A Lei Geral de Proteção de Dados causou uma verdadeira revolução no relacionamento entre cliente e empresa. Principalmente quando falamos da aplicação da LGPD no CRM e nos métodos utilizados por equipes de vendas e de marketing.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A LGPD, sigla de Lei Geral de Proteção de Dados, é uma lei brasileira que determina normas e regras para o uso de dados pessoais por empresas públicas e privadas.
  • Os dados inseridos nessa lei são, por exemplo, os pessoais como RG, CPF, telefone e e-mail, e os sensíveis, que são relacionados à etnia, religião, política, filiação a sindicatos, condição de saúde e vida sexual etc.
  • A LGPD determina como as empresas devem coletar, armazenar, tratar e compartilhar os dados fornecidos pelos clientes. Caso as regras sejam descumpridas, há aplicação de multas e penalidades.
  • Essa lei funciona baseada em dez bases legais que dizem respeito à finalidade, adequação, necessidade, qualidade de dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização e prestação de contas e ao acesso livre aos dados.
  • O CRM precisa fornecer mecanismos de proteção dos dados para evitar vazamentos e usos indevidos. Além de medidas técnicas, esse software registra o colaborador que alterou os dados e quando.
  • Faça uma demonstração gratuita do CRM do Agendor, que é 100% seguro e segue todas as exigências da lei.

Trouxemos este assunto para que a sua equipe comercial não seja impactada negativamente por essa lei. Afinal, ela alterou diversas regras sobre a prospecção de leads e a busca por clientes em potencial: não existe mais “comprar” base de clientes ou acionar clientes que nunca ouviram falar sobre a sua marca.

Mas, calma, nem tudo está perdido! É possível utilizá-la a seu favor e entregar uma experiência do cliente personalizada e memorável.

Continue a leitura e aprenda o que é LGPD, como funciona, quais dados são e não são protegidos por ela e como adequar o uso do CRM às novas leis. 

O que é LGPD?

A LGPD é uma sigla que significa Lei Geral de Proteção de Dados. É uma lei do Brasil, que entrou em vigor em 2020 e determina regras e normas para o uso de dados pessoais e sensíveis de pessoas físicas e jurídicas por empresas públicas e privadas no país.

De acordo com a Lei nº 13.709/2018, os dados pessoais incluem todas as informações associadas à pessoa, como nome, RG, CPF, passaporte, telefone, endereço e e-mail.

Já os dados sensíveis são classificados aqueles que definem o indivíduo e podem gerar discriminação, como informações sobre etnia, religião, condições de saúde ou vida sexual, genética ou biometria e filiação a sindicatos.

E são justamente esses dados que são coletados no software de CRM. Por isso, continue lendo e saiba o que rever na sua estratégia de vendas e marketing!

Leia o texto da Lei Geral de Proteção de Dados na íntegra!

O que é LGPD nas empresas?

A Lei Geral de Proteção de Dados nas empresas privadas e públicas é uma lei brasileira que determina um conjunto de normas e regras que devem ser seguidas por todos os seus colaboradores, especialmente os que têm contato direto com dados pessoais e sensíveis de leads e clientes.

Ela determina como as empresas devem agir em relação à coleta, ao armazenamento, ao uso e ao compartilhamento de dados da base de clientes. E mais: oferece padrões elevados de segurança e transparência por conta das organizações públicas e privadas.

Caso as regras sejam descumpridas, há aplicação de multas de até 2% do lucro líquido, alcançando até R$50 milhões por penalidade. E mais: a empresa tem seu nome divulgado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o que gera impactos significativos à sua reputação.

E foi justamente um escândalo entre o uso incorreto de dados por organizações que inspirou a criação dessa lei. Lembra quando os dados do Facebook foram usados sem consentimento pela Cambridge Analytic para criar campanhas eleitorais nos EUA em 2016?

Pois é. Após essa situação, todo o mundo começou a se preocupar com a privacidade e segurança das informações fornecidas de modo online e físico.

Leia também: LGPD: como as novas leis de proteção de dados podem afetar sua captação de prospects

Como funciona o sistema LGPD?

O sistema LGPD funciona de acordo com as suas dez bases legais que definem como serão tratados os dados pessoais no meio físico e digital. Elas não possuem dependências entre si e nem predominância. Logo, é necessário cumprir todas elas para acertar nas estratégias comerciais!

Confira a seguir quais são os dez princípios legais da Lei Geral de Proteção de Dados.

  1. Finalidade: usar os dados com objetivos legítimos, específicos, explícitos e com consentimento do titular, sem alterar a finalidade depois.
  2. Adequação: seguir o combinado com o titular e de acordo com o contexto do tratamento dos dados.
  3. Necessidade: limitar o tratamento ao mínimo necessário para atingir o objetivo desejado com o uso das informações.
  4. Livre acesso: os titulares precisam consultar facilmente e modo gratuito como seus dados são utilizados pela empresa e como funciona a sua política de segurança e privacidade.
  5. Qualidade dos dados: dar garantia aos titulares sobre a necessidade do uso de seus dados e a finalidade do tratamento.
  6. Transparência: fornecer informações claras, precisas e acessíveis sobre a realização do uso de dados e seus agentes de tratamento, sem precisar compartilhar segredos comerciais e industriais.
  7. Segurança: usar medidas técnicas e administrativas para garantir a proteção de dados da empresa e evitar invasões no sistema.
  8. Prevenção: adotar práticas que previnem situações danosas ao uso de dados dos clientes.
  9. Não discriminação: proibição total de usar os dados para discriminar ou abusar ilicitamente de outra pessoa.
  10. Responsabilização e prestação de contas: deve-se aplicar medidas que garantem o cumprimento das normas e a sua eficácia. O agente que manipula as informações precisa comprovar o seu uso correto.

Quais dados não são protegidos pela LGPD?

Os dados não protegidos pela LGPD são os com “fins exclusivamente jornalísticos ou artísticos, de segurança pública, de defesa nacional, de segurança do Estado e de investigação e repressão de infrações penais e os realizados por pessoa natural para fins exclusivamente particulares e não econômicos”.

Além desses, destacamos que essa lei não se aplica quando os dados são provenientes de outro país e não são compartilhados com empresas em território brasileiro.

Continue aprendendo: Comprar leads vale a pena? Quais as alternativas?

Como funciona a LGPD no CRM?

A LGPD no CRM é essencial para garantir a segurança dos dados coletados pelo sistema e do uso por vendedores, profissionais de marketing e agentes de atendimento. O CRM precisa obedecer à lei e oferecer mecanismos que ajudem a proteger as informações contra vazamentos e seu compartilhamento inadequado com outras empresas.

Ou seja: o acesso ao CRM é apenas por autorização.

O que queremos dizer é que a aplicação integral da LGPD no CRM garante muito mais segurança à qualquer organização do que o uso de várias planilhas ou fichas de papel.

Além disso, o software de Gestão do Relacionamento com Clientes deixa registrado quem alterou determinada informação e quando. Isto é, é muito fácil descobrir quem acessou dados de determinados clientes.

Quando o sistema de LGPD é seguido à risca e o tratamento de dados é feito de forma transparente, há uma melhor construção de relacionamento com o lead e cliente, mostrando credibilidade, lealdade e confiança.

Como adequar o CRM a LGPD?

Há algumas medidas que devem ser adotadas para aplicar a Lei Geral de Proteção de Dados nas estratégias comerciais e de marketing com o uso do CRM. Veja quais são as principais:

  • todos os leads e clientes devem autorizar o uso de seus dados de acordo com a política de privacidade compartilhada pela empresa;
  • o público precisa ter acesso a todos os seus dados, podendo alterá-los quando quiser.
  • a organização tem que justificar o uso dos dados dos clientes;
  • o envio de e-mail marketing precisa ser autorizado pelo cliente cadastrado;
  • o armazenamento de dados deve ser apenas daqueles que são pertinentes à empresa;
  • consultar periodicamente a equipe jurídica sobre as alterações nas permissões e usos de dados da companhia.

Por isso, ressaltamos: nunca colete e utilize dados que não foram liberados pelo lead ou cliente.

Agora que você já sabe o que é LGPD nas empresas, crie estratégias comerciais e de marketing com o uso do sistema de CRM de Agendor, que é 100% seguro e segue as diretrizes exigidas por essa lei.

Faça uma demonstração gratuita e potencialize a sua gestão de clientes!