Uma boa projeção de vendas possibilita às empresas estimar o volume de receita a ser adquirido pelo negócio em um prazo pré-determinado. Dessa forma, é possível organizar as estratégias financeiras e fazer investimentos com muito mais segurança. 

Mas, afinal, como fazer uma projeção de vendas assertiva? Continue a leitura e descubra esta e outras respostas sobre o tema: 

  1. O que é uma projeção de vendas?
  2. Para que serve a previsão de vendas?
  3. Como fazer a projeção de vendas de uma empresa?
  4. Como calcular a projeção de vendas? 
  5. Quais são os métodos de previsão de vendas?
  6. Quais as ferramentas usadas para fazer projeção de vendas?

Boa leitura! 

1. O que é uma projeção de vendas?

Projeção de vendas é o ato de planejar ou projetar o montante recebido como receita pela empresa a partir de suas vendas. Em geral, o período analisado na projeção de vendas é de um ano, podendo apresentar quebras mensais, trimestrais e semestrais para facilitar a análise de resultados e, a partir deles, as decisões de negócio. 

A projeção de vendas também é conhecida, em algumas empresas, como: 

  • planejamento de vendas;
  • previsão de receita;
  • orçamento de vendas;
  • projeção de orçamento;
  • forecast de vendas. 

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2. Para que serve a previsão de vendas?

A previsão de vendas serve para nortear tomadas de decisão na empresa. 

Dizemos, inclusive, que a previsão de vendas é a raiz para um bom planejamento de negócio. Isso porque, com base na estimativa de receitas obtidas no negócio, é possível calcular a viabilidade de investimentos ou a necessidade de cortes.

Por ser uma ferramenta global, a previsão de vendas serve como guia para diversos setores, do financeiro ao RH.  

Citando apenas alguns exemplos, a previsão de vendas ajuda a definir:

  • Quantos funcionários podem ser contratados ou precisam ser demitidos
  • Se há viabilidade de investir em expansão (desenvolvimento de novos produtos, mudança para um maior escritório, abertura de filiais, etc)
  • O quanto será pago em comissões, bônus, programas de participação em lucro, dividendos, entre outros
  • Se será viável investir em novas tecnologias ou, ao contrário, se será necessário realizar cortes
  • E praticamente qualquer outra decisão do negócio!

3. Como fazer a projeção de vendas de uma empresa?

O passo a passo para fazer a projeção de vendas de uma empresa deve seguir as seguintes etapas: 

  1. Acompanhar o histórico do negócio, incluindo o fluxo de caixa. Desta forma, será possível entender as tendências da empresa e trabalhar a projeção de forma realista;
  2. Considerar uma análise de contexto. A situação do mercado e da economia do país no qual a empresa está instalada podem interferir significativamente no volume de vendas previsto;
  3. Analisar o comportamento da concorrência para absorver tendências e evitar erros;
  4. Listar os eventos que geram maior volume de vendas no ano, como datas comemorativas e lançamentos; 
  5. Criar uma média a partir de todos os aspectos analisados anteriormente; 
  6. Acompanhar os resultados mês a mês e fazer ajustes conforme o necessário. 

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4. Como calcular a projeção de vendas?

Existem diferentes formas de calcular a projeção de vendas de uma empresa:

  • Mercado: baseia a previsão em uma análise comportamental do mercado;
  • Recursos: determina o volume de vendas de acordo com a capacidade de produção e venda da marca. 
  • Séries históricas: neste caso, as vendas futuras tem, como base, as vendas passadas;
  • Sazonalidade: considera datas de maior e menor volume de vendas (datas comemorativas, lançamentos etc). 

Após escolher qual será o critério-base para as projeções, é preciso:

  • estabelecer um objetivo de vendas (que pode ser numérico ou percentual);
  • diluir o objetivo ao longo do período analisado de forma realista (considerando variações do mercado e sazonalidades);
  • acompanhar a progressão de vendas do negócio com base nas previsões. 

5. Quais são os métodos de previsão de vendas?

Os 3 principais métodos de previsão de vendas são: 

Origem dos negócios

Neste método, indicado para empresas que utilizam múltiplos canais de prospecção de negócios, a previsão de vendas é calculada a partir da análise do desempenho de cada canal separadamente. 

Este método de previsão de vendas leva em consideração: 

  • Número total de leads por origem;
  • Valor total das negociações por origem;
  • Registro de negócios ganhos por origem.

A partir daí, a previsão de vendas é obtida a partir da equação:

Valor de venda médio por lead x número de negociações ativas no período considerado.

Perfil do negócio

Nesse método, são consideradas as características do negócio que aumentam ou reduzem suas chances de fechar vendas. A análise sob esta perspectiva é indicada para empresas com maturidade, que conhecem seus pontos fracos e fortes e que já possuem um PCI (Perfil de Cliente Ideal) determinado. 

Para a aplicação deste método, os seguintes dados são considerados:

  • Número de leads por características avaliadas;
  • Valor das negociações por característica;
  • Número de negócios ganhos por características.

O cálculo da previsão de vendas, neste caso, é feito com base na análise de performance de cada um dos grupos considerados

Estágio do funil

O terceiro método de previsão de vendas é a análise do estágio do funil de vendas. Aqui, são considerados o número total de negócios em cada estágio do funil de vendas e o valor total dos negócios em cada etapa para definir a previsão de vendas da empresa. 

Para fazer o cálculo da projeção de vendas, é preciso entender quantos negócios em cada etapa do funil de vendas foram considerados ganhos no período de tempo analisado. 

O cálculo para esta etapa é simples: 

Taxa de conversão = Número de negócios ganhos x 100 / Número de negócios em certo estágio do funil

Em seguida, é preciso somar o valor dos negócios ativos em cada etapa do seu funil de vendas, aplicando a taxa de conversão relativa ao estágio. Mais uma vez, é só aplicar uma simples regra de três:

Valor previsto = taxa de conversão x valor dos negócios em certo estágio do funil / 100

Entenda mais sobre cada um dos métodos de previsão de vendas neste artigo completo sobre o tema! 

6. Quais as ferramentas usadas para fazer projeção de vendas?

Atualmente, graças à evolução tecnológica, existem ferramentas que armazenam dados e ajudam a fazer a estimativa com mais assertividade. É o caso do software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente). Com a ajuda da ferramenta, é possível consultar o histórico de vendas anteriores e provisionar receita com base em contratos de médio e longo prazo. 

Veja como o Agendor pode ajudar a fazer sua projeção de vendas:

Sua gestão de vendas precisa ser baseada em dados!

Neste artigo, você conheceu o significado de projeção de vendas, como calcular este dado e seu impacto para toda a gestão do negócio. Depois da leitura, acredito que tenha ficado claro, ainda, o quanto é importante ter uma liderança comercial que seja baseada em dados e evidências.

Quanto mais você trabalhar com números e uma boa ferramenta de CRM para levantá-los, maior será sua assertividade nessa previsão para possibilitar que a empresa tome as melhores decisões!

Continue aprendendo sobre o assunto! Leia o material que preparamos sobre Como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa.