Que o CRM é uma maneira prática e objetiva de gerenciar seus clientes e aumentar vendas, parece que você já sabe.

Mas se sua dúvida é se vale a pena integrar CRM com WhatsApp, saiba que também pesamos nisso aqui no Agendor e, depois de alguns estudos, chegamos a conclusão que sim, vale a pena integrar CRM com WhatsApp.

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Afinal, usar WhatsApp para vendas traz excelentes resultados. Inclusive, por isso, já desenvolvemos uma integração de nosso CRM com o WhatsApp. O objetivo é facilitar essa união de forças na hora em que você estiver prospectando, negociando ou fechando vendas com seus clientes.

Neste post, você vai ver como um CRM pode ajudar em suas vendas pelo WhatsApp. E também o inverso: como o WhatsApp pode ajudar seu CRM a atrair e conduzir leads do topo até a base do funil de vendas.

Mas, antes de começar,  que tal conferir algumas dicas de como vender por WhatsApp? Então, dê um olhada nesta apresentação de slides:

Leia também: Como vender pelo WhatsApp: continue com sua venda consultiva, afinal, só mudou a ferramenta!

CRM para WhatsApp vale a pena?

Como dissemos, a resposta é sim.

Como sabemos disso? Bem, fizemos um pequeno levantamento interno e verificamos que os vendedores têm um retorno 3 vezes maior pelo WhatsApp do que pelo e-mail.

Além disso, o WhatsApp é uma ferramenta ágil e que caiu nas graças dos brasileiros. Por isso, traz excelentes resultados usá-la em conjunto com suas estratégia de CRM. Afinal, se você já faz boas vendas por WhatsApp, usar todo poder do CRM só vai ajudar a fechar ainda mais negócios!

Veja mais: WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas

Como usar CRM para WhatsApp, afinal?

O uso do CRM para WhatsApp é idêntico ao seu uso com outros canais de contato com seus clientes.

Pense assim: como sua empresa capta leads? Ela não usa diversas formas?

Pode ser que trabalhe com inbound marketing e marketing de conteúdo, por exemplo. Nesse caso, é bem provável que use uma ferramenta de automação de e-mail marketing.

Ora, você não apenas coloca rapidamente esses novos leads no funil de vendas de sua ferramenta de CRM, mas é bem provável que use até integrações entre outras ferramentas e seu CRM para isso. Assim, toda vez que um novo lead é conquistado ou chega em determinada etapa da ferramenta de automação de marketing, ele é automaticamente cadastrado no CRM. E vice -versa.

Portanto, pense da mesma forma ao usar CRM para WhatsApp: alimente seu funil d vendas e mantenha o histórico de relacionamento atualizado!

Saiba mais: Entenda o que é Inbound Marketing e Sales e conheça 4 estratégias que funcionam

6 regras de como usar CRM para WhatsApp e obter resultados

1. Disciplina no preenchimento de dados no CRM

Da mesma forma que os leads conquistados em outros canais, é fundamental que os vendedores alimentem o CRM com as informações que vão conseguindo conforme se relacionam com os clientes via WhatsApp.

Histórico de relacionamento completo é fundamental! Fechou uma venda pelo WhatsApp, enviou uma proposta, descobriu uma preferência do cliente? Imediatamente transfira essa informações para seu CRM.

2. Formalize algumas conversas com auxilio de outra mídias

O WhatsApp não vai manter todas as conversas com todos os clientes gravadas ali para sempre. Em algum momento você terá que limpar suas conversas ou a capacidade de armazenamento de seu smartphone vai estourar. E, nesse caso, pode perder muitos dados.

Portanto, formalize algumas comunicações e trocas de documentos importantes por e-mail ou outro canal da preferência de seu cliente.

Claro, pode ser que o cliente não queira receber e-mails. Faz parte do trabalho do vendedor perceber isso e descobrir uma forma alternativa de comunicação. Eventualmente, um drive compartilhado.

3. Aproveite para enviar conteúdo para o cliente ou prospect

Nutrir leads com conteúdo não se restringe a e-mail marketing.

Quando achar que pode ser relevante, envie o link de um post do blog da empresa ou o PDF de um case de sucesso, por exemplo.

4. Cuidado para não se tornar “o chato do WhatsApp”

Fazer nutrição de leads é uma coisa, mas enviar mensagens em excesso pode até prejudicar sua relação com o cliente.

Lembre-se que todo mundo têm muito o que fazer todos os dias. E receber notificações do WhatsApp direto de um vendedor pode acabar levando o cliente a bloquear o seu contato.

5. Nada de spam!

Assim como enviar mensagens para determinado cliente com frequência exagerada é ruim para seu relacionamento com ele, enviar mensagens em massa sem critério ou segmentação é pior ainda.

Seja cuidadoso ao usar esse tipo de ferramenta no WhatsApp.

6. Pense em usar chatbots

Hoje, chatbots para WhatsApp podem ser programados com facilidade. Assim, você pode usar segmentação para se comunicar com seus cliente por essa mídia, além de responder a eles automaticamente, de forma inteligente, usando a inteligência artificial dessas ferramentas.

Confira este post de nosso CRO sobre o uso de cahtbots em vendas: Descubra tudo que um chatbot para vendas pode fazer para você faturar mais

Confira também em nosso blog: Entre nesse grupo: WhatsApp como ferramenta de marketing

Para facilitar o uso do CRM para WhatsApp, o Agendor criou uma integração entre as duas ferramentas.

Veja aqui como é fácil e prático de usar:

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