Como aparecer no Google?” é uma pergunta que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas, afinal, estar bem ranqueado no maior buscador online do mundo é quase um pré-requisito para fazer Marketing Digital.

E a resposta para essa pergunta não tem mistério — pode até ser mais simples do que muita gente imagina: uma das principais formas de aparecer no Google é através do SEO!

Me chamo Guilherme de Bortoli e aqui vou te ensinar tudo o que você precisa para desenvolver ótimas práticas de SEO no seu site e estar entre os primeiros colocados no Google. Mas, antes de tudo, não posso deixar de te esclarecer:

Por que aparecer no Google?

No dia a dia, quando você tem qualquer dúvida, uma das primeiras coisas que faz é recorrer ao Google para encontrar uma resposta rápida. Certo?

Com mais de 99 mil pesquisas realizadas por segundo na plataforma, o Google é hoje o buscador online mais utilizado da Internet.

Isso faz com que seus resultados também sejam uma ótima oportunidade de ser encontrado por potenciais clientes. Porém, com mais de 130 trilhões de páginas indexadas, chegar até eles pede alguns requisitos.

Um deles é uma boa colocação entre os resultados de busca. Falo isso especialmente porque os usuários costumam acessar apenas os 3 primeiros links — e essa frequência de acessos diminui a cada colocação!

Ou seja: estar entre os primeiros ranqueados em uma pesquisa pode melhorar os resultados do seu negócio como um todo.

Então, o que você deve fazer para alcançar boas posições? Confira:

Como aparecer no Google?

Entenda como o Google funciona

O Google mostra dois tipos de resultados para as pesquisas: os pagos e os orgânicos.

Os resultados pagos são links que ficam no topo das páginas de busca, colocados nas primeiras posições através do Google Ads e, por isso, estão sempre sinalizados como “anúncio”.

Já que dependem de investimento constante para estarem com uma boa colocação, os resultados pagos nem sempre são a melhor opção!

Dependendo do contexto, outra opção mais segura (e duradoura) são os resultados orgânicos.

Diferente dos anúncios, eles conquistam as posições de forma natural ao oferecer conteúdos de valor e com um SEO de respeito.

Estar em uma boa posição orgânica garante não só mais visitantes em suas páginas, mas também uma maior autoridade ao seu negócio, que passa a ser visto como referência no assunto pesquisado — o que nos leva ao próximo passo:

Produza bons conteúdos

A criação de conteúdo de qualidade é a chave para assegurar ótimos resultados à empresa!

Isso porque ocorre um “efeito cascata”: mantém os visitantes no site por mais tempo, melhora o posicionamento nos resultados orgânicos, conquista uma audiência própria, incentiva o relacionamento… Acredite, o Google está de olho em tudo isso!

E, para atrair a atenção das pessoas, já te adianto que é fundamental a escolha de um título instigante, que contenha a palavra-chave principal que será trabalhada e que resuma o que será entregue no conteúdo.

Assim como a seleção de imagens para ilustrar o que está sendo dito e a linguagem adequada a cada segmento de público — tudo para facilitar o entendimento e produzir um conteúdo que, de fato, seja do interesse dele.

Tenha um site otimizado

Outro grande requisito que ajuda a ranquear na primeira página do Google é ter um site seguro e otimizado.

Entram aqui questões como a proteção de dados do usuário, um rápido carregamento das páginas e a responsividade a diferentes dispositivos, que são fundamentais para ser indexado pelo buscador.

Inclusive, o carregamento é um ponto tão importante que o próprio Google oferece uma ferramenta gratuita para testar como está o desempenho do seu site: o PageSpeed Insights.

Invista em SEO

Por último, mas não menos importante: invista em SEO!

Influenciado por todos os itens que eu comentei acima e mais algumas outras práticas, para que você entenda tudo o que precisa, vou falar exclusivamente sobre ele a seguir:

O que é SEO?

O SEO, ou Search Engine Optimization, nada mais é do que a estratégia que faz as empresas se posicionarem nos primeiros resultados dos mecanismos de busca — em especial, do Google.

Através dele, é possível tornar as páginas de um site mais amigáveis aos famosos algoritmos e, é claro, aos usuários. Isso acontece de duas formas:

  • SEO On Page: otimizações feitas dentro do próprio site, como na velocidade de carregamento dele, uso de palavras-chave, inserção de links internos… até a organização das informações dentro das páginas;
  • SEO Off Page: ações realizadas fora do site, como parcerias incluindo seus links em outros sites — também chamados de backlinks —, citações do seu conteúdo, menções à sua marca, etc.

Foi usando as técnicas de SEO que a Orgânica conseguiu posicionar mais de 600 palavras-chave entre os três primeiros resultados de busca do Google, o que já gerou mais de 2 milhões de visitas orgânicas no nosso site!

como aparecer no google: palavras-chaves

Como criar uma estratégia de SEO?

O primeiro passo para criar uma estratégia de SEO é analisar seu domínio e também os concorrentes para saber o seu desempenho nos buscadores e encontrar oportunidades de melhoria.

Com isso em mãos, busque por palavras-chave, tendo sempre em mente como os seus clientes pesquisam pelas soluções que procuram.

A partir dessa seleção, você poderá desenvolver conteúdos que respondam às dúvidas dos usuários e gerem valor a eles, como também otimizar suas páginas para as palavras referentes ao seu negócio. Por exemplo:

como aparecer no google: exemplos de palavras-chaves

Como saber se minha estratégia de SEO está dando resultados?

Tão importante quanto colocar o SEO em prática é medir seus resultados!

Para isso, escolha e monitore os KPIs que mais fazem sentido para os seus objetivos, como o tráfego orgânico do site, a quantidade de backlinks ou o número de palavras-chave ranqueadas no Google.

Para te ajudar a medir esses KPIs, selecionei algumas ferramentas que podem ser úteis!

Crescimento do tráfego orgânico

O Google Analytics é uma ótima escolha para verificar o tráfego orgânico, já que traz dados direto da plataforma. Ele mostra quais canais estão servindo como fonte de tráfego para o site, as páginas que mais recebem visitantes, detalhes por horário do dia, tipo de dispositivo, país…

Outra ótima opção é a ferramenta Semrush, que ainda oferece o volume de busca das palavras-chave que você pretende trabalhar, variações delas, o posicionamento para cada uma, etc.

Como a estratégia de SEO começa a dar resultados efetivos no médio e longo prazo, o aumento do tráfego orgânico é um excelente indicador de que as coisas estão saindo como esperado. Veja nosso próprio crescimento ao longo dos anos:

como aparecer no google: google analytics

Número de palavras-chave indexadas

A Semrush também aparece aqui como uma opção de ferramenta para medir suas palavras-chave indexadas, mas, caso prefira ter uma segunda opção, indico o Ubersuggest.

Esse dado é importante porque mostra como os seus conteúdos estão sendo recebidos pelo Google. A lógica é a seguinte: quanto mais palavras-chave você conseguir indexar, mais autoridade terá o seu domínio e maior será a chance de ranquear entre as primeiras posições!

Aumento da autoridade do domínio

Novamente, a Semrush e o Ubersuggest aparecem aqui, mas agora como ferramentas capazes de medir a autoridade do domínio de um site. 

Esse dado é fundamental para saber como está a sua reputação online. Caso ele não cresça conforme a sua estratégia de SEO for sendo colocada em prática, fique alerta!

A sua empresa na primeira página do Google!

Aparecer no Google é essencial para empresas que desejam se destacar e solucionar as dúvidas dos seus clientes no momento que elas surgem.

Sendo uma fonte incrível de oportunidades, investir em SEO pode garantir ótimos frutos para você também!

Quer alcançar resultados como os que apresentei aqui? Entre em contato com a Orgânica agora mesmo. Para cada desafio, nós temos uma solução exclusiva!

Este conteúdo foi produzido por Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica Digital — uma agência de Marketing Digital que ajuda empresas a crescerem se conectando com as pessoas de forma estratégica e personalizada.