Você costuma acompanhar a performance da sua equipe comercial e o progresso das estratégias adotadas?

Essa é uma prática essencial para que se possa alinhar expectativas e esforços em direção a resultados mais satisfatórios.

Nesse sentido, os KPI de vendas são ferramentas indispensáveis. Por meio dos indicadores-chave de desempenho, é possível ter acesso a dados concretos que vão orientar as tomadas de decisão.

E para facilitar a análise desses KPIs, uma boa solução de CRM pode ser uma grande aliada.

Neste artigo, você vai conferir como a combinação entre CRM e KPI pode te ajudar a entender melhor os resultados da sua equipe de vendas e, a partir disso, propor melhorias que realmente façam a diferença.

Continue a leitura para ver também algumas sugestões de KPI de vendas que você pode analisar.

Leia também: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio

CRM e KPI: como monitorar os indicadores-chave de desempenho em um sistema de CRM?

Conforme já mencionamos, os indicadores-chave de desempenho são instrumentos de gestão indispensáveis. É por meio deles que são avaliados resultados, processos, iniciativas e estratégias.

Combinados a uma plataforma de Customer Relationship Management (CRM), é possível ter uma dimensão melhor sobre a performance individual e coletiva.

A combinação CRM e KPI favorece a obtenção de insights valiosos sobre quais melhorias do ponto de vista estratégico e de abordagem podem ser implementadas.

Confira nas próximas linhas os recursos que um bom software de CRM pode oferecer para a análise de indicadores de vendas.

1. Painel de relatórios

A análise de KPI no CRM é facilitada graças à presença de painéis de relatórios de vendas. Esses dashboards mostram de maneira visualmente clara os resultados dos KPIs que você escolheu analisar.

Em poucos cliques, é possível ter acesso aos dados dos indicadores, os quais são atualizados em tempo real. Há também a possibilidade realizar diferentes tipos de segmentação dos dados.

Veja este exemplo de alguns KPIs que você pode analisar em tempo real com ajuda do CRM Agendor:

2. Relatórios e KPIs personalizáveis

Em uma boa plataforma de CRM, os relatórios e os KPIs podem ser facilmente personalizados de acordo com as preferências do gestor.

De maneira independente, é possível fazer combinações entre diferentes métricas e gerar relatórios únicos com base nos dados apresentados. É muito simples e fácil estabelecer parâmetros de análise personalizáveis.

Mais alguns dos dados que o CRM Agendor leva até você, sempre que precisar:

Quer entender como o Agendor permite que você crie relatórios de vendas rapidamente? Então, acompanhe este vídeo de nosso canal no YouTube:

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3. Resumo periódico dos resultados de vendas na sua caixa de entrada

Em um bom CRM, é possível ativar a opção de enviar por e-mail um sumário semanal ou mensal dos resultados da equipe de vendas.

Com esse recurso, você recebe periodicamente na sua caixa de entrada um resumo dos principais indicadores que você quer acompanhar.

O Agendor oferece essa excelente funcionalidade. Dê uma olhada nas informações que você pode receber, neste exemplo de sumário mensal de resultado de vendas:

4. Personalização das causas de perda de vendas

Por meio das análises de KPIs no CRM, é possível descobrir os motivos para a perda de oportunidades de negócio.

A personalização é feita de acordo com a realidade do modelo de negócio.

No Agendor, você pode registrar o motivo de perda de venda de cada negócio, criando um banco de informações que vai ajudar a evitar os mesmos erros no futuro.

Veja como é fácil de usar essa funcionalidade:

software de vendas

Veja mais: Descubra como criar os melhores KPIs B2B para seu negócio

KPIs de vendas: 5 opções para analisar em um software de CRM

Confira agora 5 dicas de KPIs que você pode analisar em uma solução de CRM:

1. Leads qualificados

Esse KPI mostra a quantidade de leads que a equipe de vendas conseguiu qualificar e transformar em verdadeiras oportunidades de negócio, com potencial e intenção de compra.

2. Taxa de conversão

A taxa de conversão se refere à quantidade de leads qualificados que a equipe de vendas conseguiu converter em clientes.

3. Faturamento

Considerado um KPI tradicional, o faturamento trata do volume de receita que a empresa conseguiu faturar em vendas durante determinado período.

4. Ticket médio

O ticket médio mostra quanto, em média, cada cliente gerou de receita para a empresa. Para fazer o cálculo, basta dividir o faturamento total do período pelo total de vendas realizadas nesse mesmo período.

5. Churn Rate

O churn rate é um indicador de desempenho que mostra quantos clientes “abandonaram” a sua empresa e pararam de adquirir suas soluções.

Para calcular, basta dividir o total de clientes que a empresa perdeu pelo total de clientes que ela tinha no início do período analisado. Em seguida, multiplique por 100 para ter o valor percentual.

Veja também: 9 métricas de vendas que você deve mensurar para medir seu desempenho

No Agendor, você pode criar um painel com suas métricas de vendas no Excel. Veja como neste vídeo:

Ficou claro como uma solução de CRM pode te ajudar a acompanhar e analisar os resultados dos seus KPIs de venda?

Faça uso de um software especializado em CRM e tenha maior controle sobre o desempenho da sua equipe comercial.

Você conhece o Agendor e tudo que ele pode oferecer para a gestão de suas vendas e da equipe comercial?

Então, assista a este vídeo de nosso canal no YouTube:

Leia mais: Quais métricas de vendas avaliam a saúde do seu funil de vendas?

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