Atrair novos leads e convertê-los em clientes é o objetivo de todas as empresas. E existem diversas ferramentas que podem ajudar nessa jornada, sendo que o e-mail marketing de prospecção é uma delas.
Principais aprendizados deste artigo:
- O e-mail marketing de prospecção é uma estratégia que visa enviar e-mails para os potenciais clientes para atraí-los para a etapa inicial do funil de vendas da empresa.
- Para ter sucesso, você pode adotar diversas táticas, como o envio de cold mails, personalizar as mensagens, fazer uma chamada para ação intrigante e automatizar os processos para ter mais agilidade.
- Não basta estruturar uma campanha de e-mail marketing de prospecção e esperar os resultados caírem do céu. Para conquistar mesmo os clientes, também é preciso saber como elaborar um processo de vendas e cada uma de suas etapas.
- Para fazer isso, você sempre pode contar com um bom CRM de vendas. Por isso, indicamos começar a usar o Agendor hoje mesmo. Faça o seu cadastro GRATUITO!
Contudo, por que fazer prospecção por e-mail? Bem, porque os dados mostram que esse meio é efetivo.
Para você ter uma noção, pesquisas divulgadas pelo Porch Group Media mostram que 99% das pessoas verificam suas contas todos os dias e 60% dos clientes já fizeram uma compra após receber uma mensagem por e-mail.
Logo, sim, é válido usar e-mails marketing de prospecção para atrair mais clientes. E você, sabe como escrever a mensagem perfeita? Caso não, continue conosco, pois ensinamos as melhores técnicas para arrasar nas vendas!
O que é e-mail marketing de prospecção?
O termo prospecção, ao falar de negócios, se relaciona à etapa do funil de vendas que possui como principal objetivo o contato com os leads, ou seja, com aquelas pessoas que podem ser futuros clientes de uma empresa.
Logo, um e-mail marketing de prospecção é uma estratégia de marketing digital usada pelas empresas que consiste no envio de e-mails personalizados para clientes em potencial, com o objetivo de atrair a atenção deles para as soluções que o negócio oferece.
Simples, certo? Porém, para utilizar a ferramenta de maneira adequada e gerar resultados, é importante aplicar algumas técnicas que ajudam a potencializar os resultados. Veja a seguir como abordar um cliente por e-mail da maneira correta!
Como abordar um cliente por e-mail marketing de prospecção?
Para fazer uma boa prospecção por e-mail, é preciso que você:
- saiba para quem está enviando o e-mail;
- use o nome do remetente;
- use o cold mailing;
- abra com um título criativo;
- insira um bom CTA;
- automatize o processo.
Veja mais detalhes logo abaixo!
1. Saiba para quem está enviando o e-mail
Para iniciar o processo dos envios, é necessário que o destinatário esteja conforme o recebimento das comunicações de uma marca. Ou seja: é preciso ter realizado o opt-in, que nada mais é que a autorização do destinatário para receber conteúdos de uma determinada empresa em sua caixa de entrada.
Após ter aceitado o recebimento das comunicações, para segmentar os envios de e-mail de prospecção é necessário analisar os leads, através do seu software de CRM e gestão de contatos.
Com essa análise, você entende quais são os contatos mais potenciais, que merecem o tempo e atenção de uma empresa.
Para atrair possíveis clientes, cada vez mais qualificados e manter um relacionamento com eles, gerando uma possível conversão no futuro, é importante realizar ações de captação de leads, ou seja, de dados de possíveis clientes para prospectar por e-mail.
Existem diversas maneiras de fazer isso, seja por meio de campanhas de redes sociais, ou até mesmo pela disponibilização de um campo para a inscrição de dados dos usuários no site de uma empresa.
Após entender quais são os destinatários para a prospecção por e-mail e maneiras de captá-los, é importante utilizar formas potentes para realizar essa abordagem ao lead e uma delas é o cold mailing.
>>>> Aprenda mais em: conquistando clientes por e-mail — tudo o que você precisa saber sobre cold e-mail
Inclusive, se você ainda não usa um CRM, esta é a hora. O Agendor é o CRM de vendas nacional que tem tudo o que você precisa para aumentar suas vendas. Faça o seu cadastro e comece a usar gratuitamente!
2. Use o nome do remetente
A maneira como o nome do remetente é colocado no e-mail também pode ser um fator diferencial para ele.
Em alguns exemplos, é colocado o nome do destinatário, o seu cargo e/ou a empresa em que trabalha (caso esses dados tenham sido fornecidos durante a estratégia de captação). Isso dá um senso de personalização e exclusividade mais forte ao seu e-mail.
Até porque, dados compartilhados pelo Instapage mostram que mais de 80% dos profissionais de marketing acreditam que escrever e-mails personalizados é uma tática mais efetiva. Por isso, use os nomes das pessoas.
3. Use o cold mailing
Uma das maneiras de realizar essa prospecção por e-mail, é com o uso da estratégia de cold e-mailing (e-mail frio, em tradução literal).
Esse termo define a ação proativa de uma empresa de enviar e-mails a clientes em potencial, mas sem que os destinatários os tenham solicitado antes.
Ao olhar para esse panorama, um dos questionamentos é: como fazer esse tipo de abordagem da melhor maneira?
>>>> Veja mais em: cold mail — descubra o que é, para que serve e 5 dicas de como fazer
3. Abra com um título criativo
Todos os dias, uma quantidade grande de e-mails é recebida pelos destinatários. Por isso, chamar atenção na caixa de entrada é a primeira chave para que ele seja aberto.
Títulos provocativos, sugestões sobre como solucionar os problemas dos clientes e fazer perguntas são maneiras de atrair a atenção do destinatário para abrir os e-mails.
Afinal, despertar a curiosidade do destinatário é sempre um bom método para conseguir resultados.
4. Insira um bom CTA
CTA é um termo que vem do inglês “Call to Action”, que traduzido seria “chamada para ação”. Ele nada mais é que uma indicação que conduz a pessoa que está interagindo com um conteúdo para realizar determinadas ações.
Um exemplo seria, indicar para o usuário um texto com a chamada “saiba mais”, levando-o assim a tomar a atitude de clicar no link e visitar uma determinada página, com mais informações sobre o texto que viu no e-mail.
Assim como em qualquer meio de comunicação, um CTA é necessário e isso não se exclui quando se fala do cold mailing.
Muitas vezes, esse formato de e-mail marketing é enviado de maneira 100% escrita para causar mais naturalidade e fazer com que o destinatário sinta que a mensagem foi escrita especialmente para ele.
Ainda assim, é necessário incluir uma chamada de ação, independente do formato.
Para os casos de e-mails completamente textuais, os CTAs podem ser incluídos através de questionamentos no e-mail ou convites no corpo do seu texto.
Por exemplo, finalizar o e-mail com textos como, por exemplo:
- perguntas que levam a ações: E aí o que achou da proposta? Clique aqui para saber mais detalhes!
- convites para reuniões: O que acha de marcarmos uma reunião na próxima semana?
- chamadas para a solução de problemas do cliente: Se quiser saber como vender mais, agende um horário comigo.
5. Automatize o processo
Existem plataformas de marketing que ajudam a automatizar todo o processo, seja na tarefa de importar a lista de contatos do envio dos e-mails, o seu layout, texto, personalização e até a criação de cenários (que são sequências de e-mails disparados automaticamente para os contatos escolhidos pela sua empresa). Um exemplo delas é a Mailify.
Ferramentas desse tipo são interessantes porque, nelas, podem ser utilizados templates (seja de texto, ou de layouts com imagens) e, além disso, a personalização dos nomes dos contatos a serem prospectados, evitando um trabalho manual e otimizando o tempo da equipe responsável pelos envios.
Modelo de prospecção de cliente por e-mail para se inspirar
Para te ajudar a aplicar as dicas que trouxemos no tópico anterior, preparamos um modelo de prospecção de cliente por e-mail que você pode editar e usar como quiser. Vamos conferir?
Assunto: X% das empresas de [setor do cliente] sofrem com [problema comum]
Corpo do e-mail: Oi, [nome do lead], tudo bem?
Sou [seu nome], da [nome da sua empresa] e percebi que muitos dos nossos clientes do [segmento do lead] sofrem com [problema comum] e acho que nossa solução pode ser a resposta para isso.
Inclusive, as empresas [cases de sucesso] adotaram nossos serviços e perceberam [benefícios]. Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Que tal marcar uma reunião?
Responda a este e-mail com o melhor dia e horário para você.
Abraços,
[seu nome].
>>>> Para ver mais, confira: e-mail de prospecção — 5 exemplos e 7 dicas práticas para criar o seu
Como converter com um e-mail marketing de prospecção?
Já foi falado por aqui muito sobre como prospectar clientes, mas e depois do primeiro contato, como fazer para prosseguir?
Primeiramente, é importante entender que o ato de converter é fazer com que um lead, ou um já antigo cliente, possa cumprir uma ação que tenha um valor mensurável para uma empresa, como uma venda, por exemplo.
Depois de esclarecido o conceito, como fazer para converter com e-mail marketing, vender mais produtos e seguir com uma relação saudável com os leads e clientes?
1. Diversifique os tipos de e-mail enviados
Uma vez que o lead já começa a manter uma relação mais intensa com uma marca e é finalmente prospectado, chegou a hora de convertê-lo em cliente.
E nem sempre isso já acontece com o envio do primeiro cold e-mail. Por isso, é necessário implementar uma régua de comunicação com ele, com e-mails promocionais e de conteúdo, assim como e-mails que mesclem tanto o caráter mais comercial quanto o informativo.
Neste sentido, é crucial enviar diferentes tipos de e-mails, para não cair na mesmice.
2. Envie e-mails promocionais
Os e-mails promocionais são aqueles que têm uma característica de divulgar os produtos em si, com características mais comerciais, como: imagens ou exemplos mais evidentes do produto, preços, e CTAs que chamam mais a atenção para ações de conversão.
Outra estratégia muito utilizada para esse tipo de e-mail é o uso de cupons de desconto, que ajudam a atrair o cliente para a ação de conversão.
3. Envie e-mails de conteúdo
Enviar conteúdo relevante para o cliente é sempre importante e também é fonte para a geração de conversão.
Por isso, identificar assuntos em comum de interesse da sua marca e do destinatário é uma maneira de estreitar a relação com ele e, consequentemente, levá-lo mais perto para o fechamento da venda.
Se ele se interessa pelo conteúdo de uma marca, ao considerá-lo relevante, ele começa também a considerar essa empresa para fazer negócio. Assim, de maneira indireta, a conversão se realiza.
É possível fazer um e-mail marketing de prospecção junto a um e-mail de conteúdo?
A resposta para essa pergunta é sim! A junção dos dois fatores é extremamente positiva e resulta em newsletters completas para o destinatário, mostrando que a marca deseja comunicar suas ofertas, mas também tem o intuito de gerar conteúdo relevante, pois se preocupa com os interesses do público.
Confira a seguir dois exemplos disso são as newsletters sazonais e as de aniversário!
1. Newsletters sazonais
Utilizar um período sazonal, ou seja, de datas ou temporadas comemorativas, para atrair um cliente para a ação de conversão é uma estratégia que funciona.
Muitas empresas aproveitam esses períodos para organizar campanhas de marketing, utilizando todos os seus canais de comunicação e o e-mail marketing não fica de fora disso.
Aproveite o período para dar dicas, promover conteúdo relacionado à sazonalidade e também divulgar os seus produtos com um caráter mais promocional.
2. Newsletters de aniversário
O aniversário da fundação de uma empresa, até mesmo a criação de um e-mail voltado para comemorar a data da primeira negociação com um cliente específico, podem ser oportunidades para realizar a conversão.
Quando uma marca mostra que se preocupa com o cliente, lembrando datas relevantes, consequentemente ele se sente mais importante para ela e tem o desejo de se relacionar mais de perto com a empresa.
Por isso, enviar e-mails para marcar esse tipo de data é necessário, assim como também oferecer benefícios especiais, como, por exemplo:
- cupons de desconto que podem funcionar como incentivos para que o cliente realize uma negociação com a marca que lhe enviou a newsletter;
- conteúdo especial que, além de comunicar a data em destaque e realizar ofertas comerciais nesse tipo de e-mail, é sempre positivo selecionar outros conteúdos que possam ser interessantes para o seu cliente, como notícias ou tendências do mercado de atuação do qual ele faz parte.
Aposte no e-mail marketing de prospecção e bata suas metas
O e-mail marketing é uma ferramenta que funciona tanto para a prospecção de clientes, quanto para a sua conversão. Por isso, é importante ter em mente as melhores técnicas e saber qual o melhor momento para utilizar cada uma delas.
Para prospectar clientes, o cold mailing é uma ótima estratégia, porém é importante estar atento aos detalhes, ser criativo na construção dos títulos e no nome do remetente.
Quando o tema é conversão, o importante é saber ir além do caráter comercial, diferenciar os envios de newsletters entre promocionais, de conteúdo e até mesmo enviar aquelas que são compostas por uma mistura destes dois tipos de e-mail.
Desta forma, se compõe uma estratégia inteligente para chamar a atenção do cliente, convertê-lo e manter uma relação mais próxima com ele.
Com esses temas em mente, o processo de prospecção e conversão por e-mail marketing fica mais claro e com a sua aplicação, os resultados de campanhas ficam mais otimizados para os seus objetivos.
E sabia que existem mais técnicas para prospectar clientes? Que tal aprender todas? Para isso, se inscreva no nosso curso de prospecção B2B com CRM para gestores de vendas!
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Esse artigo foi escrito por Andressa Gonçalves de Almeida, Content Manager na Mailify, a ferramenta europeia de automação de e-mail marketing e envio de SMS massivo, que conta com uma das plataformas mais intuitivas do mercado.