A prospecção ativa é um dos maiores desafios para quem trabalha com vendas. Mas, com o uso correto de ferramentas como o cold mail, é possível conduzir melhor essa primeira etapa do processo comercial e obter excelentes resultados.

Se bem executada, a estratégia de envio de cold mails é capaz de despertar o interesse de potenciais clientes na sua proposta de valor e, futuramente, convencê-los a fechar negócio com você.

Neste artigo, você vai entender melhor tudo o que você precisa saber sobre o que é cold mail.

Continue a leitura para descobrir a diferença entre cold mail e e-mail marketing, os desafios dessa estratégia e 5 dicas de como elaborar bons cold mails para seus leads:

  • Personalize sua abordagem;
  • Não faça disparos em massa;
  • Não polua seus cold mails com imagens e links;
  • Estruture um fluxo de cadência;
  • Crie um assunto que chame a atenção do lead.

Leia também: Conquistando clientes por email: Tudo o que você precisa saber sobre cold email

O que é cold mail?

Podemos definir o que é cold mail como uma estratégia que consiste em enviar e-mails para potenciais clientes que, até então, não entraram em contato com a sua empresa.

A intenção é iniciar ativamente um contato com um prospect que, segundo critérios pré-estabelecidos, têm potencial para se interessarem por seu produto ou serviço e se tornarem clientes.

Leia mais: GUIA: como criar e-mail de prospecção de clientes

Cold mail é spam?

Essa é uma dúvida bastante comum. Apesar de muitas pessoas confundirem cold mail com spam, a resposta é: não, cold mail não é o mesmo que spam.

Os spams são mensagens disparadas em massa por e-mail. De conteúdo genérico, os e-mails considerados spams, em geral, possuem muitas imagens e links.

Já os cold mails apresentam uma abordagem mais personalizada e são encaminhados apenas para leads com reais chances de se interessarem pela solução que a empresa oferece.

Veja também: 3 exemplos de email de prospecção: conheça as melhores práticas!

Qual a diferença entre cold mail e e-mail marketing?

Também não é difícil observar certa confusão entre cold mail e e-mail marketing. A diferença entre essas estratégias é que enquanto as mensagens de cold mail são enviadas para contatos “frios”, o e-mail marketing é disparado para quem já conhece a empresa e autoriza o envio dessas mensagens.

Ainda sobre o e-mail marketing, ele é enviado para nutrir os leads com conteúdos ricos e qualificá-los.

Veja mais: Cold calling 2.0: como otimizar os resultados das suas “ligações frias”

Principais desafios do cold mail

A estratégia de envio de cold mail possui alguns desafios que valem a pena mencionarmos aqui. São eles:

  • O endereço de e-mail não existe;
  • O mesmo endereço abrange diferentes pessoas;
  • Identificar os tomadores de decisão.

Como fazer um cold mail?

Para que você possa ser bem sucedido na sua estratégia de cold mail e fazer com que seus leads não só abram as mensagens mas também respondam e aceitem dar continuidade ao relacionamento, trouxemos aqui 5 dicas valiosas.

1. Personalize sua abordagem

Quanto mais personalizada for a sua abordagem no cold mail, mais eficaz ele tende a ser. Pesquise sobre o lead e mostre que você sabe com quem está falando.

Além de usar o nome do destinatário, mencione informações sobre a empresa, o mercado em que ela atua e o cargo que o lead ocupa.

Com a personalização do cold mail, fica mais fácil gerar rapport e despertar o interesse dos leads.

Para sua personalização ficar mais efetiva, use técnicas de abordagem de vendas como estas:

2. Não faça disparos em massa

Outra dica para que a sua estratégia de cold mail dê certo é evitar fazer disparos em massa de uma mesma mensagem para vários contatos. Isso vai de encontro à nossa dica anterior.

3. Não polua seus cold mails com imagens e links

O uso excessivo de imagens e links direcionando o leitor para outras páginas da web deve ser evitado. Caso contrário, seu cold mail pode ser identificado como spam pelos servidores de e-mail.

Um elevator pitch é uma forma simples e objetiva de apresentar sua empresa, pode ser útil nessa hora, veja como funciona:

4. Estruture um fluxo de cadência

Estruturar um fluxo de cadência significa definir quantos cold mails serão disparados e com que intervalo de tempo. Dessa forma, você consegue organizar melhor sua estratégia e de fato criar uma conversa com seu potencial cliente.

5. Crie um assunto que chame a atenção do lead

O assunto do e-mail é determinante para captar a atenção do lead e fazer com que ele abra a mensagem.

Tendo isso em vista, algumas recomendações que você pode seguir na hora de criar o assunto são:

  • Seja direto e instigante;
  • Evite assuntos longos;
  • Faça uma pergunta;
  • Não use muitos pontos de exclamação;
  • Insira o nome do destinatário no assunto;
  • Estabeleça um senso de urgência;
  • Não coloque as palavras em CAIXA ALTA;
  • Fuja de termos como “Clique aqui” e “Não perca essa oportunidade”.

Confira em nosso blog: O que é cold calling e como utilizar essa técnica de prospecção?

Bom, agora que você já sabe mais sobre cold mail, invista nessa estratégia para prospectar melhor e gerar novas oportunidades de negócio.

Saiba mais: Prospectando e convertendo clientes com o uso do e-mail marketing

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