O assunto do e-mail para vendas é um campo que não deve ser negligenciado. Afinal, é o primeiro elemento que chama a atenção do destinatário e, por isso, influencia diretamente a taxa de abertura da mensagem. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Cerca de 30% das pessoas decidem se abrem um e-mail de vendas conforme o assunto. Por isso, é crucial usar o campo para criar um senso de urgência e incitar a curiosidade dos destinatários. 
  • Além disso, use os dados dos clientes para inserir o nome do destinatário em pontos estratégicos e abordar as dores dos consumidores para chamar atenção para o conteúdo. 
  • Não se esqueça do corpo do e-mail. Para criar uma mensagem que converta, você pode usar técnicas de copywriting, como trazer informações relevantes e usar gatilhos mentais. 
  • Muitos leads decidem se vão abrir o e-mail apenas pela linha de assunto. Veja mais detalhes sobre como usar esse canal de contato para vender mais em: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados!

Um levantamento do Zero Bounce descobriu que as pessoas marcam um contato como spam caso a linha de assunto do e-mail para vendas demonstre pouca confiança. A mesma pesquisa também disse que 61% das pessoas preferem usar o e-mail para falar sobre trabalho.

Por isso, as empresas precisam adotar estratégias para criar textos mais interessantes para colocar no campo. Quer aprender quais são as melhores técnicas? 

Então, siga com a leitura, porque trouxemos algumas dicas de como chamar a atenção do cliente pelo e-mail, começando pela linha de assunto!

Por que o assunto do e-mail para vendas é tão importante?

Dados do Super Office mostraram que a linha de assunto do e-mail é um fator determinante para abertura das mensagens em mais de 30% dos casos. Fora isso, dados compartilhados pelo Gitnux exibiram que 70% dos destinatários decidem se vão marcar um e-mail como spam ou não se baseando integralmente no que encontram na linha de assunto da mensagem. 

Isso porque o assunto do e-mail para vendas é o que mostra para o cliente o que a mensagem aborda. Portanto, precisa despertar o interesse e transmitir confiança. Caso contrário, o destinatário ignora, ou pior, marca como spam. 

A propósito, a taxa de abertura é uma métrica essencial para analisar a qualidade das suas linhas de assunto, viu? O indicador serve como um termômetro do desempenho da sua estratégia de comunicação. 

Adicionalmente, quanto maior a taxa de abertura, maiores são as chances de prospectar leads qualificados, uma vez que sua mensagem supera a primeira barreira para que eles interajam com a empresa. 

>>>> Veja mais em: métricas de e-mail marketing — 10 indicadores que você deve acompanhar 

O que colocar no assunto do e-mail de vendas? Estratégias para converter 

No assunto de e-mail para vendas, você pode usar:

  1. mais caracteres; 
  2. senso de urgência;
  3. números; 
  4. perguntas; 
  5. nome do cliente.

Vale destacar que o assunto de e-mail para vendas é um resumo do conteúdo da mensagem. Portanto, deve instigar a abertura. Para isso, você pode seguir as 5 dicas que trouxemos a seguir!

1. Mais caracteres 

Linhas de assunto de e-mail para vendas mais longas costumam ter uma taxa de abertura 17% maior, segundo o relatório do Gitnux anteriormente mencionado. Isso porque você consegue passar mais informações e não fica tão limitado quanto ao que escrever. 

Ainda segundo a mesma pesquisa mostrada acima, o ideal é que o campo tenha entre 61 e 70 caracteres, já contando com os espaços e elementos especiais — como emojis. Basta escolher o tema da mensagem e soltar a criatividade, se mantendo neste limite. 

2. Senso de urgência

O mesmo levantamento que citamos no tópico anterior fala que usar o gatilho mental de urgência pode aumentar a taxa de abertura do e-mail em até 22%. Mas não é para ser sensacionalista, falando, por exemplo, “sua empresa precisa saber disso para não falir”. 

A ideia é trazer a sensação de que o destinatário precisa ler a mensagem naquele momento ou perderá uma oportunidade única, como: “novidades sobre [insira um segmento] que você precisa conhecer agora”

Percebe como os dois exemplos de linhas de assunto falam sobre o mesmo tema, mas com abordagens diferentes? A segunda versão traz urgência e incita a curiosidade, mas sem ser alarmista. 

3. Números

Você já decidiu o tema do e-mail e agora está escrevendo a linha de assunto? Então, que tal adicionar alguns números? Pois é, essa é uma estratégia que pode aumentar a taxa de abertura da mensagem em cerca de 20%, segundo dados compartilhados pelo Kently.

Isso é possível porque os números são elementos que se destacam no meio das letras, atraindo a atenção do cliente. Além disso, apresentar dados desperta a curiosidade, especialmente quando falamos sobre clientes B2B, que dão muito valor a esse tipo de informação.

Um bom exemplo seria: Por que 15% das empresas [segmento do seu cliente] investem em [algum tipo de solução]? 

>>>> Veja mais: gatilho da curiosidade — conheça mais um gatilho de vendas poderoso!

4. Perguntas 

Os dois estudos que apresentamos neste artigo mostram que fazer perguntas na linha de assunto do e-mail para vender aumenta a taxa de abertura em mais de 40%. O motivo para isso é simples: a questão certa atiça a curiosidade. 

Logo, o destinatário se sente mais tentado a abrir e responder à mensagem. Contudo, evite perguntas genéricas. Vá além e traga uma informação importante, mas deixe algo “escondido” que só pode ser descoberto ao ler o e-mail. 

Por exemplo: “sabia que X% das empresas de [segmento do cliente] sofrem com [dor do cliente]?”

5. Nome do cliente 

Por último, use o nome do cliente logo no assunto e em pontos estratégicos da mensagem, como na saudação e na despedida. A prática traz mais personalização, dando a impressão de que aquele e-mail fala diretamente com ele. 

Por exemplo: “Oi, [nome do cliente], gostaria de falar com você urgentemente” ou “[Nome do cliente], confira essa proposta imperdível” ou ainda “[Nome do cliente], temos novidades quentinhas sobre [segmento do cliente] para você”.

Percebe como esses assuntos usam mais de uma estratégia, como nome e senso de urgência? Pois é, ao pensar sobre o que colocar no assunto do e-mail de vendas, você pode misturar as táticas para potencializar seus resultados!

Exemplos de assunto de e-mail para vendas para se inspirar

Além das dicas que você conferiu no tópico anterior, trouxemos alguns modelos de assunto de e-mail para vendas que você pode usar como inspiração na hora de criar os seus. Confira!

  • X tendências para [segmento do lead] para adotar em [ano]!
  • X% das empresas de [segmento do lead] usam [descrição geral da solução] 
  • [Nome do lead] veja como [sua solução] pode ajudar a sua empresa!
  • [Nome de um case de sucesso] conseguiu [um benefício que ele alcançou] usando [sua solução]
  • X melhores ferramentas para aumentar as vendas no [segmento do lead] 
  • [Nome do lead], que tal experimentar [sua solução] por [prazo] gratuitamente?
  • Sua empresa sofre com [dor comum para o segmento]?

Percebe que não é tão complicado criar um assunto de e-mail para vendas? Na prática, você precisa apenas entender seu negócio e o público que deseja atingir e soltar a curiosidade — é claro, não se esquecendo de aplicar nossas dicas!

Como chamar a atenção do cliente por e-mail?

Fora o assunto, existem outras maneiras de chamar a atenção do cliente por e-mail. A principal é usar técnicas de copywriting para e-mail de vendas. 

Na prática, este é o processo de criar textos voltados para guiar os clientes para um fim — como clicar no botão de CTA da mensagem.

Para tanto, seus e-mails precisam trazer informações relevantes, agregar valor e criar uma expectativa. 

Outra técnica muito usada em copywriting para e-mail de vendas é a de gatilhos mentais, como o de escassez ou de urgência, para dar a entender que o contato precisa tomar uma decisão imediatamente para não perder uma oportunidade incrível. 

Vale a pena também trazer dados, como um case de sucesso da sua empresa ou uma pesquisa interessante da área de atuação do seu cliente. Para finalizar, lembre-se de acompanhar a taxa de abertura para analisar a performance.

Assim, você monitora o desempenho da sua estratégia de vendas por e-mail e coleta insights para entender se suas ações estão no caminho certo ou se precisam ser alteradas, já que os clientes não abrem suas mensagens.

E aí, gostou de ver nossas sugestões para otimizar o assunto de e-mail para vendas? Que tal conferir nosso webinar com mais dicas de prospecção ativa e gestão de clientes

Na gravação, você encontra as melhores dicas para encontrar e fidelizar os consumidores para o seu negócio e ainda conhece ferramentas para melhorar sua gestão!