Cerca de 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp como principal fonte de informação em relação às marcas. Isso significa que, quando os clientes precisam tirar alguma dúvida ou conhecer mais sobre um produto ou serviço, buscam por um número de WhatsApp disponível para serem atendidos.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O WhatsApp é utilizado por 76% dos brasileiros para buscar informações sobre as empresas e se relacionar com elas, sendo uma importante ferramenta de vendas.
  • Na comunicação com o cliente pelo WhatsApp, é preciso usar a automatização com cautela: o atendimento personalizado muda o jogo na hora de levar ao fechamento. 
  • Existem muitos tipos de mensagens de saudação para clientes por WhatsApp: saudação, prospecção de clientes, nutrição de leads, atendimento, entre outras. Criar modelos de mensagem auxilia os vendedores a ter uma rotina mais produtiva. 
  • O WhatsApp é uma excelente ferramenta para auxiliar vendas, mas uma gestão comercial de sucesso precisa contar com plataformas robustas para o gerenciamento de toda a área. Acesse o Checklist + Wiki: Como escolher ferramentas de vendas!

O atendimento ao cliente, por sua vez, deve ser o mais assertivo possível para aumentar as chances de converter esses contatos em venda.

Por isso, é preciso começar com o pé direito e enviar uma mensagem inicial que seja tão especial quanto o seu negócio.

Para te ajudar com isso, desenvolvemos 11 mensagens de saudação para clientes pelo WhatsApp prontas para você começar a utilizar já, e oferecer uma boa experiência ao cliente logo no início do seu contato. Continue a leitura!

Investir em um bom atendimento por WhatsApp vale a pena?

De acordo com um levantamento da Statista, 96% da população brasileira tem o WhatsApp como o canal preferido para enviar mensagens. E como você conferiu no dado anterior, 76% dessas pessoas buscam informações sobre uma empresa pelo WhatsApp.

Isso porque, não há como negar que o WhatsApp é o canal de comunicação com mais acessibilidade atualmente. A possibilidade de trocar mensagens instantâneas e enviar arquivos de diversos formatos otimiza a relação entre clientes e marcas.

Muitas vezes, quando um cliente não encontra uma empresa disponível por este aplicativo, pode se aborrecer por ter que recorrer a outros canais, o que pode influenciar diretamente na experiência do cliente e na percepção em relação à uma marca.

Além de tudo isso, o aplicativo do WhatsApp possui uma taxa de abertura de quase 100%. Nenhum outro canal de venda oferece uma taxa de abertura como essa. Ou seja: entrar em contato com possíveis clientes e encontrar novas oportunidades de venda nunca esteve tão acessível. Mas é preciso começar da forma certa e construir uma mensagem de saudação para cliente por WhatsApp que seja encantadora.

Confira também: Como vender pelo WhatsApp: continue com sua venda consultiva, afinal, só mudou a ferramenta!

Atenção ao automatizar as mensagens no WhatsApp!

O aplicativo WhatsApp Business oferece muitas funcionalidades que otimizam o trabalho dos operadores e vendedores. Dessa forma, podem se dedicar a oferecer um atendimento de alta qualidade.

Dentre as principais funcionalidades disponíveis, estão:

  • catálogo de produtos;
  • respostas rápidas;
  • etiquetas para categorizar contatos;
  • mensagem interativa;
  • pagamentos pela plataforma;
  • mensagens automáticas.

A mais utilizada delas são as mensagens automáticas. Principalmente quando utilizadas para o primeiro atendimento ao cliente. No entanto, essas mensagens automáticas não podem interromper a personalização nos atendimentos.

Na prática, isso quer dizer que você deve analisar a origem deste cliente, suas dúvidas e sua linguagem. Esses aspectos tornaram o atendimento mais harmônico e proporcionarão maior qualidade no contato e maior satisfação do cliente.

Lembre-se que, em tempos de chatbots atendidos por robôs, um atendimento humanizado é um grande diferencial.

Leita também: WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas

+ Dicas | Como ter sucesso em vendas:

11 mensagens de saudação para clientes por WhatsApp

Agora sim podemos colocar a mão na massa!

Com o que abordamos em mente, é hora de conferir as mensagens de saudação para clientes no WhatsApp que desenvolvemos para você.

Entretanto, nem sempre essas mensagens serão enviadas em um mesmo contexto. As mensagens de saudação para clientes por WhatsApp podem:

  • ser uma simples saudação;
  • ser direcionadas para leads capturados;
  • ser para vendas e prospecção;
  • sinalizar ausência;
  • conter um tempo de espera para atendimento;

A partir disso, vamos segmentar as mensagens. Assim, você poderá selecionar aquelas que possuem maior aderência com o seu modelo de negócio. Tudo pronto? Vamos lá?

Mensagem de saudação para clientes por WhatsApp simples

Essas mensagens são mais curtas e abertas a vários tipos de clientes. Normalmente, elas são mais superficiais e menos personalizadas. Veja só:

Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]! Meu nome é João. Como posso ajudá-lo?

Olá! Bem-vindo a [nome da empresa]! Ficamos felizes em atendê-lo. Para iniciarmos nosso atendimento, poderia nos dizer seu nome, por gentileza?

Bem-vindo a [nome da empresa]! Como podemos ajudá-lo?

Confira também: Frases sobre atendimento ao cliente que você precisa conhecer

Mensagens de saudação para leads capturados por WhatsApp 

As mensagens de saudação para clientes por WhatsApp também podem ser direcionadas para leads capturados. Para estes casos, veja como você pode iniciar uma conversa:

Olá, [nome do cliente]! Sou o Fernando, consultor do Agendor. Vi que você baixou nosso eBook sobre Gestão de Equipes e imaginei que este artigo poderia te interessar também, basta acessar este link. Qualquer dúvida, basta me acionar por aqui! Um abraço.

Olá, [nome do cliente]! Vimos que você assistiu ao nosso último Webinar sobre gestão comercial e foi muito bom poder contar com a sua presença! Imaginamos que você poderia estar interessado também neste eBook sobre Gestão comercial e CRM para continuar ampliando seu conhecimento. Se tiver alguma dúvida, é só nos chamar por aqui. Boa leitura!

Mensagens de saudação para clientes por WhatsApp para vendas e prospecção

As vendas por WhatsApp estão aumentando cada vez mais. Mas para converter essas conversas em vendas, é necessário enviar a mensagem de saudação para o cliente por WhatsApp certa! Confira:

Olá, [nome do cliente], tudo bem? Sou o [seu nome] da [nome da sua empresa] e encontrei o seu contato por [indicação, grupo do WhatsApp, LinkedIn…]. Vi que você se interessou por [o que sua empresa e o cliente têm em comum]. Aqui na [nome da sua empresa] oferecemos [produto ou serviço] que pode trazer [benefícios para o cliente]. O que acha de conversarmos sobre como a [nome da sua empresa] pode ajudar a [nome da empresa do cliente] a [ganho em relação ao produto], no dia [data] às [horário]?

Olá, [nome do cliente]! Tudo bem? Aqui é o [seu nome] da [nome da sua empresa], uma empresa que [soluções que sua empresa oferece]. O que acha de agendarmos uma conversa para falarmos mais sobre como a [nome da empresa] pode fazer isso pela [nome da empresa do cliente] também?

Leia também: Processo de atendimento ao cliente: 7 etapas para garantir a satisfação e solucionar problemas com eficácia

Mensagens de saudação para clientes por WhatsApp para sinalizar ausência

Nem sempre estamos disponíveis quando um cliente nos aciona. Podemos estar em uma reunião de equipe, ou o atendimento está sendo iniciado fora do horário comercial. De qualquer forma, é preciso sinalizar isso ao cliente. Veja como:

Olá! Bem-vindo a [nome da empresa]! Infelizmente não estamos disponíveis no momento. Nosso horário de atendimento é das [horário] às [horário]. Você pode deixar sua mensagem aqui, e responderemos assim que retornarmos. Um abraço!

Olá! Obrigado pelo contato. No momento o nosso time de atendimento não está disponível, pois estamos em [motivo da ausência]. Escreva sua mensagem, e retornaremos assim que possível. Um abraço!

Mensagens de saudação para clientes por WhatsApp com tempo de espera

Se for preciso, sinalize o cliente sobre o tempo de espera para que tenha retorno. Mas é crucial respeitar o tempo de espera divulgado, caso contrário, o cliente pode ficar incomodado.

Olá! Agradecemos o seu contato. Retornaremos sua mensagem em no máximo 5 minutos. Para adiantarmos, poderia nos dizer seu nome, por gentileza?

Olá, seja bem-vindo a [nome da empresa]! Responderemos sua mensagem em até 10 minutos. Obrigado por aguardar!

Basta entender qual delas está mais adequada para o atendimento que você oferece aos seus clientes e para o seu modelo de negócio. E então, é só cadastrá-las no seu WhatsApp e iniciar atendimentos com mais qualidades!

Quer aprender mais sobre atendimento ao cliente? Então baixe o nosso eBook gratuito: Como organizar atendimento ao cliente: 5 materiais TOP