Potencializar a comunicação com o cliente significa vender mais e melhor

Para obter sucesso em uma empresa, é imprescindível investir em uma boa comunicação com clientes. Você já ouviu falar de alguma organização bem-sucedida no mercado que não sabe passar sua mensagem para os clientes?

A boa comunicação é um diferencial, tanto na hora de nutrir a relação com seus antigos clientes quanto para atrair novos compradores.

Tem interesse no assunto? Confira aqui as melhores dicas para aperfeiçoar e potencializar a comunicação com o cliente do seu negócio!

Potencializar a comunicação com seus clientes é essencial para vender melhor

Como melhorar a comunicação com o cliente?

A comunicação entre empresa e cliente é fundamental. Mas você conhece as melhores formas de comunicação com o cliente?

Confira essas dicas e descubra como melhorar essa comunicação.

1. Ouça o que o cliente tem a falar

Na hora da venda ou de obter o feedback, é importante realmente prestar atenção naquilo que o cliente fala. Se no passado o que se esperava de um vendedor era que ele fizesse propaganda de vários produtos em uma mesma compra, hoje em dia, valoriza-se muito mais aqueles que verdadeiramente entendem o que o consumidor procura. Dessa forma, pode-se atendê-lo de maneira eficaz.

A pessoa que utiliza os serviços da empresa fica satisfeita e se vê muito mais suscetível a voltar ao estabelecimento — e assim as chances de fidelizá-la são muito maiores.

Não se esqueça de que o bom atendimento muitas vezes gera ótimo marketing espontâneo. Por isso, a comunicação no atendimento ao cliente é tão importante. Em outras palavras, clientes satisfeitos conversarão com outras pessoas sobre o serviço prestado e assim você conseguirá novos clientes.

Veja como o CRM pode ajudá-lo a potencializar a comunicação com o cliente e fidelizá-lo:

Mantenha contas atualizadas nas redes sociais

2. Utilize a tecnologia

Hoje, não há como melhorar a comunicação com o cliente sem o uso da tecnologia.

Com as redes sociais em alta, acabou-se a época em que empresas fazem sucesso apenas no mundo real! Por isso, é importante manter contas atualizadas nas redes sociais e investir na comunicação por esse meio, certo?

As redes sociais, atualmente, são o principal veículo de comunicação entre uma marca e seus consumidores, ou seja, uma grande oportunidade para criar relacionamentos fortes e fixar sua marca no mercado!

O perfil do Pontofrio no Twitter é um ótimo exemplo de como a atuação nas redes sociais pode impactar na “realidade” da empresa. Hoje, a empresa tem mais de 250 mil seguidores naquela rede. E há investimentos em anúncios que tenham a ver com os assuntos mais falados na mídia online.

Entenda por que as redes sociais são importantes para sua empresa (e suas vendas) no post Social Selling: o que é e como implementar em sua estratégia de vendas.

3. Não se esqueça do cliente quando a compra acabar

É importante saber que o cuidado com o cliente não deve ser feito apenas enquanto ele está comprando. Assim, se você quer saber como conseguir uma boa comunicação com o cliente em sua empresa, faça questão de que os seus funcionários continuem mantendo contato com os consumidores, de forma que eles se lembrem de seu serviço.

Mas cuidado: existe uma linha tênue entre cuidar de seu cliente e irritá-lo. Por isso, nesses contatos posteriores, tenha sempre em mente o que realmente deseja falar com a pessoa, seja uma promoção especial ou apenas para saber se ela ainda necessita de algum serviço prestado pela marca.

4. Preste atenção nas palavras

Conservar um tom profissional é importante na hora de melhorar a comunicação com clientes. Não se esqueça, acima de tudo, de que eles são pessoas que consomem seus produtos.

Por isso, evite gírias e outras expressões que possam tornar sua conversa muito informal (se essa não for a postura de sua empresa desde o início do relacionamento, afinal, cada organização tem uma realidade particular).

Nas redes sociais também é importante ter essa ideia em mente. A página do Facebook da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, opta por uma linguagem mais formal. Por outro lado, páginas como a da Prefeitura de Curitiba no Facebook investem em um conteúdo mais informal, com memes e outras expressões bastante usadas no universo online.

Avalie com sua equipe como será a linguagem utilizada pela marca.

Seja mais objetivo e vá direto ao ponto!

5. Seja mais objetivo

Na comunicação com o cliente, a melhor estratégia é sempre ir direto ao ponto. Mantenha a conversa simples e seja claro ao passar informações, para que assim o cliente decida o que pretende fazer.

A boa comunicação com clientes é um requisito básico para que empresas tenham êxito. Com algumas atitudes básicas, ela pode ser potencializada, o que impactará no lucro da marca!

Que saber mais sobre o tema comunicação? Então confira os seguintes artigos: 3 ferramentas de comunicação interna online para vendas e 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho.

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