Que o sistema de CRM é uma maneira prática e objetiva de gerenciar seu funil de vendas, você já sabe. Da mesma forma, certamente o WhatsApp já faz parte da sua rotina comercial, potencializando relacionamentos. Mas como um CRM para WhatsApp pode colaborar em conjunto para acelerar resultados? Vem descobrir!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os vendedores têm um retorno 3 vezes maior pelo WhatsApp do que nas abordagens por e-mail.
  • Muitas empresas já utilizam o WhatsApp como ferramenta de comunicação, e podem melhorar esse processo realizando a integração com outras ferramentas, como um bom sistema de CRM.
  • O WhatsApp é uma ferramenta ágil e que integrada a um CRM pode facilitar na prospecção, negociação e fechamento de vendas com os clientes. 
  • Um CRM para WhatsApp permite automatizar alguns processos que podem fazer a diferença nos resultados de vendas. Acesse o Guia para sucesso com CRM para acompanhar algumas práticas que deram certo na implantação de um CRM.  
  • Com um CRM integrado ao WhatsApp é possível ter mais disciplina no preenchimento de dados dentro do CRM, além de manter todo histórico de relacionamento com os clientes em um só lugar. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para testar a integração do Agendor com WhatsApp com seu time.

Neste artigo, você vai ver como funciona um CRM para  WhatsApp, e como essas duas ferramentas podem ser integradas para  atrair e conduzir leads do topo até o fundo do funil de vendas.

Leia também: Como vender pelo WhatsApp: continue com sua venda consultiva, afinal, só mudou a ferramenta!

O que é CRM para  WhatsApp?

O CRM para  WhatsApp é um sistema que integra todas as conversas realizadas com clientes por esse aplicativo de mensagens. Esse software é capaz de salvar informações relevantes do lead, que são automaticamente inseridas no funil de vendas do negócio e no histórico do cliente dentro da plataforma.

Ou seja: é uma excelente forma de não perder dados importantes sobre o lead ao longo do tempo.

Ao entender o que é CRM para WhatsApp, você percebe que nada mais é do que a integração de mais um canal de contato da empresa. O sistema de gestão de relacionamento com o cliente permite:

  • armazenar as conversas mais importantes;
  • acessar todo o histórico de mensagens durante a negociação;
  • automatizar o cadastro de leads no CRM via WhatsApp, aumentando a produtividade da equipe;
  • integrar a etapa atual do cliente no funil de vendas;
  • elevar a escalabilidade no atendimento com o envio de mensagens automáticas.

CRM para WhatsApp Business vale a pena?

A resposta é sim, sem dúvidas. O WhatsApp é uma ferramenta ágil, que oferece excelentes resultados ao ser usada em conjunto com as estratégias de CRM. De acordo com levantamento interno feito pelo Agendor, os vendedores têm um retorno 3 vezes maior pelo WhatsApp do que pelo e-mail.

Se você já faz boas vendas por WhatsApp, usar todo poder do CRM só vai ajudar a fechar ainda mais negócios!

Veja mais: WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas

Como usar CRM para WhatsApp?

O uso do CRM para WhatsApp é idêntico ao seu uso com outros canais de contato com seus clientes.

Pense assim: como sua empresa capta leads? Ela não usa diversas formas?

Pode ser que trabalhe com inbound marketing e marketing de conteúdo, por exemplo. Nesse caso, é bem provável que use uma ferramenta de automação de e-mail marketing.

Ora, você não apenas coloca rapidamente esses novos leads no funil de vendas de sua ferramenta de CRM, mas certamente utiliza integrações entre outras ferramentas e seu CRM para isso.

Assim, toda vez que um novo lead é conquistado ou chega em determinada etapa da ferramenta de automação de marketing, ele é automaticamente cadastrado no CRM. E vice-versa.

Portanto, pense da mesma forma ao usar CRM para WhatsApp: alimente seu funil de vendas e mantenha o histórico de relacionamento atualizado sem complexidade!

Saiba mais: Entenda o que é Inbound Marketing e Sales e conheça 4 estratégias que funcionam

6 regras de como usar CRM integrado ao WhatsApp e obter resultados

Veja, a seguir, 6 práticas determinantes para o uso adequado do CRM integrado ao WhatsApp:

  1. Tenha disciplina no preenchimento de dados no CRM

Da mesma forma que os leads conquistados em outros canais, é fundamental que os vendedores alimentem o CRM com as informações que vão conseguindo conforme se relacionam com os clientes via WhatsApp.

Histórico de relacionamento completo é fundamental! Fechou uma venda pelo WhatsApp, enviou uma proposta, descobriu uma preferência do cliente? Imediatamente transfira essas informações para seu CRM.

E o melhor: com a integração do Agendor com o WhatsApp, você pode registrar essas informações sem ao menos precisar sair da conversa com o cliente!

  1. Formalize algumas conversas com auxílio de outras mídias

O WhatsApp não vai manter todas as conversas com os clientes gravadas ali para sempre. Em algum momento você terá que limpar suas conversas ou a capacidade de armazenamento de seu smartphone vai estourar. E, nesse caso, pode perder muitos dados.

Portanto, formalize algumas comunicações e trocas de documentos importantes por e-mail ou outro canal da preferência de seu cliente.

Claro, pode ser que o cliente não queira receber e-mails. Faz parte do trabalho do vendedor perceber isso e descobrir uma forma alternativa de comunicação.

  1. Aproveite para enviar conteúdo para o cliente ou prospect

Nutrir leads com conteúdo não se restringe ao e-mail marketing.

Quando achar que pode ser relevante, envie o link de um artigo do blog da empresa ou o PDF de um case de sucesso, por exemplo.

Por ser uma ferramenta de comunicação instantânea, o WhatsApp permite, inclusive, uma troca mais fácil de opiniões, referências e conhecimento. E assim você se torna um verdadeiro parceiro de negócio do cliente!

  1. Cuidado para não se tornar “o chato do WhatsApp”

Fazer nutrição de leads é uma coisa, mas enviar mensagens em excesso pode até prejudicar sua relação com o cliente.

Lembre-se que todo mundo tem muito o que fazer todos os dias. E receber notificações do WhatsApp direto de um vendedor pode levar o cliente a bloquear seu contato.

  1. Nada de spam!

Assim como enviar mensagens para determinado cliente com frequência exagerada é ruim para seu relacionamento com ele, enviar mensagens em massa sem critério ou segmentação é pior ainda.

Seja cuidadoso ao usar esse tipo de ferramenta no WhatsApp.

  1. Utilize mensagens automáticas

O WhatsApp na sua versão Business possui diversos recursos para facilitar a vida dos pequenos e médios negócios. Um que podemos destacar é o envio de mensagens automáticas.

Elas ajudam a acelerar o atendimento e também indicam sua disponibilidade na hora do recebimento das mensagens.

Com isso, a comunicação com os clientes é otimizada, e você evita que um cliente passe muito tempo aguardando um retorno seu.

Confira também em nosso blog: Entre nesse grupo: WhatsApp como ferramenta de marketing

Como funciona o CRM de vendas para WhatsApp Web via Agendor? 

Como vimos, usar WhatsApp para vendas, sem dúvidas, traz excelentes resultados. Inclusive, por isso, aprimoramos a integração do nosso CRM com o WhatsApp para tornar a gestão dos relacionamentos ainda mais completa.

Agora, você potencializa a gestão de clientes de dentro do WhatsApp, centralizando todas as interações no histórico do Agendor! 

Sempre pensando em proporcionar uma ferramenta de trabalho para vendedores e gestores de vendas, o Agendor evoluiu ainda mais a integração que facilita a rotina de comunicação com os clientes.

O CRM de vendas para WhatsApp Web via Agendor proporciona maior agilidade na gestão de clientes e mais facilidade na identificação de contatos cadastrados no Agendor.

Com a extensão no Chrome do Agendor para WhatsApp Web, você consegue:

  • criar um novo contato (empresa ou pessoa);
  • vincular um telefone a um contato já cadastrado no Agendor;
  • salvar conversas no histórico de um contato;
  • salvar conversas no histórico de um negócio;
  • selecionar ou adicionar um contato no Agendor.

Veja como aproveitar todos os benefícios dessa integração.

  1. Tenha uma conta no Agendor – inclusive na versão gratuita

Mesmo que você ainda não tenha uma conta no Agendor, pode testar gratuitamente esse recurso com todo seu time.

Basta criar um período de teste gratuito. Depois, você pode optar pelo Plano Pro ou continuar usando o Agendor gratuitamente por tempo ilimitado.

Isso mesmo! O Agendor oferece um CRM gratuito para WhatsApp! Portanto, não há desculpa para não começar a profissionalizar a comunicação com seus clientes agora mesmo.

Quer entender como isso funciona? Então aperte o PLAY no vídeo abaixo para aprender:

  1. Ative a extensão do Agendor no Chrome Web Store

Após a configuração de sua conta no Agendor, você precisa ativar a extensão do Agendor para o WhatsApp Web.

Para isso, você deve acessar o Chrome Web Store. Então, clique em Usar no Chrome.

Pronto! Até aqui, você já instalou a extensão do Agendor. Para encontrá-la, basta localizá-la na sua barra de navegação, ao lado direito da tela:

Para facilitar seu acesso, fixe a extensão do Agendor.

  1. Acesse o seu WhatsApp Web e conecte-se com o Agendor

Com a extensão instalada, acesse seu WhatsApp Web e conecte com a conta do Agendor:

  1. Gerencie suas conversas

Agora você já pode gerenciar seus clientes pelo próprio WhatsApp!

Caso você queira salvar o número de um lead que entrou em contato pelo WhatsApp, não precisa ir para o Agendor! Salve diretamente pela conversa:

Ou, então, caso este contato já esteja salvo no Agendor e você precise registrar as conversas, é só selecionar a opção “Salvar conversa”!

A seguir, você consegue selecionar quais mensagens irá levar para o CRM do Agendor:

Agora você está pronto para aproveitar as principais funcionalidades do Agendor sem sair da tela do WhatsApp Web!

Qual o melhor CRM para WhatsApp?

O melhor CRM para WhatsApp é o Agendor, uma vez que é possível manter seu CRM completamente atualizado sem sequer sair da tela do WhatsApp. Em poucos cliques, você pode criar novos contatos, registrar as interações e gerenciar clientes de forma ágil, tudo isso de forma integrada e simplificada. 

E o melhor: você pode ter acesso a isso sem custo nenhum, pois essa funcionalidade está disponível para as contas gratuitas do Agendor!

Comece a utilizar um CRM gratuito para WhatsApp e testemunhe uma experiência fluida e produtiva na gestão de clientes!

Gostou de saber mais sobre CRM para WhatsApp? Ficou interessado? Teste o Agendor gratuitamente, sem compromisso!

Para mais dicas de como usar o CRM em seu negócio, baixe nosso e-book gratuito: GUIA para o sucesso com CRM.