Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Em um mundo de disputas cada vez mais acirradas pelo potencial cliente, não basta seguir fórmulas ou copiar exemplos de e-mails de prospecção e esperar que isso traga o resultado desejado, isto é, uma resposta positiva do prospect.

Principais aprendizados deste artigo

  • A tática de prospectar por e-mail merece um olhar estratégico, pois ainda é uma das abordagens mais eficazes em Outbound Marketing e ajuda a acelerar vendas cadenciadamente. 
  • O e-mail de prospecção é uma ferramenta prática e menos invasiva para a primeira apresentação do seu negócio.
  • Frente à concorrência, é preciso combinar visual, mensagem e texto para um e-mail eficaz.
  • Procure entender bem o perfil do seu cliente e escreva mensagens personalizadas, caprichando na objetividade.
  • Faça uma chamada para ação amigável no e-mail de vendas, afinal, trata-se de uma venda consultiva e não agressiva.
  • O e-mail é uma ferramenta que, se usada com estratégia, ajuda a prospectar novos clientes e gerar leads qualificados.
  • Aprenda sobre como prospectar novos clientes e outras táticas no nosso guia gratuito!

Na verdade, o formato de abordagem comercial que usa e-mails de prospecção precisa ser tratado de maneira estratégica, para, assim, ser capaz de cumprir todo o seu potencial.

Em especial, essa ainda é uma das abordagens mais eficazes em Outbound Marketing, podendo acelerar vendas de forma cadenciada. Para isso, porém, é preciso acertar no formato e no texto!

Por esta razão, neste artigo, falamos sobre as melhores práticas para você criar seus próprios templates de e-mails de prospecção. Boa leitura e boas vendas!

Quando e como usar um e-mail de prospecção?

O e-mail de prospecção, também conhecido como cold e-mail — e-mail frio, em português —, é uma ferramenta importante da estratégia de Outbound Marketing. Neste modelo de vendas, sua empresa segmenta e aborda o potencial cliente proativamente, utilizando recursos como e-mail, telefone ou networking em eventos, por exemplo.

Em vendas consultivas do segmento B2B, o e-mail é particularmente valioso. Afinal, bem sabemos o quanto é difícil obter a atenção de um prospect ou, até mesmo, conseguir chegar até a pessoa certa em abordagens por telefone.

Posto isso, o e-mail é uma ferramenta de prospecção mais prática e menos invasiva para fazer a primeira apresentação do seu negócio. 

Obviamente, vale lembrar que sua empresa não é a única utilizando este modelo de abordagem. Basta pensar em quantos e-mails comerciais você recebeu nos últimos dias.

Então, para garantir que seu e-mail de prospecção de clientes se destaque entre tantos outros, ele precisa ser memorável. E ensinamos como fazer isso a seguir!

Como montar um e-mail de prospecção? As melhores práticas do mercado!

Primeiramente, é preciso saber que a anatomia do e-mail de prospecção combina três elementos principais:

  • visual;
  • mensagem;
  • texto. 

Quanto ao visual, busque deixá-lo o mais simples possível. Não utilize imagens desnecessárias, destaques de texto excessivos — como negrito, itálico ou cores vibrantes —, nem o torne muito extenso. 

Tenha em mente que os e-mails realmente eficazes são aqueles que podem ser lidos e entendidos rapidamente. E quanto à mensagem e ao texto? Esses, sim, são os elementos mais desafiadores do seu cold e-mail

Compreendeu qual é a anatomia do e-mail de prospecção? Então, aproveite para ver nossas dicas de como escrever um matador!

1. Capriche no texto

Muitos pensam que o conteúdo do e-mail de prospecção começa pelo texto da mensagem em si. Mas de que adianta um texto excelente se o leitor sequer abri-lo?

Logo, escolha um assunto atrativo e que desperte a curiosidade do seu potencial cliente. É importante, também, que ele tenha entre 20 e 40 caracteres. Por quê? Desta maneira, o título pode ser lido claramente, tanto pela tela do computador, quanto do celular. 

Dito isso, não há um manual que diga qual assunto colocar no e-mail, pois depende muito das soluções oferecidas pela empresa e da estratégia comercial. Contudo, existem dicas simples que ajudam a escolher corretamente, que são:

  • crie um assunto de e-mail personalizado;
  • insira números e porcentagens para chamar atenção;
  • desperte emoções logo no assunto do e-mail;
  • faça alguma pergunta relevante;
  • explore situações e eventos atuais;
  • use palavras-chave do seu negócio;
  • evite o uso de clichês.

2. Utilize mensagens-chave

Você conhece muito bem o perfil de cliente ideal e suas personas, certo? Nessa linha, já sabe quais são aquelas frases que realmente ajudam a converter!

Logo, empregue expressões utilizadas nas abordagens de vendas que demonstram que você entende o desafio do potencial cliente e, ainda, que geram algum tipo de identificação.

Use essas mensagens-chave em seus e-mails de prospecção, preferencialmente uma a cada mensagem que escrever, para ter força diante do contexto. 

3. Personalize a mensagem

Um dos maiores erros em vendas é utilizar o mesmo modelo de e-mail de prospecção para todas as abordagens. Pois é, o “copia e cola” não funciona. Afinal, o que queremos é engajar o potencial cliente diante de tantas mensagens que ele recebe em um único dia.

Entretanto, isso não significa que você precisa escrever suas mensagens uma a uma. Pelo contrário, o ideal é utilizar templates de e-mails de prospecção, deixando espaço para a tão valiosa personalização. 

Assim, você precisa apenas inserir as informações que coletou sobre o potencial cliente no modelo já pronto e enviar. Fácil, não é mesmo?

4. Faça um call to action amigável

Um e-mail de prospecção comercial não tem que ser um e-mail de venda agressiva. Lembre-se: estamos falando de vendas consultivas.

Pensando nisso, utilize call to actions — chamadas para ação — em suas mensagens, mantendo-as o mais amigáveis possível para seu potencial cliente. Sugira, não ordene.

5. Vá direto ao ponto

Apesar de o e-mail ser um modelo de comunicação que não nos impõe um limite de caracteres, não significa que você pode criar verdadeiras redações para apresentar seus produtos/serviços. 

Cabe lembrar que muitas das mensagens são lidas pelo celular e, como tal, precisam ser simples e objetivas. Portanto, vá direto ao ponto e evite escrever o próximo livro das Crônicas de Gelo e Fogo na abordagem comercial. 

6. Apresente você e sua empresa 

Quem nunca recebeu um e-mail de vendas no qual o representante comercial sequer explica quem é e a empresa para a qual trabalha? Por incrível que pareça, isso é bastante comum.

Não se esqueça de garantir que o potencial cliente saiba quem está escrevendo para ele e se apresente, seguindo estas dicas:

  • coloque as necessidades do prospect em foco;
  • faça uma apresentação sucinta sobre a empresa;
  • deixe claro como conseguiu o contato;
  • conquiste sua atenção nas primeiras linhas;
  • não enrole, vá sempre direto ao ponto;
  • gere valor e foque na solução de problemas;
  • apresente resultados que já tenha obtido;
  • use gatilhos mentais (com ética!);
  • conduza o possível cliente a uma decisão;
  • finalize o e-mail com seu nome, cargo e formas de contato.

7. Não fale tudo em um único e-mail

Sim, você tem muitas mensagens a entregar, muitos benefícios a apresentar. No entanto, falar sobre tudo isso em um único e-mail culmina em uma mensagem confusa e pouco atrativa para leitura.

Inclusive, no Outbound Marketing, é importante trabalhar com cadências de e-mail, que conduzam o potencial cliente até o fechamento de forma coerente. 

>>>> Aprenda mais: fluxo de cadência — o que é, para que serve e 7 dicas de como desenhar um 

Exemplos de e-mail de prospecção: veja alguns casos de sucesso!

Você já conhece as melhores práticas para escrever seus cold e-mails. Mas como fazer isso na prática? Bem, é importante ressaltar que não existe uma fórmula de sucesso pronta, com exemplos de e-mail de prospecção que funcionem para qualquer tipo de negócio. 

Na realidade, é vital entender profundamente seu perfil de cliente, a empresa e o mercado de atuação. Com isso em mente, existem alguns exemplos de abordagens que funcionam e podem ser adaptados para cada realidade.

Abaixo, listamos 5 deles, com diferentes contextos de envio. E, para construir estes modelos, utilizamos uma empresa fictícia, a Sweet Dreams, que fornece colchões para o setor hoteleiro. 

Todos os dados utilizados nas mensagens também são fictícios. Ah! E os itens que estão entre colchetes são o espaço para a personalização. Acompanhe!

1. Caso de sucesso

Olá, [nome do prospect]!

Tudo bem?

Me chamo [nome do vendedor] e trabalho na Sweet Dreams. Somos uma empresa de colchões especializada em hotelaria, com envio para todo o Brasil.

Escrevo pois temos um caso de sucesso em [cidade ou região do prospect] que gostaria de compartilhar com você. O Hotel [empresa da cidade ou região do prospect] reduziu os custos com higienização de colchões e estofados em R$ 70 mil por ano após utilizar a tecnologia impermeável Extra Clean. 

Podemos agendar uma conversa por telefone para que eu apresente mais detalhes sobre este e outros casos de sucesso de redução de custos no setor?

Tenho disponibilidade no dia [x], às [y] horas. Aguardo sua disponibilidade para seguirmos.

Abraços,

[Assinatura do vendedor]

2. Desafio do prospect

[Nome do prospect], tudo bem?

Sou [nome do vendedor] e faço parte da Sweet Dreams, empresa especializada em colchões para hotelaria.

Vi que, recentemente, você acessou nosso material sobre conforto como fator de sucesso para os hóspedes retornarem após a primeira estadia. Você sabia que a má qualidade do colchão é responsável por 76% das reclamações negativas em sites de reservas e também pode influenciar negativamente novas vendas?

Por isso, gostaria de apresentar para o [nome do hotel] algumas das tecnologias mais avançadas para colchões, que certamente podem contribuir para a satisfação dos seus hóspedes.

Qual o melhor dia e horário para conversarmos?

Atenciosamente,

[Assinatura do vendedor]

3. Contato em comum

Prezado [nome do prospect], tudo bem?

Escrevo por indicação do Sr. [nome da indicação], membro da Associação Hoteleira de [cidade ou região do prospect]. Me chamo [nome do vendedor] e represento a Sweet Dreams, líder em conforto para colchões no setor de hospitalidade.

Fechamos uma parceria com a Associação Hoteleira e o Sr. [nome da indicação] me recomendou fortemente que conversasse com você a respeito do objetivo do [nome do hotel] em ser reconhecido como um dos melhores hotéis da região.

Acredito que possa ajudá-lo! Vamos conversar a respeito em uma reunião? Tenho disponibilidade para visitá-lo no dia [x]. É possível?

Até lá!

[Assinatura do vendedor]

4. Gatilho de prova social

Olá, [Nome do lead]. Tudo bem?

Eu estava navegando no LinkedIn e encontrei o perfil da sua empresa. Fiquei impressionado com as recentes conquistas da [Nome do hotel] e decidi entrar em contato para compartilhar como a Sweet Dreams tem ajudado outros hotéis a reter 15% mais hóspedes em poucos meses.

Acredito que nossos colchões podem fazer toda a diferença na experiência dos seus hóspedes e gostaria de agendar uma conversa para compartilhar mais detalhes. 

Caso tenha interesse, podemos agendar um horário!

Fico no aguardo do seu retorno.

Atenciosamente, 

[Assinatura do vendedor]

5. Técnica PAS (Problema — Agitar — Solução)

Olá, [Nome do lead]! Tudo bem?

Estou conversando com alguns gerentes de hotel em São Paulo e não pude deixar de falar com você.

Em minhas conversas, percebo que uma grande dor do seu segmento é proporcionar uma noite de sono acima da média para os hóspedes. Quando isso não acontece, o hotel pode sofrer com:

  • reclamações;
  • hóspedes detratores;
  • baixa taxa de retorno.

Esse cenário pode ser revertido utilizando os colchões certos, que [cite os benefícios e ganhos que o hotel encontra nos colchões].

Como você lida com isso no [nome do hotel do lead]?

Podemos bater um papo sobre isso?

Atenciosamente, 

[Assinatura do vendedor]

Quais outros contextos você pode utilizar em um e-mail de prospecção?

Apresentamos 5 exemplos de e-mail de prospecção para contextos distintos, que determinam o tom da mensagem e o call to action a ser feito. Para variar os elementos que usa, confira outros contextos que podem ser utilizados nas abordagens:

  • envio de conteúdo;
  • participação em evento;
  • elogio a alguma conquista do prospect;
  • apresentação de novo contato comercial;
  • novidade no produto ou serviço.

Crie seu próprio template de e-mail de prospecção!

O e-mail de prospecção é uma ferramenta poderosa para acelerar os resultados com Outbound Marketing. Com um bom contexto, mensagens-chave assertivas e uma abordagem bem escrita, você consegue engajar o potencial cliente e levá-lo para a conexão pessoal, marcando uma reunião presencial ou por telefone. 

Por sinal, para enviar e-mails que realmente funcionam, é preciso ir além dos modelos prontos. Colete as melhores práticas do mercado e construa seus próprios templates de mensagens que vão conquistar seu prospect já no primeiro contato!

E, se você busca as melhores práticas para aprimorar a prospecção de novos clientes, aproveite para conhecer nosso curso online Gestão em Prospecção B2B

São 20h de muito conteúdo rico, 4 cursos com certificados, 48 videoaulas, aulas práticas com uso do CRM, 8h de atividades práticas e, ainda, planilhas e templates prontos! Está esperando o que para se tornar um gestor de destaque na empresa? 

Inscreva-se agora e aproveite!