Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o crescimento do mercado de TI em 2021 foi de 17,4% no Brasil, e 11% a nível mundial. Já para 2022, a expectativa de crescimento no Brasil é 14,3%.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Com o setor de TI aquecido, o investimento em marketing se torna favorável para atrair mais clientes e expandir o negócio.
  • Ao implementar estratégias de marketing de empresas de TI, é possível estreitar o relacionamento com o cliente, construir uma marca forte, acelerar o processo de vendas, e gerar diferencial competitivo.
  • Para dar os primeiros passos para criar as estratégias de marketing, é preciso definir seu ICP e sua persona. 
  • Estas ferramentas ajudarão a encontrar uma comunicação que esteja mais alinhada com o público e vender para os clientes certos. Saiba mais em Guia prático | Guia como ganhar tempo vendendo aos clientes ideais

Ou seja, o mercado se manterá aquecido, abrindo um mar de possibilidades para prestadores de serviços deste segmento. Então, este é o momento perfeito para investir em marketing para empresas de TI e impulsionar o crescimento da organização.

Através do marketing, é possível conquistar o público-alvo de maneira certeira, aumentando as vendas e expandindo seu mercado.

Além disso, é preciso, independentemente do cenário, manter a atração de clientes em movimentação e, dessa forma, preservar a lucratividade da empresa.

Pensando nisso, escrevemos um artigo explicando os benefícios e as estratégias de marketing para empresas de TI que podem ser aplicadas para promover o desenvolvimento da organização e mantê-la relevante no mercado. 

Para não perder nenhum conceito e nenhuma dica, basta continuar a leitura do artigo!

O que é marketing para empresas de TI?

Marketing para empresas de TI é o conjunto de atividades desenvolvidas para atrair, converter e fidelizar clientes. Além disso, por meio do marketing, as organizações deste setor também possuem maior facilidade para conquistar um posicionamento de mercado mais adequado, a fim de expandir seu negócio. 

Com o passar dos anos e com a ascensão da transformação digital, o marketing se tornou um conceito extremamente robusto, podendo atender a vários objetivos que uma empresa possui. 

Se o objetivo é aumentar a autoridade de mercado, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é muito bem-vinda.

Ou então, se o objetivo é gerar leads, as táticas de SEO são uma ótima opção. 

Qual a importância do marketing para empresas de TI?

O marketing para empresas de TI, como você viu no tópico anterior, vai além do aumento das vendas. Na verdade, esta é uma das consequências de um planejamento de marketing bem estruturado. 

Tendo isso em vista, o marketing pode:

  • estreitar a relação entre a empresa e o cliente;
  • contribuir para a construção de uma marca forte;
  • facilitar a tomada de decisão dos compradores;
  • gerar diferencial competitivo;
  • acelerar o processo de vendas.

6 dicas de marketing para empresas de TI

1. Defina seu ICP e crie uma persona

O ICP e a persona são duas ferramentas que não podem estar de fora das estratégias de marketing para empresas de TI, isso porque elas guiam o tom das campanhas e permite aumentar a identificação entre o público-alvo e a empresa.

O Ideal Customer Profile (ICP), em português, o perfil de cliente ideal, nada mais é do que um conjunto de características que definem o seu cliente mais lucrativo.

Já a persona, é a representação fictícia de um comprador do seu serviço. As personas possuem:

Entendendo estes aspectos do seu público, você poderá desenvolver campanhas de marketing e estratégias mais assertivas e alinhadas com a real necessidade e forma de comunicação dos clientes que você deseja captar.

Utilizar essas duas ferramentas é crucial para o êxito das estratégias de marketing, por isso, aproveite e não deixe de conferir os seguintes artigos:

2. Mapeie a jornada de compra do seu cliente

Outro elemento vital para a construção de estratégias de marketing para empresas de TI é a compreensão da jornada de compra do seu cliente.

Estudando essa jornada, é possível definir táticas específicas que favoreçam a conversão dos clientes, etapa por etapa.

O processo de decisão de compra varia de acordo com cada modelo de negócio, no entanto, de forma geral, este processo se dá pelas seguintes etapas:

Através deste processo, o desenvolvimento do funil de marketing será ainda mais fácil. 

As etapas do funil de marketing são:

  • topo: consciência da necessidade e interesse em solucionar;
  • meio: consideração e intenção de compra;
  • fundo: avaliação e compra ou implementação.

3. Venda soluções, e não produtos

Mude seu discurso. Seu marketing nunca lhe entregará os resultados esperados se sua estratégia abordar seus produtos ou serviços de forma técnica. 

Os compradores querem encontrar uma solução que melhore seu negócio como um todo, e falar apenas sobre as características técnicas dos produtos e serviços pode dificultar a percepção de valor do seu público.

Então, compreenda a diferença entre preço e valor e inclua este conceito em suas abordagens. Isso, sem dúvidas, irá potencializar ainda mais sua estratégia e atrair mais clientes interessados naquilo que a sua empresa oferece.

4. Esteja presente nas mídias sociais

É imprescindível ter uma boa presença digital. 

Imagine que um potencial cliente busca pela sua empresa na internet e se depara com um site poluído, com poucas informações, confuso e pouco agradável visualmente. Você concorda que essa experiência inicial já desmotiva o cliente e o impede de entrar em contato com sua organização?

Pois bem, é por esse motivo que um bom site é essencial. 

Além disso, estar presente em outros canais, como LinkedIn, por exemplo, também é importante porque demonstra profissionalismo e preocupação com a imagem da empresa

Pense que qualquer estratégia de marketing que você utilizar na sua empresa pode ser um gatilho para que o potencial cliente busque pelos seus serviços pela internet. Então, é melhor preparar o terreno para passar uma boa impressão, certo?

5. Crie conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo é uma das dicas mais valiosas sobre como conseguir clientes para empresas de TI. 

O marketing de conteúdo tem como objetivo a criação e publicação de conteúdos que sejam relevantes para o ICP, atraindo e até mesmo fidelizando clientes.

Esta estratégia também auxilia no engajamento de clientes ativos e na geração de autoridade e credibilidade da marca e, com isso, sua visibilidade.

A produção de conteúdo pode ser feita das seguintes formas:

  • artigos em blog;
  • publicações nas redes sociais;
  • newsletters;
  • webinars;
  • eBooks;
  • materiais gratuitos.

Saiba mais! Veja como o marketing digital pode ajudar a sua empresa a vender mais: 

Agora que você entende as principais dicas de marketing para empresas de TI, aprofunde seus conhecimentos e baixe nosso eBook gratuito para estar por dentro dos principais indicadores de vendas e marketing: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar