Você sabe o que é e como personalizar o atendimento ao cliente?

Em negociações no mercado B2B, um atendimento personalizado faz toda a diferença na conversão e fidelização de clientes. Conseguir identificar as demandas de cada um deles e oferecer soluções sob medida tende a impactar positivamente os resultados da sua empresa.

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Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você possa entender melhor o que é atendimento personalizado e quais técnicas de atendimento personalizado você pode implementar para que a sua empresa se destaque da concorrência e mantenha seus clientes satisfeitos.

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O que é atendimento personalizado?

Confira esta definição:

Podemos definir o que é atendimento personalizado como um conjunto de técnicas que têm como objetivo fazer com que o cliente se sinta único e especial.

Esse tipo de atendimento diferenciado ao cliente agrega valor à empresa e contribui para que os clientes prefiram sempre fechar negócio com você em vez de irem para concorrência.

Atender de maneira personalizada significa identificar e compreender as necessidades do cliente e adaptar suas soluções às expectativas específicas de cada um deles ou de segmentos de clientes.

Além disso, a linguagem, a forma de tratamento, os canais de comunicação e as ações da empresa também precisam ser adaptadas para cada cliente.

Saiba mais: Como melhorar o atendimento ao cliente e reter sua confiança

Um atendimento personalizado demanda um bom follow-up. Condira este vídeos com dias, de nosso canal no youtube:

Veja mais: O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up

5 técnicas de atendimento personalizado

Bom, agora que você já sabe o que é atendimento personalizado, fica a pergunta: como personalizar o atendimento ao cliente de forma prática e efetiva?

Para responder essa questão, separamos aqui 5 ótimas técnicas de atendimento personalizado ao cliente para você implementar na sua empresa.

1 – Crie um banco de dados para seus clientes

Não há como personalizar o atendimento se você não conhecer bem os seus clientes. Por isso, manter um banco de dados atualizado com informações relevantes de cada cliente é essencial.

Solicitações, reclamações, compras anteriores, frequência do contato, valor médio das compras e histórico de outros atendimentos são exemplos de informações que não podem faltar no seu banco de dados dos clientes.

Um bom software de CRM pode te ajudar a fazer essa gestão. Esse tipo de plataforma é capaz de fazer o cruzamento dos dados mais relevantes sobre os seus clientes e, assim, identificar padrões comportamentais.

Dessa forma, fica mais fácil oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente, baseado em características e necessidades específicas. Assim, você pode definir ações focadas em segmentos de clientes com mais assertividade, oferecendo os produtos certos, pelo preço certo, na hora certa para os clientes certos.

Isso é personalizar o atendimento!

DICA: Como usar um software de cadastro de clientes com sucesso?

2 – Construa um relacionamento com seus clientes

Tão importante quanto oferecer as soluções certas no momento certo é se fazer presente na vida do cliente entre uma compra e outra. Ou seja, não deixe de manter contato com o cliente após ele fechar negócio com você.

Envie e-mails ou kits personalizados para lembrar o cliente de que você não se esqueceu dele; interaja com o cliente nas redes sociais; convide o cliente para eventos, promoções e sorteios da sua empresa, faça pesquisas de satisfação de clientes.

Esses são apenas alguns exemplos de boas práticas que você pode seguir para a construção de relacionamento com seus clientes.

A intenção é se manter presente e não deixar que os clientes esqueçam da sua empresa, lembrando dela de maneira positiva.

Confira estas dicas de como promover um bom relacionamento com seus clientes:

3 – Interaja de maneira humanizada

Apesar de estarmos falando de atendimento B2B, é bom lembrar que existem pessoas nas duas pontas. Logo, por que não interagir com a empresa-cliente de maneira mais humanizada, não é mesmo?

Nesse sentido, não se prenda muito a formalidades e burocracias. Marque reuniões em lugares mais descontraídos, demonstre bom humor nas suas interações. Isso contribui para que o cliente se sinta mais à vontade para fechar negócio com a sua empresa.

4 – Proporcione certas exclusividades para cada cliente

Lembra que lá no começo deste artigo a gente falou que o atendimento humanizado tem como uma de suas preocupações fazer com que o cliente se sinta único e especial?

Pois bem. Uma boa forma de fazer isso é oferecer a ele certas exclusividades. Ou seja, algo que foi feito somente para ele, sob medida, que ninguém mais tem.

Produtos e condições de pagamento exclusivas, brindes e lançamentos de produtos antecipados são alguns exemplos de estratégias que podem ser aplicadas.

5 – Invista no treinamento das equipes de atendimento

Para oferecer um atendimento personalizado, é fundamental que as equipes saibam como fazê-lo. Promova palestras e minicursos aos profissionais que atuam diretamente com os clientes para que eles saibam quais técnicas devem ser utilizadas a fim de personalizar o atendimento.

Agora que você já sabe mais sobre atendimento personalizado, que tal colocar em prática as técnicas que citamos aqui? Temos certeza de que elas ajudarão o seu negócio a se destacar no mercado.

Não sabe que treinamento sua equipe precisa? Então, confira mais esta apresentação de slides:

Veja mais: Como montar um treinamento de vendas: é preciso dar um show?

Além de personalizar, existem diversas outras maneiras de fazer um atendimento que fideliza seus clientes. Se você quer dominar esse assunto, então baixe nosso kit gratuito: KIT – Atendimento ao Cliente de Alta Performance