para sua empresa

1. Criar conteúdo direcionado

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Não é uma solução rápida, mas escrever conteúdo interessante e com autoridade no seu site renderá enormes benefícios a longo prazo.

O conteúdo segmentado ajudará a impulsionar o SEO (otimização para motores de busca) de seu site, trazendo novos clientes de maneira orgânica e também incentivará os visitantes existentes a compartilharem mais seu conteúdo.

Aqui estão os métodos de adaptar o conteúdo a seus clientes específicos e as maneiras de criar um conteúdo de blog que expresse suas crenças e valores.

a) Entreviste seus clientes

A melhor maneira de entender seus clientes é falar diretamente com eles. Comece criando categorias amplas nas quais você acredita que seus clientes irão se enquadrar e, em seguida, procure de 20 a 30 pessoas que se encaixam nessas categorias.

Se falar diretamente com seus clientes não for uma estratégia viável, crie pesquisas online e divulgue por e-mail entre seus clientes e nas suas redes sociais, por exemplo.

b) Criar perfis para cada persona

Depois de coletar informações suficientes de seus clientes, é hora de criar as características para cada persona (se houver mais de uma).

c) Segmentar as personas com o seu conteúdo

É aqui que toda a sua pesquisa entra em jogo. A etapa final desse processo é a criação de conteúdo e postagens voltadas para cada persona.

Antes de começar, você precisa se fazer algumas perguntas sobre a persona e o que o cliente está procurando quando chega à página principal do seu conteúdo.

A verdade é que todos os sites devem ter marketing de conteúdo como parte de sua estratégia de marketing!

2. Segmentar as palavras-chave certas

Não há dúvida de que as palavras-chave de SEO desempenham um grande papel no mercado online de hoje.

Se há um único conceito que impulsionou grande parte do crescimento da internet na última década – para não mencionar quase toda a receita anual do Google, de US$ 25 bilhões -, é o conceito de palavras-chave de SEO.

A seleção de palavras-chave é fundamental para o sucesso quando se trata de executar uma pesquisa paga ou uma campanha de CPC. Também é parte integrante de um ranking natural ou orgânico do site nos motores de busca.

Mas as palavras-chave não são apenas sobre SEO.

Eles estão no centro da campanha de marketing de uma empresa em seu nível mais detalhado.

Palavras-chave eficazes são o que faz com que o seu esforço de otimização de mecanismos de pesquisa seja concluído.

Quando você escreve seu conteúdo para segmentar as palavras-chave corretas com bom valor comercial ou a intenção do comprador, você está no caminho certo para captar clientes pela internet que comprarão seus produtos ou serviços.

3. Executar anúncios

A publicidade é uma das formas mais básicas de direcionar pessoas para um produto ou serviço, então não se esqueça deles na sua estratégia!

Experimente o Google Adwords, pois você pode ajustar sua segmentação e escolher quanto deseja gastar para captar clientes pela internet com um anúncio.

4. Fazer parcerias

A parceria com uma empresa não-competitiva, mas complementar ao seu público, pode ser uma maneira altamente eficaz de captação de clientes pela internet.

As ações podem envolver atividades simples quanto uma troca de tráfego – estabelecendo parcerias com um site com muito tráfego, colocando um banner para direcionar o tráfego para sua loja ou pagando ao parceiro uma parte da receita do carrinho ou uma taxa fixa por cada cliente adquirido através do banner do parceiro.

5. Engajar-se nas mídias sociais

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Na era da mídia social, um marketing eficaz não significa apenas fazer com que as pessoas venham até você – é participar dos canais em que seus clientes participam, seja Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer uma das outras dezenas de serviços populares.

Escolha os canais certos para sua empresa e participe de forma autêntica. Lembre-se de que a mídia social não está lá apenas para levar as pessoas à sua loja. Ela também está lá para ajudar você a criar histórias sobre sua empresa que podem ser compartilhadas com outras pessoas.

Por exemplo, se o seu negócio é um produto mais visual, como roupas – então o Instagram, o Pinterest e o Facebook podem ser redes onde seus clientes estão.

Envolva-se ativamente com eles por meio dessas plataformas como forma de captar clientes qualificados pela internet para seu site.

6. Contactar pessoas conhecidas

Já é difícil fazer chamadas frias, mas é ainda mais difícil vender produtos e serviços novos e inovadores usando esse método.

Você precisa se encontrar com pessoas que tenham alguma conexão com você, não importa o quão leve.

Aumente sua lista de contatos indo atrás de pessoas que você conhece e que tenham laços com a comunidade empresarial e peça para te apresentarem aos donos de empresas.

O Linkedin é a rede social mais usada pelo público com o objetivo de fazer negócios/contatos profissionais. Além de se conectar com pessoas e empresas do seu interesse, é possível compartilhar artigos autorais da marca e divulgar seu negócio através de conteúdo direcionado.

Você pode se surpreender com o quanto as pessoas estão dispostas a ajudar. É possível aumentar rapidamente sua lista de prospects e até mesmo conseguir que alguns clientes antigos retornem.

7. Método “perseguir e admirar”

Alguns clientes em potencial provavelmente sempre estarão totalmente fora do seu alcance, mas há outros que  podem ser alcançados com as conexões certas. Veja como captar clientes nessa condição.

Primeiro, “persiga” essas pessoas – não o tipo de perseguição que é uma invasão indesejada e obsessiva do espaço pessoal de alguém.

Encontre uma pessoa em comum que possa ter uma conexão com a pessoa que você deseja conhecer (o LinkedIn pode ajudar bastante aqui também!) e peça um e-mail ou uma reunião para conversarem.

Em seguida, envie uma mensagem se apresentando e explicando o motivo do contato. Localize oportunidades para participar de eventos em que a pessoa estará, para que você possa “participar” deles também (somente eventos de rede e negócios).

Se você conseguir marcar uma reunião, faça pesquisas sobre possíveis problemas nos negócios que ela desenvolve.

Passe a primeira metade da reunião fazendo perguntas para localizar possíveis pontos problemáticos para essa pessoa e tente oferecer algo de valor.

Então, se você trouxer valor suficiente para a mesa e mostrar preocupação em resolver o problema, ela ficará muito mais interessada em você e em sua empresa.

8. Acentuar o positivo

Quando você fala com clientes em potencial, eles podem ter todos os tipos de perguntas sem grandes respostas: “Quantos outros clientes você tem? Há quanto tempo você está no negócio?”

Tente respondê-las acentuando o positivo: “Quantos outros clientes eu tenho? Esse número não é tão importante, mas tenho X clientes e 95% dos que experimentaram meu produto ou serviço recomendariam a seus amigos.”

Ou “Há quanto tempo estou no mercado? Eu tenho Y anos de experiência neste segmento de mercado, mas recentemente optei por trazer o mesmo serviço de qualidade que eu ofereci através de uma empresa grande, mas a um custo muito menor”.

9. Incentivar a primeira compra

Crie ofertas especiais para clientes que estão fazendo sua primeira compra e você aumentará a quantidade de conversão de visitante para cliente.

Algumas lojas online oferecem um pequeno desconto na primeira compra para captar clientes pela internet. A chave é tornar tangível e óbvio o que o cliente obterá se comprar naquele momento.

10. Tornar-se um especialista

Quando você não tem um histórico de clientes satisfeitos, a melhor coisa é ter experiência na área escolhida.

Se você conseguir que seus primeiros clientes confiem em você como um fornecedor especializado em sua área de atuação, eles comprarão de você.

A chave aqui não é fingir. Antes de começar a provar sua experiência, você precisa desenvolvê-la.

Depois de desenvolver seus conhecimentos, expresse-os por meio de qualquer recurso de mídia. Tweet, publicação no Facebook ou escreva um blog post para espalhar a mensagem.

Crie um e-book e envie por e-mail para os clientes-alvo. Organize um seminário online e convide os clientes potenciais a conhecer sua área.

Lute contra o desejo de gastar toda sua comunicações tentando vender sua empresa. Use suas plataformas para tentar ajudar as pessoas e captar novos clientes pela internet com essa estratégia. Os primeiros clientes darão vida ao seu negócio.

11. Avaliar seu progresso com o Google Analytics para atrair mais clientes

É importante criar conteúdo e criar relacionamentos para captar clientes pela internet. Mas não para por aí. Para saber o que está funcionando e o que melhorar, você precisa avaliar o que está fazendo.

Como?

Bem, usando ferramentas de análise, é claro!

Para saber se os seus esforços de marketing são bem-sucedidos, você pode medir seu retorno sobre o investimento ou o “ROI”.

Mas isso não é fácil quando você usa o marketing tradicional – é difícil avaliar quantas pessoas veem sua campanha, quantas agem com base nessa campanha e quantos realmente se tornam clientes.

Então, para ver o que você está fazendo certo e o que pode melhorar para atrair mais clientes, você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics.

O Analytics fornece relatórios sobre o desempenho do seu site, de onde vem seu tráfego, páginas mais acessadas, dentre outras métricas.

Com os números em mãos, você pode criar novas estratégias para captar clientes pela internet e ampliar seu atendimento.

12. Fazer promoções e descontos em vendas

O desconto não é uma estratégia de longo prazo, mas pode ser altamente eficaz na geração de novos clientes para o seu negócio.

Descubra o custo de aquisição do cliente e, com isso, quanto de desconto (em uma quantidade limitada/produto) você pode oferecer para captar clientes pela internet – então anuncie para através do seu blog, Twitter, Facebook, Instagram etc.

Apenas tome cuidado ao atrair caçadores de promoções, já que esses clientes podem não ser de longo prazo para o seu negócio.

13. Depoimentos de clientes

Esta é uma forma poderosa de conteúdo. Todos os negócios hoje devem buscar depoimentos de clientes em várias formas: escrita, áudio e vídeo.

Esse conteúdo adiciona importantes apoios de construção de confiança e contribui para grandes ativos de criação de marca no Google e no YouTube.

14. Comentários

Classificações e análises de sites, como Yelp e outros, se tornaram hubs de conteúdo gerados pelos usuários.

Acrescente o fato de que o Google, o Yahoo e o Bing permitem que as pessoas avaliem e revisem as empresas, e você tem uma categoria cada vez mais importante de conteúdo que precisa participar.

15. Adicionar chamadas à ação

Em um nível menor, mais imediatamente acionável, há muitas estratégias que você pode adotar em seu marketing que podem captar clientes pela internet.

Adicione uma frase de chamariz para cada peça de marketing que você enviar – seja uma postagem no Instagram, uma newsletter semanal ou uma de suas estratégias de marketing offline.

Depois de estabelecer um plano de marketing, você começará a executar várias estratégias a cada dia.

Não basta escrever um post de blog. Depois de escrever, você deve adicionar uma chamada para ação que indique claramente como os clientes podem trabalhar com você (por exemplo, “Inscreva-se no meu…, clique aqui para…”). Faça disso parte de todos os seus discursos e ações nas redes sociais também.

As chamadas para ação não precisam ser elaboradas ou exigir muito de seus clientes. Muitas vezes, o objetivo é tão simples quanto aumentar o engajamento.

Pergunte a eles suas opiniões, sugira que eles marquem você com uma determinada hashtag ou forneça um link para que eles possam se inscrever em suas atualizações por e-mail.

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