Você  usa  indicadores de marketing na sua empresa? Não? Então, como  avalia se as suas estratégias de marketing estão, de fato, funcionando conforme o esperado?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Mensurar e monitorar os resultados é  indispensável para potencializar o desempenho de um negócio.

No caso dos KPIs de marketing, essas ferramentas permitem dimensionar com mais precisão a eficiência das campanhas e identificar possibilidades de melhoria.

Neste artigo, vamos explicar o que são indicadores de marketing e mostrar por que é importante acompanhar essas métricas.

Continue a leitura para conferir também 17 exemplos de indicadores de marketing que você pode implementar na sua empresa:

  1. Custos de Aquisição de Clientes;
  2. Custo por Lead;
  3. Tempo de Médio de Navegação;
  4. Origem do tráfego;
  5. Visitantes que utilizam dispositivos móveis;
  6. Visitantes que retornaram ao site;
  7. Páginas por visita;
  8. Novos leads mensais;
  9. Taxa de Cliques;
  10. Custo por Clique;
  11. Taxa de Conversão;
  12. Taxa Churn;
  13. Backlinks para o seu site;
  14. Autoridade da página;
  15. Retorno sobre Investimento;
  16. Taxa de retenção;
  17. Net Promoter Score.

Este post também pode interessar a você: Indicadores de relacionamento com o cliente: 5 métricas que você não pode deixar de acompanhar

Outras métricas interessantes, e também ligadas ao marketing, são os KPIs de sales ops, confira alguns deles neste infográfico:

O que são indicadores de marketing?

Podemos definir os indicadores de marketing como ferramentas utilizadas para mensurar o desempenho das ações, processos, estratégias e campanhas de marketing da empresa.

Os KPI de marketing (Key Performance Indicators) são instrumentos de gestão fundamentais para garantir que os objetivos sejam devidamente alcançados

Por meio dos indicadores de desempenho de marketing, consegue-se acompanhar de perto os projetos em andamento. Assim, passa-se a ter uma noção mais clara sobre erros, acertos e necessidades de ajustes.

Por que é importante utilizar indicadores de resultados de marketing?

O uso de KPI de marketing é extremamente importante para a gestão de desempenho dessa área estratégica do negócio.

Os indicadores de marketing permitem tomar decisões mais lúcidas e assertivas no que se refere às campanhas e ações de marketing de uma organização.

Essas ferramentas não dão espaço para achismos; pois todas as decisões passam a ter como base dados concretos.

Com os indicadores de resultados de marketing, tem-se maior controle sobre a qualidade dos processos e sobre os caminhos que levarão aos objetivos desejados.

Ao implementar essas métricas, fica mais fácil identificar o que precisa ser melhorado e efetuar as correções necessárias o quanto antes.

17 exemplos de indicadores de marketing para usar na sua empresa

Bom, agora que você sabe o que são  e qual a importância dos KPI de marketing, separamos aqui 17 dos principais indicadores de desempenho em marketing para você implementar na sua empresa.

1. Custos de Aquisição de Clientes

Iniciando nossa lista de indicadores de resultados de marketing, temos o Custo de Aquisição de Clientes – CAC.

Essa métrica mostra quanto a empresa investiu nas estratégias de marketing para conquistar cada um de seus novos clientes. Quanto menor o CAC, melhor para a empresa.

O cálculo desse KPI é feito dividindo o valor total investido em marketing pelo total de clientes conquistados por meio dessas estratégias.

Veja mais: Custo de Aquisição de Clientes: porque é importante mantê-lo sob controle

2. Custo por Lead

O Custo por Lead (CPL) é um dos mais importantes indicadores de marketing. Com ele, é possível calcular quanto custa para a empresa capturar cada novo lead. E isso é um termômetro para todas as campanhas e estratégias de aquisição utilizadas!

O foco desse KPI está no topo do funil de vendas. Logo, o cálculo é feito dividindo o total de investimentos em marketing pelo total de novos leads conquistados.

3. Tempo de Médio de Navegação no Site

Outro indicador essencial  para o marketing se refere ao tempo médio que os visitantes dedicam navegando no site ou blog da sua empresa. Quando esse tempo é muito baixo, é sinal de que os visitantes não estão tendo uma boa experiência no seu site e isso precisa ser corrigido.

Ou, por outro lado, que seus argumentos ou condições não estão convincentes o bastante para guiar a um próximo passo,

4. Origem do Tráfego do Site

Monitorar a origem do tráfego para o seu site ou blog também é necessário para entender em quais canais suas estratégias têm funcionado melhor.

Identificar de onde vêm os acessos pode te ajudar a direcionar melhor seus esforços. Portanto, levante informações sobre:

  • Quantos visitantes têm origem nas redes sociais?
  • Quantos visitantes têm origem em pesquisas orgânicas?
  • Quantos visitantes vieram após clicar em anúncios e banners?
  • Quantos visitantes chegaram por campanhas de e-mail marketing?

5. Visitantes que utilizam dispositivos móveis

Entender o tipo de dispositivo que os visitantes do seu site utilizam é importante para que seja possível ajustar a experiência do usuário e produzir conteúdos que combinem melhor com o formato móvel.

Em um mundo cada vez mais mobile, é preciso não apenas adaptar a experiência de compra para este modelo, mas idealizá-la exclusivamente para ele. 

6. Visitantes que retornaram ao site

Basicamente, esse indicador mede a relação entre o total de visitantes e aqueles que acessaram seu site mais de uma vez.

Isso ajuda a mensurar o interesse do seu público nos seus conteúdos e torná-los cada vez mais atraentes e interessantes.

7. Páginas por visita no site

Já este indicador mostra quantas páginas, em média, os visitantes do seu site acessam em cada visita.

Se ele  estiver muito baixo, talvez seja necessário verificar a navegabilidade do site.

8. Novos leads mensais

Em média, quantos novos leads seu time de marketing gera a cada mês? Monitorar esse indicador te ajudará a traçar metas mais realistas e implementar os ajustes necessários para atrair mais oportunidades de negócio para o topo do funil.

9.Taxa de Cliques

A Taxa de Cliques (ou Click-Through Rate – CTR) é um indicador de marketing que mostra quantos clicaram em links que você sugeriu, seja em anúncios, blogs, links patrocinados, e-mails ou posts nas redes sociais.

Essa é uma forma de mensurar o engajamento do público com as suas estratégias de marketing.

A fórmula para calcular a Taxa de Cliques é:

  • CTR = (Cliques / Visualizações) x 100

10. Custo por Clique

O Custo por Clique (CPC) mede o desempenho dos seus posts e links patrocinados.

O cálculo é bem simples. Basta dividir o total investido em links patrocinados pelo total de cliques recebidos.

11. Taxa de Conversão

No marketing, a Taxa de Conversão é um indicador de desempenho que mede quantos visitantes executaram uma ação desejada, como baixar um e-book ou assinar uma newsletter.

Uma Taxa de Conversão alta indica que suas estratégias de marketing estão sendo  eficazes.

Entenda este conceito: Conversão em marketing e vendas: significado e 6 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa nesses departamento

12. Taxa Churn

Quando as estratégias de marketing não vão bem, especialmente as mais voltadas ao relacionamento com o cliente, a Taxa de Churn tende a aumentar.

Esse indicador se refere ao total de clientes que deixaram de fazer negócio com a empresa.

O cálculo da Taxa de Churn é feito dividindo o total de clientes perdidos pelo total de clientes ativos no início do período de análise.

Veja também: Churn Rate: sinal de alerta para a perda de clientes

13. Backlinks para o seu site

Um indicativo de que suas estratégias de marketing digital estão dando certo é quando outras empresas passam a fazer links para o seu site ou para conteúdos do seu blog.

Isso ajuda a atrair mais tráfego e a posicionar sua marca como autoridade.

14. Autoridade da página

Por falar em autoridade, esse também é um importante indicador de marketing. A autoridade da página mostra o quão relevante seu site e o seu blog são para os motores de busca.

Quanto maior for o score de autoridade, mais bem posicionadas suas páginas ficam nos sites de busca.

Você pode verificar a autoridade das suas páginas no Link Explorer da Moz.

15. Retorno sobre Investimento

O Retorno sobre Investimento (ROI) serve para quantificar o desempenho das suas estratégias de marketing do ponto de vista financeiro.

O cálculo do ROI é feito a partir da relação entre o total investido em marketing e o retorno obtido desse investimento. Para que você não fique no prejuízo, o ideal é que o resultado seja sempre superior a 1.

Leia também: Entenda o que é ROI, retorno sobre investimento, e como calculá-lo

16. Taxa de Retenção

A Taxa de Retenção mede quantos clientes permaneceram com a sua empresa após efetuar uma compra.

Para calcular esse indicador de desempenho, é necessário determinar um prazo de pós-vendas. Geralmente, considera-se um período  de três meses para medir a Taxa de Retenção.

Vale conferir em nosso blog: O que é a retenção de clientes: 7 dicas práticas

17. Net Promoter Score

Por fim, encerrando nossa lista de indicadores de marketing, temos o Net Promoter Score (NPS).

Essa métrica tem como foco medir o nível de satisfação dos clientes. Para calcular o NPS, é necessário realizar uma pesquisa.

Pergunte para os seus clientes:

  • De 0 a 10, qual a chance de você indicar nossa empresa para um amigo ou familiar?

Depois, os respondentes serão divididos em três grupos de acordo com a nota que cada um deu:

  • Detratores: notas de 0 a 6
  • Neutros: notas 7 e 8
  • Promotores: notas 9 e 10

Feito isso, basta aplicar a seguinte fórmula para chegar ao resultado NPS:

  • NPS = % Promotores – % Detratores

Leia mais: ​​Tudo sobre NPS e modelo de pesquisa de satisfação pronto!

Como definir as metas para os seus indicadores de desempenho em marketing?

Para fazer um bom uso dos indicadores de desempenho de marketing, é importante  que você saiba definir as metas para os KPIs escolhidos.

Procure seguir o padrão SMART.

O quanto sua empresa já monitora indicadores de marketing?

E então, o que você achou dos indicadores de marketing que trouxemos aqui neste artigo?

Ao contrário do que você pode estar pensando agora, não há a necessidade de  incorporar todas essas métricas à gestão de desempenho do seu time de marketing.

Na verdade, muitos indicadores podem ser um problema e fazer com que se perca o foco do que realmente importa.

Portanto, procure revisar suas estratégias de marketing e escolha os indicadores que mais se adequem a elas e façam sentido para o momento que a sua empresa se encontra.

Saiba mais: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio

Conhecer as métricas de marketing é muito importante e você já se atualizou sobre as principais delas, mas como acompanhar todos esses números, de forma prática e confiável?

Sem dúvida você vai precisar do auxílio de tecnologia.

Nesse sentido, usar um sistema de CRM pode ser de muito ajuda, principalmente em relação às métricas ligadas a vendas.

Veja como o Agendor pode ajudar você e sua equipe nessa hora:

Agora que você conhece as métricas de marketing, que tal baixar um e-book gratuito que ensina a como usar as principais métricas de vendas para fazer seu negócio vender cada vez mais? É só clicar neste link: Como escalar resultados usando as principais métricas de vendas