Criar uma estratégia sem acompanhar os principais indicadores de marketing digital pode ocasionar uma verdadeira perda de dinheiro para os negócios.

Principais aprendizados deste artigo:

Isso porque os indicadores têm o papel de oferecer aos gestores de marketing um panorama sobre a performance das campanhas e das táticas desenvolvidas pelo time, isto é, se elas estão atendendo as expectativas, ou não.

Se esta ferramenta não é utilizada, a empresa corre o risco de investir dinheiro nas ações erradas e ter pouco (ou nenhum!) retorno financeiro sobre elas. Por isso essas informações são tão essenciais e valiosas para os gestores. 

Nesse sentido, um bom profissional de marketing deve saber quais são os principais indicadores de marketing digital e, sobretudo, como acompanhá-los. É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo!

Para saber mais sobre a importância destes indicadores, não deixe de continuar a leitura deste artigo!

O que são os indicadores de marketing digital?

Os indicadores também são conhecidos como KPIs. Entender este conceito facilitará a compreensão dos indicadores de marketing digital, então, acompanhe a seguinte explicação.

KPI é a sigla para Key Performance Indicator. Em português, significa Indicadores-Chave de Performance.

Trata-se de um instrumento de gestão utilizado para acompanhar e analisar os indicadores mais relevantes para um negócio.

Cada departamento de uma empresa deve acompanhar os resultados mais importantes de perto para entender o desempenho de suas atividades.

A área de vendas, por exemplo, deve acompanhar o ciclo de vendas de suas negociações para controlar a eficiência do seu processo comercial. Este é um dos principais KPIs de vendas.

Conheça outros 5 KPIs de inside sales:

O departamento de RH, por sua vez, deve se atentar ao índice de turnover para mensurar a rotatividade da empresa, e assim, avaliar a efetividade dos processos de recrutamento e seleção.

Em síntese, os KPIs, ou indicadores, são aplicados quando precisamos medir o desempenho de ações, processos ou um conjunto de estratégias. 

Ficou mais fácil entender o que são os indicadores de marketing digital? 

Mais adiante no artigo, você conhecerá os principais KPIs de marketing digital mas, antes, saiba porque eles são tão importantes.

Qual a importância dos indicadores de marketing digital para a gestão?

Em sua gestão, como você avalia a performance de uma estratégia?

Se você não utiliza números, devemos sinalizar que você pode estar indo por um caminho um tanto quanto arriscado.

A maneira mais segura para analisar suas ações é, sem dúvidas, por meio dos números. Ou seja, os indicadores. 

Os indicadores não são nada menos do que guias para nortear as atividades de marketing ao sucesso.

Com os indicadores de marketing digital, os gestores podem:

  • acompanhar os sucessos das estratégias;
  • traçar metas e objetivos para o departamento;
  • aplicar melhorias assertivas nos processos;
  • entender o desempenho do time de marketing;
  • distinguir o que está funcionando, e o que deve ser aprimorado.

Dito isso, é correto afirmar que os indicadores de marketing digital são realmente dados extremamente significativos para uma gestão forte.

A gestão por indicadores é uma ação estratégica

Dentro de um mercado tão competitivo, os gestores e líderes de um negócio devem ter a estratégia como uma prioridade para alcançar o crescimento e expansão da empresa.

A gestão por indicadores é o caminho para isso, é por essa razão que o conhecimento sobre os principais indicadores de marketing digital é tão vital.

Para se ter ideia, estudos apontam que 94% das empresas brasileiras investem em marketing digital como uma estratégia de crescimento.

Neste contexto, é preciso não apenas investir em marketing digital, mas principalmente, aplicar uma estratégia assertiva capaz de elevar sua competitividade no mercado.

Os 5 principais KPIs de marketing digital 

Agora que você entendeu a importância dos indicadores de desempenho de marketing digital, conheça os principais KPIs para acompanhar em sua gestão:

1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador utilizado para mensurar várias movimentações dos leads e clientes dentro da sua empresa.

Na área de vendas, por exemplo, ele é utilizado para avaliar o comportamento do cliente ao longo do processo de venda.

Em marketing digital, a taxa de conversão pode ser utilizado para saber:

  • o número de usuários que acessaram o blog;
  • quantos usuários assinaram a newsletters;
  • número de visitantes que se tornaram leads;
  • quantos usuários preencheram um formulário.

Basicamente, a taxa de conversão, representada por uma porcentagem, acusa a passagem do seu público-alvo ao longo do funil de marketing.

2. Custo por aquisição

O custo por aquisição, também conhecido como CPA, é um dos mais importantes indicadores de desempenho de marketing digital.

Este KPI expressa quanto custa a aquisição de cada cliente dentro da empresa.

Para acompanhar o CPA, é necessário levar em consideração o valor do investimento feito em uma estratégia de marketing (anúncios no Google, webinars, divulgação de eBooks) e quantos dos leads convertidos nestas ações se tornaram clientes.

3. Leads qualificados

Os leads qualificados são os contatos convertidos pelas estratégias de marketing com maior potencial para se tornarem clientes pagantes. 

Para saber se um lead tem as características certas para ser qualificado, os times de vendas e marketing devem, juntos, traçar um perfil de cliente ideal que represente grande participação no faturamento das vendas.

Esta ação faz parte do SLA entre ambas as áreas para melhor aproveitamento das estratégias criadas em cada departamento.

Leia também: SLA de marketing e vendas: o que é, importância e passo a passo de como fazer na sua empresa

4. ROI

Ao analisar o retorno sobre o investimento (ROI), a equipe de marketing consegue entender se uma estratégia teve o desempenho necessário para trazer um lucro que cubra o valor que foi gasto para sua implementação.

A partir deste indicador, o gestor pode compreender se a estratégia ou campanha em questão deve continuar, aumentar ou ser interrompida.

Conheça a fórmula do ROI:

ROI = (receita gerada – custo) / custos

5. Origem do tráfego

Saber qual a origem do tráfego permite que o time de marketing identifique o canal mais atrativo para seu público.

Os canais podem ser:

  • landing page;
  • blog;
  • site.

Ao identificar o canal mais utilizado pelos seus usuários, as campanhas podem ser alocadas nos meios certos para trazer maiores taxas de conversão e, consequentemente, mais vendas.

Ufa! Você acaba de conhecer os principais KPIs de marketing digital. 

Lembre-se: os resultados de vendas e marketing devem ser alinhados para garantir sinergia entre as áreas e potencializar a lucratividade das empresas.

Leads qualificados geram vendas qualificadas. Portanto, também é importante estar por dentro do desempenho do time de vendas.

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