Sabemos que o copywriting para e-mails é uma especialidade da equipe de marketing. Apesar disso, isso não significa que os vendedores não devem usar as mesmas técnicas para enviar um cold mail ou produzir conteúdos que estimulem o lead a continuar com a negociação.
Principais aprendizados deste artigo:
- O copywriting é a escrita persuasiva para estimular o leitor a realizar alguma ação, como comprar, se cadastrar ou baixar um e-book.
- O copy para e-mails é importante porque usa as melhores técnicas para convencer um lead a realizar uma ação, conduzindo-o pelas etapas do funil de vendas. Ou seja, ajuda a atrair, conquistar e reter clientes!
- Para criar um copywriting para e-mail de venda B2B de produto, saiba com quem você está falando (estude a empresa e, se possível, o seu contato). Adicionalmente, entenda a etapa da jornada de compra em que o cliente está, estruture o conteúdo e defina um assunto atrativo e CTA matador.
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O copywriting é uma ótima estratégia para leads em todas as etapas do funil de venda, conduzindo-os aos próximos passos até chegarem à decisão de compra.
Para usar a tática de forma eficiente e elevar os resultados dos e-mails enviados a leads e clientes, preparamos este artigo 100% prático. Entenda o que é e a importância do copy para a área comercial e aprenda como fazer um texto de copywriting.
Acompanhe!
O que é copy em vendas?
Copy ou copywriting é a escrita persuasiva de um texto com foco em oferecer conteúdo de qualidade ao leitor e estimulá-lo a realizar uma ação, como clicar em botão de CTA para pedir um orçamento, baixar um e-book ou assistir a um vídeo. Tal técnica é vital para o lead se transformar em cliente e elevar a taxa de clique dos seus envios.
Em vendas, a estratégia se aplica a todas as etapas do funil de vendas, sempre conduzindo o lead ao próximo estágio. O objetivo maior é acelerar o processo de decisão do cliente, seja para fechar um contrato ou ler um artigo no blog.
Em outras palavras, o copywriting serve para mexer com as emoções e deixar o leitor empolgado e curioso para saber mais sobre o conteúdo enviado.
Por que o copywriting para e-mails é importante para vendas?
O copy é importante para vendas porque é uma técnica que atrai mais leads e gera mais oportunidades de conversão, uma vez que organiza as informações de forma estratégica para estimular uma ação — ou reação — do lead ou cliente.
Se o intuito de um vendedor é convencer o cliente de que sua solução tem o melhor custo-benefício, o copy chega para complementar a persuasão oral — ou o bom e velho discurso de vendas com técnicas de escrita.
Sendo assim, quando o copy para vendas é bem-feito, a estratégia fortalece a credibilidade da marca e chama muito mais a atenção do lead em meio a tantos e-mails recebidos.
Pelo fato de direcionar o lead para onde o vendedor deseja, usar a técnica em e-mails para vendas e cold mail é essencial para obter sucesso, isto é, conquistar clientes e vender mais!
Como fazer um texto de copywriting para vender mais?
Para fazer um texto de copywriting para vendas, você deve conhecer suas personas e personalizar a comunicação. Além disso, deve ser direto e objetivo, usar palavras em negrito e em caixa alta (com moderação), fazer perguntas estratégicas, usar gatilhos mentais e pensar bem no CTA são alguns caminhos para alcançar seus objetivos.
Entretanto, antes de colocar as dicas em prática e melhorar o seu CTR em e-mails com copywriting, é fundamental se planejar e saber o que deseja transmitir com seu texto. Para isso, responda às seguintes perguntas:
- Qual o objetivo do e-mail?
- Qual a ação que o cliente deve executar?
- Quais são as dores do cliente?
- Como suas soluções podem resolver os problemas do consumidor?
Depois, entenda melhor como aplicar cada uma das dicas de como fazer um texto de copywriting eficiente.
- Conheça sua persona
As suas personas, personagens semifictícios que representam seus clientes ideais, são a bússola que orienta cada detalhe do texto de copywriting. Sendo assim, o primeiro passo é conhecer e compreender profundamente quem são estes consumidores.
Quais as suas dores e necessidades? O que os motiva? Quais são suas preferências? Qual é o seu comportamento de compra? E seus hábitos de consumo? Qual linguagem usa?
Lembre-se de que, para o copy funcionar, você deve se conectar com a pessoa do outro lado da tela. Logo, quanto mais souber sobre ela, melhor.
Para encontrar as respostas, há vários métodos, como o envio de pesquisas de satisfação e o uso de um bom sistema de CRM. O software coleta e integra dados de diversas fontes sobre os seus leads e clientes, permitindo conhecê-lo a fundo.
Saiba mais: Perguntas para definir persona: quais colocar em um questionário?
- Personalize a comunicação
Para se conectar e impactar o lead, é fundamental que ele se sinta valorizado e reconhecido, e que não seja apenas mais um número para a empresa.
Logo, os e-mails não podem ser genéricos e massivos. Para que isso não aconteça, você deve segmentar sua base de contatos e personalizar a comunicação com cada um. Por exemplo, se a empresa atende a vários setores, você pode classificá-los de acordo com seu segmento de atuação, tamanho ou região.
O lead deve sentir que você está falando diretamente com ele. Mais uma vez: além de ter uma ferramenta de automação de marketing para envios de e-mail, use o CRM para coletar dados valiosos e estratégicos para saber o que escrever e como.
- Seja direto
Um bom texto de copy é objetivo e direto, sem enrolação.
Nem sempre, o conteúdo precisa ser curto (depende da finalidade do e-mail e do estágio do lead no funil), porém, quanto mais claro estiver, melhor.
Organize as informações que farão parte do e-mail, monte a ordem de escrita e pense em como usar bem o botão de CTA (Call to Action/Chamada para Ação).
Veja alguns exemplos de CTA:
- Clique e confira;
- Agende agora;
- Peça agora;
- Teste grátis;
- Vamos lá;
- Aproveite.
- Use palavras em negrito
Um ponto importante é explorar os elementos disponíveis na escrita para chamar a atenção do potencial cliente. Uma boa estratégia é destacar algumas palavras em negrito — aquelas que você quer que ele realmente leia.
Use o elemento com moderação e evite encher o texto de negrito, afinal, fica cansativo de ler e a pessoa desiste logo.
- Explore palavras em caixa alta
A caixa alta popularmente significa que você está gritando com alguém — mas não é obrigatoriamente ruim. O recurso é bastante benéfico e é considerado uma ótima técnica de copywriting para e-mails quando o objetivo é chamar a atenção.
Porém, use-o também com moderação, pois ninguém gosta de ler um texto cheio de caixa alta. CONCORDA?
Dica: a caixa alta funciona bem em botões de CTAs!
- Faça perguntas estratégicas
Em determinado momento, você também pode fazer perguntas para instigar o leitor e fazê-lo refletir. Veja um exemplo: “Quer saber como aumentar a produtividade do time de vendas e parar de perder tempo com preenchimento de planilhas?”.
- Use gatilhos mentais e CTA
Os gatilhos mentais de vendas estão diretamente associados ao copywriting, afinal, são ótimas ferramentas para deixar o texto mais persuasivo e atrativo, não é mesmo?
Os gatilhos são técnicas de persuasão que estimulam o cérebro a gerar reações, influenciando, portanto, a tomada de decisão.
Alguns exemplos de gatilhos mentais usados em e-mails para vendas são:
Além disso, os gatilhos devem ser sempre associados ao CTA criado. Pense em uma cor diferente e chamativa para o botão e verbos no imperativo que mexam com as emoções do leitor.
Para ajudar, confira abaixo como elevar o seu poder de persuasão e convencimento do cliente!
Continue aprendendo: 6 exemplos de e-mail de vendas extremamente persuasivos
Quais os copywriting mais utilizados em vendas?
As técnicas de copywriting mais utilizadas em vendas para impactar o lead desde o assunto até o conteúdo do e-mail são:
- com números e listas: “8 estratégias para personalizar o atendimento”;
- ensinando a fazer algo: “Como fazer follow-up e ser ouvido pelo lead?”;
- despertar desejo: “9 de 10 clientes gostam de automatizar tarefas”;
- gatilho de autoridade: “As principais marcas do Brasil usam nosso produto X”;
- gatilho de escassez: “Até amanhã, 50% de desconto na primeira assinatura!”.
Erros de copywriting em e-mails para evitar
Indo direto ao assunto, depois de tantas dicas sobre copy, veja o que não fazer na escrita dos seus e-mails de vendas:
- erros gramaticais ou ortográficos: revise sempre o que escreveu;
- falta de clareza: se precisar, peça para um colega ler e confirmar se o e-mail está claro;
- prometer e não cumprir: nunca minta para chamar a atenção do potencial cliente;
- não saber com quem está falando: estude suas personas e o lead em questão;
- não destacar os diferenciais da marca: mostre todos os benefícios das suas soluções.
Como fazer um e-mail oferecendo um produto?
Para fazer um e-mail B2B oferecendo um produto, fique atento a quem é o profissional (estude sobre a marca e suas necessidades); saiba em qual etapa do funil o lead está; estruture os principais pontos do texto; crie um assunto de e-mail atrativo e defina o CTA.
Entenda abaixo como realizar cada passo.
1- Estude profundamente seu lead
Antes de enviar uma proposta ou entrar em contato com um lead, a chave de uma comunicação bem-sucedida é investigar, de forma direta, suas necessidades.
Para tanto, além de dominar as características do perfil do cliente ideal, o vendedor deve estudar outros aspectos, como o mercado de atuação do lead e sua empresa. Se possível, também vale pesquisar sobre a própria pessoa que receberá o e-mail com oferta do produto.
Há várias formas de conhecer melhor seu lead: acompanhar seus hábitos e seu comportamento pelo CRM e ferramentas de automação de marketing, acessar sites, blogs e notícias sobre a empresa e buscar clientes que atuam no mesmo setor para entender quais soluções foram adquiridas são algumas delas.
2- Determine a etapa do funil em que o lead está
O próximo passo — antes de escrever o seu e-mail — é saber em qual etapa do funil de vendas o lead está: no topo, meio ou fundo.
Ele já sabe qual é o seu problema e como resolvê-lo? Se não, ainda está no primeiro estágio, o de descoberta, e precisa receber conteúdos educativos para ser guiado até a última fase.
Porém, se ele já estudou bastante sobre os produtos/serviços oferecidos, está pronto para decidir com qual marca comprar. Aproveite esse momento para investir na oferta de soluções, pois o lead está no fundo do funil e já pode ser convertido.
3- Estruture os principais pontos do texto
Com todos os dados em mãos e pesquisas feitas, é hora de montar o seu e-mail. Uma dica é estruturar quais assuntos serão falados e a sua ordem. O ideal é que o conteúdo seja objetivo e curto, sem enrolação.
Portanto, é fundamental mostrar os benefícios diretos que o cliente terá ao adquirir o produto. Se tiver dados de sucesso de clientes antigos, melhor ainda — os gatilhos da autoridade e da prova social são importantes na hora da decisão!
Veja um exemplo de como estruturar os principais pontos do e-mail de copy para vender produtos:
- saudação inicial;
- apresentação breve do vendedor;
- motivo do envio do e-mail;
- um ou dois benefícios gerados à empresa;
- breve explicação sobre as vantagens do produto (que façam sentido com o mercado do lead);
- fechamento com CTA atrativo, como “Peça um orçamento” ou “Compre agora”.
4- Crie um assunto atrativo
O assunto do e-mail é como a isca para fisgar a atenção do seu lead em meio a tantos conteúdos enviados. Logo, precisa ser objetivo e atrativo.
Veja a diferença entre esses dois assuntos:
- Conheça o produto X e veja seus benefícios às empresas!
- Melhore a produtividade da sua equipe agora mesmo!
Quais deles você acha que chama mais a atenção do leitor? O segundo já mostra o benefício direto de sua solução, concorda?
5- Crie um CTA matador
O fechamento do e-mail de copy para vendas precisa ser bem-pensado. Qual ação o lead deve realizar após o conteúdo enviado? Fazer um cadastro? Acessar o site e comprar on-line? Pedir um orçamento? Enviar mensagem para o vendedor por WhatsApp?
Depois de decidir a ação que deseja que o lead execute, escolha um bom call-to-action (chamada para ação).
Exemplos de CTA para usar em seu e-mail:
- Cadastre-se agora!
- Agende uma demonstração!
- Peça agora!
- Aproveite!
- Quero agora!
- Clique e compre!
- Vamos lá!
E como saber exatamente em qual etapa do funil o lead se encontra e quais conteúdos abordar por e-mail? Para isso, use e abuse de um CRM, como o Agendor, um sistema completo para gerenciar o relacionamento com os clientes.
A ferramenta coleta, integra e analisa dados estratégicos para a equipe comercial conhecer seus consumidores a fundo e apoiar todo o processo de vendas da empresa.
Gostou das dicas? Continue estudando sobre o assunto para compreender a fundo o seu público e usar o copywriting para e-mails de forma eficiente: baixe grátis nosso e-book completo “O que é funil de vendas: entenda na prática”.