A gestão do atendimento B2B mudou. E muito.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O atendimento B2B é um serviço oferecido por uma empresa com o objetivo de fornecer suporte e assistência a outras empresas, tanto clientes existentes quanto prospects.
  • O processo de atendimento deve garantir que as necessidades e expectativas das empresas sejam completamente atendidas por meio de uma interação positiva e satisfatória.
  • É preciso ensinar seu cliente a trabalhar com seus produtos ou serviços. Para isso, é recomendável ter um processo de pós-vendas ou onboarding de clientes estruturados.
  • Pesquisas de satisfação, atendimento proativo e visitas técnicas ajudam a acompanhar a experiência do cliente se ele está realmente se beneficiando de seus produtos e serviços.
  • Além disso, você também pode ficar de olho em chamados e feedbacks feitos diretamente aos seus canais de atendimento. Saiba como utilizar os feedbacks em: Guia prático | Como transformar o feedback dos clientes em vendas

Hoje, o atendimento B2B reativo, em que se atende a chamados do cliente para resolver problemas, não é mais suficiente. Esperar que seu cliente reclame para só então satisfazer suas necessidades é uma postura ultrapassada.

Você deve se antecipar a isso e correr para solucionar qualquer demanda dele antes mesmo que ele peça.

Como fazer isso?

O chamado customer success, ou sucesso do cliente, é uma postura que visa garantir que o negócio do seu cliente consiga extrair o máximo de resultados que sua solução pode proporcionar a ele.

Assim, vai perceber um grande valor nela e estará disposto a permanecer fiel à sua empresa.

Neste post, você vai ver algumas dicas de como fazer o atendimento B2B e implantar uma cultura de sucesso do cliente em sua empresa.

Antes, confira estas outras dicas de atendimento ao cliente:

Como melhorar o atendimento ao cliente e reter sua confiança from Agendor

Leia também: 6 técnicas de vendas e atendimento que trazem resultados

O que é atendimento B2B?

O atendimento B2B é um serviço oferecido por uma empresa com o objetivo de fornecer suporte e assistência a outras empresas, tanto clientes existentes quanto potenciais clientes. Nesse contexto, o atendimento B2B deve garantir que as necessidades das empresas sejam completamente atendidas por meio de uma interação positiva e satisfatória.

Assim como no atendimento ao cliente convencional, o atendimento B2B pode ser disponibilizado por meio de uma variedade de canais, adaptados às necessidades e preferências das empresas. 

Esses canais podem incluir:

  • telefone;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • WhatsApp;
  • atendimento presencial;
  • chatbot;
  • entre outros.

Ficou claro o que é atendimento B2B?

Se sim, conheça, a seguir, o conceito de customer success.

E se você quiser desvendar o conceito de vendas B2B para ampliar seus conhecimentos neste segmento, não deixe de conferir nosso artigo: Vendas B2B: 19 dicas para vencer no business to business

O novo atendimento ao cliente B2B: o que é customer success?

Se sua solução não entregar valor ao cliente, ele desistirá dela. E para evitar essa perda, você precisa se certificar de que ele está tirando o melhor proveito do que sua empresa oferece.

Por isso, se ele não estiver utilizando corretamente os seus produtos ou serviços, você precisará ensiná-lo a fazer isso.

Sim, essa passa a ser mais uma responsabilidade de quem faz vendas B2B.

Confira 5 passos que vão ajudar você a colocar em prática os conceitos sobre o que é atendimento ao cliente B2B.

Saiba mais: Churn Rate: sinal de alerta para a perda de clientes

1- Venda só para quem realmente precisa de você

Não se iluda: fechar uma venda forçada para um cliente que, na verdade, não precisava de seu produto ou serviços é um erro. Além de eticamente duvidoso.

Você tem muito a perder com essa prática.

Para começar, o cliente pode desistir da compra antes de ter pago todas as parcelas, por exemplo, o que significa que essas entradas não ocorrerão.

Além disso, muitas vezes, existe um custo de retirada da solução, que você terá que arcar.

Por fim, o mais grave: esse cliente pode passar a fazer críticas e difamar sua empresa no mercado.

Hoje, com a abrangência das mídias sociais, é bastante grande o risco de uma venda mal feita se transformar em um “case viral” que vai afetar gravemente sua marca.

Por isso, antes de vender algo que talvez não seja exatamente o que seu cliente precisa, pense duas ou três vezes.

Veja também 6 dicas bônus para melhorar o atendimento ao cliente:

2- Faça o onboarding de clientes

Muito bem. Você fez a venda consultiva com perfeição e tem certeza de que seu cliente se beneficiará muito de seu produto ou serviço.

Mas ele sabe usá-lo corretamente?

Vai tirar o máximo proveito da solução que sua empresa fornece?

Pois é: você precisa ensinar seu cliente a trabalhar com seus produtos ou serviços. Isso faz parte do atendimento B2B, o que é também uma prática de gestão do relacionamento B2B. Treine a equipe dele.

E isso pode ser feito de uma forma organizada, por meio de um processo definido, o chamado onboarding de clientes. 

Ele pode incluir até visitas ao seu negócio, ou a outros clientes, assim como palestras, treinamentos, acesso a um EAD (ensino a distância) e tudo mais que puder fazer seu cliente tirar os melhores resultados do que comprou, o quanto antes.

Aproveite e conheça mais 5 técnicas de pós-vendas infalíveis:

3- Monitore o uso de sua solução

Agora, é preciso ficar de olho e saber se o cliente realmente está fazendo o seu melhor.

Quem trabalha com softwares SaaS (acessados pela nuvem e fornecidos como serviços pagos mensalmente) pode saber se o cliente está usando corretamente as funcionalidades do sistema.

E, se perceber que não, já entra em contato com o cliente.

Mas quem vende equipamentos ou matérias-primas, por exemplo, não consegue fazer isso tão facilmente. Por isso, será preciso utilizar outras formas de acompanhamento, como:

  • pesquisas de satisfação;
  • atendimento proativo;
  • guias e materiais de apoio;
  • visitas técnicas.

4- Faça pesquisas de satisfação

Se a tecnologia permite fazer pesquisas online com baixo custo, precisão e agilidade, por que não fazer isso com seus clientes?

Google Forms, Typeform e MindMiners são algumas das plataformas para realizar pesquisas online que você pode usar até gratuitamente.

Fazer pesquisas de satisfação regularmente é uma forma prática de descobrir se seu cliente está percebendo valor em seus produtos ou serviços.

Além disso, você também pode ficar de olho em chamados e feedbacks feitos diretamente aos seus canais de atendimento. Se um cliente começar a ter muitos problemas, é hora de fazer uma visita e ajudá-lo a operar a solução com mais eficiência.

DICA: Questionário sobre fidelização de clientes: defina objetivos claros

5- Crie um banco de boas-práticas e treine seus clientes

Estude seus clientes de maior sucesso e descubra como eles usam os produtos ou serviços que sua empresa fornece a eles.

Colecione cases e crie um manual de boas-práticas baseado no sucesso desses clientes e compartilhe com os demais.

Nada melhor que exemplos práticos de sucesso para ensinar os clientes a tirarem o melhor de suas soluções.

Conclusão: atender bem é fazer seu cliente atingir seus objetivos

As vantagens de fazer uma boa gestão de atendimento ao cliente B2B são muito grandes, principalmente quando se garante o seu sucesso.

Confira alguns dados:

Fonte: WA

O relacionamento B2B está baseado na confiança de seu cliente de que sua empresa está fazendo tudo que pode por ele.

E a maior prova disso é que ele está atingindo seus objetivos definidos em seu planejamento estratégico graças à solução que sua empresa fornece à ele.

Por isso, além do atendimento tradicional, focado em resolver problemas, pratique o atendimento proativo, o customer success. Você verá que essa é a melhor maneira de reter clientes e que suas vendas B2B também vão aumentar.

Veja mais: Como deve ser o atendimento ao cliente segundo especialistas

Quer mais dicas de atendimento B2B? Então, baixe nosso KIT gratuito: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente