Você sabe como fazer marketing de conteúdo digital para gerar vendas? Nós temos algumas informações que podem ajudar você nesse processo

Você já deve ter lido em algum lugar que o conteúdo é vital para o seu sucesso no mercado. Então, provavelmente você gasta muito de seu tempo escrevendo posts e criando algum tipo de conteúdo.

E você vive perguntando se vale a pena o investimento. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando o conteúdo vai realmente resultar em vendas?

Confira esta apresentação de slides que ensina como fazer marketing de conteúdo digital:

Como fazer marketing de conteúdo digital

Para alcançar o sucesso e fazer seu conteúdo influenciar nas suas vendas, o segredo é atingir seus clientes quando as pessoas realmente precisam dele.

Um exemplo? Se um vendedor está na frente de um teatro lotado e anuncia que ele está vendendo paraquedas, ninguém vai se interessar pelo seu problema.

No entanto, se esse vendedor anuncia que está vendendo paraquedas em um avião justamente antes que ele caia, todos vão querer comprar um paraquedas.

O seu objetivo no marketing deve ser o de manter contato com seus clientes nesses momentos em que eles estão procurando paraquedas, oferecendo exatamente o que eles precisam, exatamente no momento em que mais precisam.

O marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta muito poderosa para fazer isso. E aqui estão algumas ideias de como fazer marketing de conteúdo digital funcionar para a sua empresa.

Como fazer marketing de conteúdo digital

Você já parou para pensar em como pode utilizar o marketing de conteúdo para gerar vendas?

Veja também: Tudo que você precisa saber sobre marketing de conteúdo!

7 dicas de como fazer marketing de conteúdo digital

#1. Concentre-se  em seus clientes, não em seu produto

Não ceda à tentação de concentrar seu conteúdo em uma nova funcionalidade de seu produto, ou em um prêmio que a sua empresa acabou de ganhar.

O marketing de conteúdo eficaz começa a partir da pergunta sobre o que o seu cliente precisa saber, não o que você quer dizer.

Seu conteúdo deve informar ou influenciar, mas não anunciar ou vender. O verdadeiro marketing de conteúdo depende do conteúdo útil que não quer empurrar nada para seu cliente.

#2. Encontre os momentos certos

Você deve saber qual tipo de situação leva seus clientes a precisarem desesperadamente de seu produto – ou pelo menos, quais são as condições favoráveis.

Se você não fizer isso, você perderá um dos momentos mais oportunos de vendas que já pode ter tido, que é o momento em que os clientes não hesitam, nem pechincham, e até mesmo pagam a mais para terem acesso privilegiado.

Se você ainda não tem certeza sobre o momento certo para vender, tente fazer uma pesquisa informal, conversando com sua equipe de vendas, e até mesmo com seus clientes.

#3. Descubra o que eles procuram nos momentos de vendas

Na hora em que o seu cliente precisar do seu produto eles irão recorrer ao seu buscador favorito.

Todos os dados dizem que nós tendemos a consultar a internet com perguntas mais frequentemente do que perguntamos para nossos familiares e amigos.

A melhor maneira de nos conectarmos com aqueles que estão procurando por aquilo que fazemos é antecipar o comportamento de busca de seu mercado , e pensar sobre as perguntas que seus potenciais clientes possam estar se perguntando.

Por exemplo, alguém que precisa de removedor de adesivo pode procurar por “como faço para tirar a cola do carpete fora dos meus pisos de madeira?”.

Além disso, alguém que planeja o casamento pode procurar por “dicas para contratar fotógrafos de casamento”.

Certifique-se de se concentrar nas questões que os clientes gostariam de encontrar respostas, e de responder às perguntas que eles podem estar fazendo aos buscadores.

Como fazer marketing de conteúdo digital

Apareça para seus clientes quando eles estiverem procurando pelo que você faz.

#4. Forneça as respostas no formato certo

Uma vez que você já sabe as perguntas que os usuários estão fazendo online, está na hora de pensar nas respostas.

Assim, o próximo passo é responder a essas perguntas na forma de posts, infográficos, vídeos, e-books, cases e apresentações.

Se o conteúdo é útil e informativo, você tem uma chance muito boa de ser encontrado por seus clientes quando eles mais precisarem como você.

Por outro lado, é preciso ficar atento às armadilhas.

Além de ter certeza que seu conteúdo esteja diretamente focado em responder às perguntas dos clientes e não promovendo seu produto, você também deve se certificar de que o conteúdo é sucinto e vai direto as preocupações do cliente.

#5. Trace um caminho

Uma vez que você consegue a atenção de potenciais clientes, fornecendo as respostas que eles necessitam, forneça um caminho que torne mais fácil para o seu cliente comprar de você.

Para fazer isso de maneira eficaz, você tem que começar a pensar como os seus clientes, por isso, comece a mapear a jornada deles.

Verifique se o seu site dá a seu cliente um caminho fácil de seguir para dar o próximo passo, e se envolver com você – ligando para a sua equipe de vendas, comprando seu produto online, preenchendo seu formulário de contato e etc.

Como fazer marketing de conteúdo digital

Trace um caminho para chegar até seus clientes.

#6. Crie conteúdo diferente para diferentes segmentos de clientes

Nem todos os seus clientes são iguais, e nem todos eles têm as mesmas necessidades. Invista tempo para descobrir seus segmentos de público e se preocupe com eles. Só assim você vai conseguir uma boa geração de leads.

Desenvolva perfis de seus clientes, e de suas personas.

Considere um homem de 65 anos de idade que quer vencer a diabetes, uma mulher de 32 anos que quer entrar em forma para seu casamento, e um jovem de 16 anos que quer entrar para o time da escola no próximo ano.

Em seguida, crie um conteúdo realmente grande que fale com cada uma de suas necessidades, especialmente, nos momentos em que as pessoas estiverem procurando pelo que você faz.

#7. Impulsione seu perfil social, tanto quanto você puder

Você deve aumentar sua visibilidade utilizando as mídias sociais, interagindo com seus seguidores, gerando curadoria de conteúdo, bem como postando conteúdo autoral.

Desenvolva, a todo o tempo, suas presenças sociais pessoais e corporativas, e compartilhe o máximo de conteúdo possível.

Quanto mais você fizer, melhor será o retorno de suas ações na criação de conteúdo para marketing digital.

Saiba mais: Marketing de conteúdo: contratar agência ou montar uma equipe interna?

Você está pronto para fazer seu conteúdo gerar vendas

Criar um passo-a-passo que demonstre como você pode aproveitar o conteúdo para impulsionar suas vendas parece fácil.

Mas não caia nessa armadilha. O trabalho com o conteúdo é algo de médio a longo prazo, e você não pode desistir: mesmo quando parece que ele é inútil.

Muitas empresas pensam em fazer um teste com o conteúdo, e esperam resultados imediatos. Infelizmente, não é assim que funciona, e o retorno não é imediato.

No final das contas, criar conteúdo respondendo as perguntas que o seu público faz online é a melhor maneira de ser encontrado por alguém quando eles procuram pelo que você faz.

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