Os indicadores de desempenho são ferramentas utilizadas para mensurar o resultado dos esforços individuais e coletivos sobre algum aspecto importante da empresa, como o desempenho financeiro, das vendas, das ações de marketing, da produção etc.

Essas métricas ajudam na identificação de problemas e de oportunidades de melhoria, permitindo que os processos sejam otimizados e, também, que as decisões sejam tomadas com base em dados concretos.

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Tendo isso em vista, existe uma maneira de conduzir o seu modelo de negócio e colocá-lo à frente da concorrência: a gestão por indicadores.

Neste artigo, vamos explicar o que é a gestão por resultados e indicadores de desempenho e os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa.

Continue a leitura para conferir também 6 dicas fundamentais de como implementar esse tipo de gestão:

  1. Escolha os indicadores a serem monitorados
  2. Promova o alinhamento entre os KPIs e seus objetivos estratégicos
  3. Defina as metas para esses indicadores
  4. Comunique essas metas para os colaboradores
  5. Acompanhe os resultados apresentados pelos KPIs
  6. Faça as correções necessárias e promova a melhoria constante

Leia também: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio

Como você acompanha os indicadores em sua empresa? O Agendor pode ajudar você nessa demanda, criando relatórios gerenciais completos, com apenas alguns cliques:

O que é gestão por indicadores?

Podemos definir o que é gestão por indicadores como uma metodologia de administração dos negócios em que as decisões são orientadas a partir dos resultados apresentados pelos indicadores de desempenho – também conhecidos como KPIs.

Definindo os KPIs (Key Performance Indicators, do inglês, Indicadores Chave de Desempenho), é feito o monitoramento dos processos organizacionais mais relevantes para o sucesso da empresa a partir desses dados e evidências.

O objetivo desse tipo de gestão é permitir que se tenha uma visão mais ampla sobre o negócio para conduzi-lo de maneira mais eficiente e acertada, mitigando riscos que podem custar caro à organização.

Assim, caso os indicadores mostrem algum desvio indesejado, as medidas corretivas podem ser tomadas o mais rapidamente possível e com base em fatos.

Veja mais: CRM e KPI: como uma solução de CRM pode ajudar no monitoramento e na análise dos indicadores de vendas

Qual a importância da gestão por resultados e indicadores de desempenho?

Incorporar os indicadores de desempenho à gestão de negócio pode trazer uma série de benefícios. E quais são eles?

Em primeiro lugar, o uso de indicadores garante maior transparência aos processos da empresa.

Além disso, a gestão baseada em indicadores e resultados possibilita aos gestores entenderem melhor o que tem dado certo nas estratégias adotadas e que ajustes devem ser feitos para melhorar os aspectos que estão abaixo das expectativas.

A gestão por indicadores é importante também para as empresas que desejam ter uma visão mais completa sobre seus processos e departamentos. Com o uso de KPIs na condução do modelo de negócio, é possível fazer análises mais aprofundadas dos resultados históricos e utilizá-los como base para projeções mais assertivas.

Ao implementar a gestão por indicadores, abandona-se o “achismo” e passa-se a tomar decisões mais bem fundamentadas e com menos chance de erros.

Assim, você contará com dados concretos para direcionar sua empresa no rumo certo!

Veja também: 8 indicadores de vendas que todo profissional deveria usar

Confira alguns indicadores de vendas internas, verifique quais são os mais adequados para seu modelo de negócio e implemente o quanto antes:

KPIs de inside sales

6 dicas de como adotar a gestão por resultados e indicadores de desempenho

Bom, agora que você já sabe o que é gestão por indicadores e por que ela é importante, veja a seguir 6 dicas essenciais de como implementar esse tipo de gestão na sua empresa.

1 – Escolha os indicadores a serem monitorados

Estabeleça quais indicadores de desempenho você considera mais relevantes para o seu modelo de negócio. Lembre-se: você não vai conseguir monitorar tudo, por isso, foque no mais importante, naquilo que gera valor para o negócio e agrega valor percebido para o cliente final.

É importante que você avalie o histórico da sua empresa e onde você quer chegar a médio e longo prazo.

2 – Promova o alinhamento entre os KPIs e seus objetivos estratégicos

É necessário que os indicadores de desempenho escolhidos estejam devidamente alinhados com os objetivos estratégicos da sua organização.

Caso contrário, você vai perder tempo mensurando resultados pouco relevantes para aquilo que você deseja alcançar de fato.

3 – Defina as metas para esses indicadores

Você também precisa definir quais serão as metas para cada indicador de desempenho escolhido. Por exemplo:

  • Aumentar a taxa de conversão em 15% no próximo semestre;
  • Dobrar o faturamento das vendas de dezembro em relação ao ano passado;
  • Reduzir a taxa de churn para 2% nos próximos 12 meses.

É importante que essas metas cumpram alguns requisitos para que sejam efetivas, como serem facilmente mensuradas, terem um prazo para serem atingidas e, principalmente, trazer um impacto significativo para o negócio ao serem alcançadas. 

Leia mais: Utilizando o método SMART de vendas para criar metas de vendas mais inteligentes

4 – Comunique essas metas para os colaboradores

Os colaboradores precisam estar cientes sobre os indicadores de desempenho e suas respectivas metas. Faça reuniões para comunicar os resultados que se pretende alcançar e desenvolva mecanismos para que essas metas sejam acompanhadas na rotina dos profissionais. 

Este infográfico vai ajudar você e sua equipe a atingirem as metas estabelecidas:

dicas-essenciais-para-atingir-metas-de-vendas

5 – Acompanhe os resultados apresentados pelos KPIs

Também é importante que você monitore os resultados de cada indicador de desempenho.

Isso pode ser feito por meio de um software especializado que vai coletar os dados e gerar relatórios e gráficos com atualizações em tempo real.

O mais importante é, caso ainda não exista, criar uma cultura de gestão baseada em dados. Ou seja, para toda decisão que for ser tomada, utilizar os KPIs para apoiar a escolha a ser feita. Isso inclui, por exemplo, as atividades a serem executadas pelo seu time e como serão priorizadas ou, ainda, o investimento que deve acontecer primeiro entre tantos que podem auxiliar o atingimento dos resultados. 

6 – Faça as correções necessárias e promova a melhoria constante

Com base nos resultados apresentados, implemente os ajustes necessários na sua estratégia e promova a melhoria constante.

Depois, com os ajustes implementados, o monitoramento não deve parar. Em um ciclo que se renova, você deve seguir avaliando como cada ação gerou um impacto nos objetivos que deseja alcançar.

Ficou claro o que é gestão por indicadores? E o que achou das dicas fundamentais que citamos aqui?

Coloque em prática na sua empresa esse método de gestão e obtenha melhores resultados continuamente.

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