Quando tomamos decisões, nosso cérebro tende a economizar ao máximo a energia despendida nesse processo. Isso acontece porque temos que tomar dezenas, às vezes centenas de decisões todos os dias e o cérebro acaba se esgotando.
Principais aprendizados deste artigo:
- Os gatilhos mentais são atalhos criados pelo nosso cérebro para facilitar o processo de tomada de decisão e, assim, economizar tempo e energia.
- Para entender qual gatilho mental usar durante sua negociação, é preciso conhecer e entender a personalidade do cliente.
- Estar bem-vestido, ser educado, elegante e simpático, apesar de inusitado, é um gatilho de venda.
- Os gatilhos aliados às técnicas de vendas podem ser uma poderosa forma de persuasão.
Basicamente, nosso cérebro desenvolve atalhos, os chamados gatilhos mentais, para tomar algumas decisões “automaticamente” e economizar energia para escolhas mais importantes.
Conheça 7 exemplos de gatilhos de vendas e como usar esses atalhos mentais em seu dia a dia para persuadir leads e clientes.
7 tipos de gatilhos de vendas para disparar aquele “sim!” em seu cliente!
Quer usar gatilhos para aumentar suas vendas, mas não sabe por onde começar? Então confira os 7 principais atalhos que você pode usar no seu dia a dia!
1. Autoridade
Se você está na rua de uma cidade estranha e precisa de informação, normalmente procura alguém que possivelmente conhece bem a região. Geralmente, um motorista de táxi, o dono de uma padaria ou mesmo um policial.
Em outras palavras, você procura alguém que lhe pareça uma autoridade no assunto.
Existem duas formas principais de usar a autoridade em gatilhos de vendas. Confira!
- Mostre que você é a autoridade no assunto: por meio de seu conhecimento, do conteúdo disponibilizado pela empresa, de cases de sucesso, de depoimentos de clientes, prêmio etc. mostre que é uma autoridade nesse tipo de solução e ganhe a confiança de seu cliente.
- Transmita a autoridade de outros para sua empresa: mostre ao lead, por exemplo, que as técnicas que sua empresa usa em suas soluções foram criadas por um PhD famoso, ou que seus clientes estão entre as maiores empresas do mundo, ou que o fundo de investimento tal fez um aporte em seu negócio.
2. Coerência
Ninguém gosta de se contradizer. Quando fazemos isso, parecemos pouco inteligentes ou indecisos. Por isso, muitas vezes, mesmo sabendo, lá no fundo, que deveríamos mudar de ideia, insistimos em ser “coerentes” e não mudar de opinião.
Esse é um daqueles exemplos de gatilhos de vendas que só os vendedores mais experientes usam com facilidade.
Por quê? Porque é preciso muita habilidade e persuasão em vendas para conduzir um raciocínio que se inicia com alguns “sim!” simples de seu cliente, sobre temas de aceitação geral, e termina com a pergunta: — Então nossa solução é ideal para você, não acha?
Assim, comece com perguntas do tipo:
- — Quanto menos recursos forem empregados, melhor, não?
- — Uma interface intuitiva reduz custos de treinamento e aumenta o engajamento, certo?
- — Você concorda que um atendimento rápido aumenta a satisfação dos clientes?
Todas elas são do tipo que seriam aceitas como verdade pela maioria das pessoas e que têm a ver com os diferenciais de seu produto ou serviço. Ao final desse raciocínio, seu lead tenderá a não se contradizer e concordar, ao menos, em estudar a possibilidade de compra.
3. Dor vs Prazer
Todo mundo fala em dor do cliente, mas sabem mesmo do que estão falando?
Muitas pessoas definem a dor do cliente com a necessidade que ele tem de satisfazer. Na verdade, a dor do cliente é o problema que o fato de não atender à necessidade traz para ele.
Por exemplo: um cliente que precisa (tem a necessidade) de um software de gerenciamento de projetos tem como dor o fato de seus projetos sempre atrasarem, estourarem o orçamento e não trazerem os resultados desejados.
Portanto, organizar seus projetos (seja com uma ferramenta de projetos ou de qualquer outra forma) é a solução do problema, não a dor.
Mas como usar isso em gatilhos mentais para vendas?
O vendedor deve conversar com o lead, entender sua dor, e explorar ao máximo esse sentimento negativo que ela causa. Assim, na hora certa, mostrará a solução como o alívio total da dor, o prazer que vai persuadi-lo a comprar seu produto ou serviço.
>>>> Saiba mais aqui: dor do cliente — um guia para encontrar e resolver os problemas dos seus clientes
4. Efeito halo
Uma característica positiva de uma pessoa costuma contaminar toda a sua personalidade, na ótica de quem a julga.
O chamado efeito halo é particularmente importante quando se trata de pessoas atraentes e elegantes. Estudos mostram que características estéticas positivas levam a melhores resultados em entrevistas de emprego e em avaliações de superiores.
Prova disso é que garçons e garçonetes atraentes costumam receber US$ 1.200 dólares a mais por ano em gorjetas.
Assim, só o fato do vendedor estar bem-vestido, ser educado, elegante e simpático já é mais um gatilho de venda.
5. Escassez
Dos gatilhos mentais, a escassez é um dos mais conhecidos e usados. O ser humano tende a se interessar por aquilo que está acabando, que faltará ou que é raro.
Assim, um dos gatilhos de vendas mais vistos é o famoso “últimas unidades” ou o “só até sábado”.
Em vendas B2B, isso pode ser demonstrado por meio de ofertas com condições especiais por tempo limitado para clientes Key Account ou convidar alguns deles para conhecer com exclusividade uma nova linha de produtos, cujo início de produção limitada será acessível apenas para eles.
6. Prova social
Prova social é a tendência das pessoas copiarem o comportamento da maioria e dos famosos, para se sentirem socialmente aceitos. Pode parecer que esse gatilho de vendas só funciona com B2C, mas, na verdade, não.
Imagine um restaurante classe A procurando pratos, talheres e toalhas para suas mesas. O fato desses produtos serem usados e recomendados por grandes chefes ou pela maioria dos restaurantes do seu nível, com certeza, influencia em sua decisão de compra.
O mesmo vale para agências de publicidade que costumam comprar computadores da marca Apple porque essa sempre foi a preferida do segmento.
Logo, associe seu produto ou serviço com uma tendência de mercado e influencie seus leads.
Uma ótima maneira de ter conteúdos para servir de prova social é mantendo um histórico de clientes. E, para isso, um bom CRM de vendas, como o Agendor, é de grande ajuda, já que, com ele, você armazena todos os detalhes dessas interações.
Dessa forma, você pode verificar clientes que tiveram sucesso devido ao seu produto ou serviço e usá-los como exemplos para chamar a atenção dos seus prospects.
O melhor de tudo é que você pode testar o Agendor gratuitamente, para ver na prática como ele funciona e o que pode fazer para te ajudar. Aproveite e faça um teste hoje mesmo!
7. Reciprocidade
Por fim, o último de nossos exemplos de gatilhos mentais de vendas se refere à tendência das pessoas tratarem os outros da mesma forma como foram tratadas.
Você pode não acreditar, mas é por esse motivo que sempre que uma pessoa visita uma empresa a negócios, a primeira coisa que se faz é oferecer água e café. Inconscientemente, ela ficará predisposta a oferecer algo a seu anfitrião, em reciprocidade.
Em vendas, o profissional deve sempre oferecer, ajudar, aconselhar, enviar amostras e brindes e tomar outras atitudes que serão retribuídas pelo prospect, lead ou cliente.
>>>> Este post também pode interessar: como ser uma pessoa persuasiva — técnicas para um discurso de vendas mais convincente
Palavras-gatilho para vendas: veja as mais efetivas
Como explicamos, gatilhos mentais são uma espécie de atalho que o cérebro faz. Nesse sentido, existem algumas palavras poderosas, que podem funcionar como um tipo de “interruptor”, que “ligam” esse caminho e fazem com que sua abordagem seja mais efetiva.
Logo abaixo, separamos algumas dessas palavras-gatilho — e suas variantes — para você começar a usar:
- garantia/garantido;
- infalível;
- comprovado;
- fantástico;
- incrível;
- limitado/por tempo limitado;
- oferta/promoção;
- grátis/gratuito;
- última chance/chance única.
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