A área de Customer Success Operations ainda não é de amplo conhecimento das empresas, pelo menos aqui no Brasil. Você já ouviu falar? 

O CS Ops surge da necessidade de operacionalizar as estratégias voltadas ao sucesso do cliente quando estas passam a ganhar significativa escalabilidade.

A necessidade de uma análise de dados e de processos mais criteriosa e em grande escala faz do CS Ops algo indispensável para a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria, levando a uma maior eficiência das operações.

Para que você entender melhor sobre essa temática, elaboramos este conteúdo que vai explicar:

  • O que é Customer Success Operations?
  • Quando é necessário implementar a área de CS Ops?
  • Como o Customer Operations pode ajudar a área de sucesso do cliente?
  • Como identificar bons profissionais para o time de CS Ops?

Leia também: O que é Customer Success e seus 4 principais desafios

CS Ops: o que é Customer Success Operations?

A área de Customer Operations é, basicamente, a responsável pela execução das estratégias direcionadas à garantia do sucesso do cliente.

O CS Ops faz a análise de dados dos clientes e dos processos de Customer Success a fim de identificar falhas, controlar os riscos e encontrar soluções para otimizar os resultados das estratégias.

A área de CS Ops funciona como uma subdivisão do setor de Customer Success e tem como foco colocar em prática diariamente as ações que têm como objetivo fazer com que o cliente seja bem sucedido em sua experiência com a marca.

Além disso, os profissionais do time de Customer Operations é que vão mensurar e avaliar os principais indicadores de desempenho.

Leia mais: Os 7 mais importantes KPIs de customer success

Um pós-vendas de qualidade é um fator determinante para o sucesso de seus clientes ao usarem suas soluções. Confira algumas dicas para fazer isso com excelência:

técnicas de pós-vendas infalíveis

Quando é necessário implementar a área de CS Ops?

O momento mais indicado para implementação de um CS Ops é quando o setor de Customer Success já está bem desenvolvido e passa a ganhar escalabilidade.

Quando o time de CS passa a acumular muitas funções, o “peso” das operações passa a ser transferido para os profissionais de CS Ops. Este, então, passa a ficar dedicado à implementação e atualização de processos e à gestão de dados e informações dos clientes.

Veja também: Customer success em SaaS: o que é e 6 dicas de KPIs para acompanhar o desempenho das estratégias de sucesso do cliente

Atendimento ao cliente e customer success estão intimamente ligados. Em muitos casos, isso é feito por telefone, uma mídia mais pessoal e próxima do cliente. Veja como melhorar seu atendimento por telefone neste infográfico:

6 técnicas de atendimento ao cliente por telefone

E se quiser mais algumas dicas, confira este vídeo:

Como o CS Ops pode ajudar a área de sucesso do cliente?

Uma equipe de Customer Success Operations pode favorecer a área de sucesso do cliente de maneira significativa.

Confira 3 excelentes motivos para implementar o CS Ops na sua empresa.

1. Foco na inteligência de dados

Com um time de Customer Success Operations, é possível se dedicar melhor à inteligência de dados, especialmente quando a área de sucesso do cliente começa a escalar.

A partir da instauração do CS Ops, consegue-se aproveitar melhor o potencial dos dados e utilizá-los para aprimorar as estratégias de CS e obter insights valiosos.

DICA: para ter dados sobre clientes e vendedores sempre à mão, confiáveis e atualizados, use um sistema de CRM, veja como pode ser prático:

2. Fluxos de trabalho mais eficientes

Ao implementar uma área Customer Success Operations, aumenta-se a eficiência dos fluxos de trabalho em CS.

Os profissionais de CS Ops estarão dedicados a identificar problemas e redundâncias e apontar oportunidades de melhoria dos processos.

3. Construção de relacionamentos mais sólidos e duradouros com os clientes

A partir de uma equipe dedicada às operações de Customer Success, consegue-se promover análises mais completas sobre as necessidades, expectativas e comportamento dos clientes.

Assim, fica mais fácil promover experiências marcantes e positivas e construir relacionamentos mais duradouros com os clientes.

Veja mais: Fidelização e satisfação do cliente: como o customer success pode ajudar nessa missão?

Como identificar bons profissionais para a área de CS Ops?

Se você tem interesse em montar um time de CS Ops, é importante se atentar a algumas características dos profissionais que vão compor a equipe. São elas:

  • Experiência em funções analíticas e com foco no cliente;
  • Habilidade para analisar dados e criar relatórios;
  • Identificar padrões;
  • Estabelecer prioridades;
  • Lidar com problemas de média e alta complexidade;
  • Identificar soluções práticas e ágeis;
  • Praticar a escuta ativa;
  • Capacidade de esquematizar processos escaláveis;
  • Criatividade;
  • Proatividade;
  • Facilidade para se expressar com clareza e traduzir os dados analisados.

Saiba mais: O atendimento B2B mudou: conheça as 5 etapas para garantir o sucesso do negócio do cliente

Bom, agora que você já conhece mais sobre CS Ops, que tal implementar essa área do Customer Success na sua empresa?

Quem trabalha com EaD precisa garantir uma boa taxa de sucesso de seus clientes, para que se mantenham engajados nos cursos ou voltem a se matricular em novas aulas. Por isso, se você trabalha nessa área de atuação, baixe nosso ebook gratuito com dicas fundamentais: Customer Success em EAD - Venda mais e retenha clientes investindo em um atendimento de qualidade