Se você quer alavancar o seu negócio, você precisa entender o que é e como fazer marketing de conteúdo e apostar nessa estratégia! Nós temos algumas informações que podem ajudar você nesse processo.

Você já deve ter lido em algum lugar que o conteúdo é vital para o seu sucesso no mercado. Então, provavelmente gasta muito de seu tempo escrevendo posts e criando algum tipo de conteúdo.

E você vive perguntando se vale a pena o investimento. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando o conteúdo vai realmente resultar em vendas?

O marketing de conteúdo não é uma estratégia nova. Acredite, ela surgiu há mais de 100 anos!

O primeiro registro que se tem de uma empresa produzindo conteúdo para os seus consumidores é o famoso Guia Michelin de estradas, produzido em 1900 pela empresa de mesmo nome, que na época, era a maior fabricante de pneus automotivos do mundo.

E o motivo para isso é bem simples: quanto mais as pessoas viajarem com seus automóveis, mais pneus gastarão.

Consequentemente isso aumentará as vendas e será uma excelente oportunidade de branding. Continue lendo esse artigo para entender como essa técnica está mudando o maketing digital!

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing com o objetivo de criar e compartilhar conteúdos relevantes e de valor para atrair e fidelizar possíveis clientes.

Os conteúdos podem ser textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e tem como principal finalidade ajudar a solucionar problemas do público-alvo, além de fortalecer a autoridade da marca.

Para que serve marketing de conteúdo?

O principal propósito do marketing de conteúdo é engajar e crescer a rede de clientes. É uma estratégia que serve para aumentar a visibilidade da marca e a interação com os consumidores, nutrir a base de leads, reduzir os custos de aquisição de clientes (CAC), ganhar confiança do público e até mesmo melhorar a experiência pós-venda.

Confira esta apresentação de slides que ensina como fazer marketing de conteúdo digital:

12 dicas de como fazer marketing de conteúdo

Para alcançar o sucesso e fazer seu conteúdo influenciar nas suas vendas, o segredo é atingir seus clientes quando as pessoas realmente precisam dele.

Um exemplo? Se um vendedor está na frente de um teatro lotado e anuncia que ele está vendendo paraquedas, ninguém vai se interessar pelo seu problema.

No entanto, se esse vendedor anuncia que está vendendo paraquedas em um avião justamente antes que ele caia, todos vão querer comprar um paraquedas.

O seu objetivo no marketing deve ser o de manter contato com seus clientes nesses momentos em que eles estão procurando paraquedas, oferecendo exatamente o que eles precisam, exatamente no momento em que mais precisam.

O marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta muito poderosa para fazer isso. Aqui estão algumas ideias de como fazer marketing de conteúdo digital funcionar para a sua empresa.

Confira as principais dicas de como fazer marketing de conteúdo!

1. Concentre-se em seus clientes, não em seu produto

Não ceda à tentação de concentrar seu conteúdo em uma nova funcionalidade de seu produto, ou em um prêmio que a sua empresa acabou de ganhar.

O marketing de conteúdo eficaz começa a partir da pergunta sobre o que o seu cliente precisa saber, não o que você quer dizer.

Seu conteúdo deve informar ou influenciar, mas não anunciar ou vender. O verdadeiro marketing de conteúdo depende do conteúdo útil que não quer empurrar nada para seu cliente.

2. Ofereça informações e respostas

Em nosso contexto moderno qual é a primeira coisa que uma pessoa faz quando possui um problema ou uma dúvida?

Busca uma solução no Google! Essa ação, que repetimos diversas vezes no nosso cotidiano, é a base por trás da lógica do marketing de conteúdo na era digital.

Isso porque, uma empresa que responde satisfatoriamente a essa dúvida — ou demonstra as possíveis soluções para um problema — tem mais chances de converter esse visitante em um cliente.

Ela ajuda e educa os consumidores, para iniciar um diálogo e, por fim, concretizar uma venda.

3. Utilize palavras-chave e termos específicos

A maneira como buscamos respostas está diretamente relacionada com o conteúdo que deve ser produzido.

Se uma pessoa pesquisa, por exemplo, “como vender mais no natal?”, os resultados que obterá no Google serão diretamente relacionados com essas palavras-chave.

Por isso, uma empresa que deseja vender uma solução para ajudar outras empresas (B2B) a vender mais no Natal, deve produzir artigos, e-books e outros conteúdos baseados nessa combinação de palavras-chave.

Parece óbvio, e na verdade é. No entanto, conhecer os parâmetros de resultado dos mecanismos de busca e otimizar o conteúdo não é uma tarefa tão simples.

Por isso foram criadas a “Escrita para web” e o SEO (Search Engine Optimization), técnicas que aliam conteúdo informativo e útil, de acordo com esses parâmetros.

Mas é preciso um pouco mais para saber como fazer marketing de conteúdo. Continue a leitura.

Confira em nosso blog: Marketing de conteúdo: contratar agência ou montar uma equipe interna?

4. Invista em conteúdo evergreen, anúncios e resultados orgânicos

Chamamos “conteúdo evergreen” o tipo de material que, ao contrário de uma notícia de jornal, não é perecível. Ele poderá ajudar os visitantes agora, em 6 meses e provavelmente em um ano.

Isso mantém os números de visitação no blog sempre crescendo, diferente dos resultados obtidos com os anúncios.

Os anúncios possuem resultados imediatos, mas que param a partir do momento em que a empresa interrompe o pagamento.

Com o conteúdo é diferente, porque os resultados orgânicos (não pagos) do Google são baseados em qualidade e não em investimentos.

Este texto também pode interessar à você: 5 formas de melhorar seus resultados com marketing digital para vendas

5. Encontre os momentos certos para oferecer o produto

Você deve saber qual tipo de situação leva seus clientes a precisarem desesperadamente de seu produto – ou pelo menos, quais são as condições favoráveis.

Se você não fizer isso, você perderá um dos momentos mais oportunos de vendas que já pode ter tido, que é o momento em que os clientes não hesitam, nem pechincham, e até mesmo pagam a mais para terem acesso privilegiado.

Se você ainda não tem certeza sobre o momento certo para vender, tente fazer uma pesquisa informal, conversando com sua equipe de vendas, e até mesmo com seus clientes.

6. Descubra o que eles procuram nos momentos de vendas

Na hora em que o seu cliente precisar do seu produto eles irão recorrer ao seu buscador favorito.

Todos os dados dizem que nós tendemos a consultar a internet com perguntas mais frequentemente do que perguntamos para nossos familiares e amigos.

A melhor maneira de nos conectarmos com aqueles que estão procurando por aquilo que fazemos é antecipar o comportamento de busca de seu mercado , e pensar sobre as perguntas que seus potenciais clientes possam estar se perguntando.

Por exemplo, alguém que precisa de removedor de adesivo pode procurar por “como faço para tirar a cola do carpete fora dos meus pisos de madeira?”.

Além disso, alguém que planeja o casamento pode procurar por “dicas para contratar fotógrafos de casamento”.

Certifique-se de se concentrar nas questões que os clientes gostariam de encontrar respostas, e de responder às perguntas que eles podem estar fazendo aos buscadores.

7. Forneça as respostas no formato certo

Agora que você já sabe as perguntas que os usuários estão fazendo online, está na hora de pensar nas respostas.

Assim, o próximo passo é responder a essas perguntas na forma de posts, infográficos, vídeos, e-books, cases e apresentações.

Se o conteúdo é útil e informativo, você tem uma chance muito boa de ser encontrado por seus clientes quando eles mais precisarem como você.

Por outro lado, é preciso ficar atento às armadilhas.

Além de ter certeza que seu conteúdo esteja diretamente focado em responder às perguntas dos clientes e não promovendo seu produto, você também deve se certificar de que o conteúdo é sucinto e vai direto as preocupações do cliente.

8. Trace uma jornada para seu cliente

Uma vez que você consegue a atenção de potenciais clientes, fornecendo as respostas que eles necessitam, forneça um caminho que torne mais fácil para o seu cliente comprar de você.

Para fazer isso de maneira eficaz, você precisa começar a pensar como os seus consumidores. Por isso, comece a mapear a jornada do cliente!

Verifique se o seu site dá a seu cliente um caminho fácil de seguir para dar o próximo passo e se envolver com você – ligando para a sua equipe de vendas, comprando seu produto online, preenchendo seu formulário de contato, etc.

Quer entender mapear melhor a jornada do seu cliente? Então confira nosso material Funil de Vendas na Prática e conheça as etapas, como funciona, como criar um funil e como melhorar os resultados do seu marketing de conteúdo com essa ferramenta!

9. Crie conteúdos para diferentes tipos de clientes

Nem todos os seus clientes são iguais e nem todos eles têm as mesmas necessidades. Invista tempo para descobrir seus segmentos de público e se preocupe com eles. Só assim você vai conseguir uma boa geração de leads.

Desenvolva perfis de seus clientes e de suas personas.

Considere um homem de 65 anos de idade que quer vencer a diabetes, uma mulher de 32 anos que quer entrar em forma para seu casamento e um jovem de 16 anos que quer entrar para o time da escola no próximo ano.

Em seguida, crie um conteúdo realmente atrativo e relevante que fale com cada uma de suas necessidades, especialmente nos momentos em que as pessoas estiverem procurando pelo que você faz.

No infográfico abaixo, você pode encontrar os seis tipos de clientes mais comuns e descobrir como lidar com cada um:

10. Mantenha a constância na produção e divulgação

Uma produção constante de conteúdo possui diversas finalidades em uma empresa, que vão além da simples venda.

Eles demonstram o conhecimento de causa da marca, geram diálogos com os consumidores e também servem para encantar a base de clientes, criando verdadeiros defensores da marca.

Através de ferramentas como as redes sociais e o e-mail marketing é possível atingir um número considerável de pessoas, gerando uma boa base de contatos comerciais (leads) e convertendo essa base — através do conteúdo — em clientes.

Você deve aumentar sua visibilidade utilizando as mídias sociais, interagindo com seus seguidores, gerando curadoria de conteúdo, bem como postando conteúdo autoral.

Desenvolva, a todo o tempo, suas presenças sociais pessoais e corporativas. Compartilhe o máximo de conteúdo possível.

Quanto mais você fizer, melhor será o retorno de suas ações na criação de conteúdo para marketing digital.

Saiba maisMarketing de conteúdo: contratar agência ou montar uma equipe interna?

Quer entender melhor como vendas e o marketing de conteúdo se relacionam? Confira 5 razões pelas quais Vendas deve abraçar o Marketing de Conteúdo!

11. Desenvolva bons títulos para seus conteúdos

De nada adianta criar um excelente conteúdo, que responde exatamente a dúvida do seu cliente, e o coloca a um passo da tomada de decisão, se ele não é encontrado. 

Quando falamos em como fazer marketing de conteúdo, sobretudo quando a ideia é aumentar o engajamento do seu marketing digital, o click é uma ação muito valiosa.

Para isso, você precisa trabalhar com bons meta títulos para que seu conteúdo não seja apenas acessado, mas que caia nas mãos da pessoa certa, no melhor momento possível. 

Leia também: Conversão em marketing e vendas: significado e 6 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa nesses departamentos

12. Estimule a participação e conversa entre os clientes

Criar um conteúdo apenas para ranquear nos mecanismos de busca já não traz tanto impacto no engajamento do marketing digital.

Por isso, é importante criar conteúdos interessantes que gerem a participação e estimule conversas entre os usuários. 

O consumo de conteúdo, há algum tempo, já não pode mais ser considerado passivo. As pessoas querem mais do que apenas consumir aquilo, elas desejam participar, fazer considerações e dar opiniões. Assim, para fazer um bom marketing de conteúdo, tenha o foco em gerar discussões. 

Como usar o Marketing para escalar suas vendas?

E aí, ficou claro para você o que é e como fazer marketing de conteúdo? Essa é uma excelente técnica para atrair leads para seu negócio.

Mas existem diversas outras estratégias de marketing eficientes para aumentar suas vendas e melhorar os resultados de sua empresa.

Quer conhecer mais delas? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Marketing para escalar suas vendas

Aprenda Marketing com a equipe da maior empresa do segmento no Brasil, a Rock Content. Neste ebook você descobrirá quais são os métodos utilizados pelas maiores autoridades do assunto para:

  • Alinhar os times de Vendas e Marketing;
  • Quais as principais metodologias de Vendas;
  • Melhores práticas para vendedores;
  • Como avaliar os progressos do seu processo de Vendas;
  • E muito mais!