Como anda os resultados das suas campanhas de e-mail marketing?

O e-mail ainda é uma importante ferramenta para as empresas desenvolverem um relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas.

Tendo isso em vista, não basta sair disparando mensagens em massa e sem nenhum tipo de acompanhamento. Para aproveitar ao máximo o potencial desse tipo de estratégia, é necessário acompanhar alguns indicadores de desempenho.

Kit: Indicadores de desempenho

O guia completo para medir os indicadores de desempenho da sua equipe de vendas


O uso de KPI de e-mail marketing vai te ajudar a entender melhor como o seu público reage aos conteúdos dos e-mails que você dispara. Por meio dos indicadores, é possível orientar suas campanhas com maior assertividade e identificar falhas e oportunidades de melhoria.

Neste artigo, vamos mostrar 10 dicas de indicadores de e-mail marketing que você não pode deixar de monitorar:

  1. Taxa de abertura de e-mail
  2. Taxa de abertura em dispositivo móvel
  3. Taxa de cliques
  4. Taxa de cliques por e-mail abertos
  5. Taxa de conversão
  6. Taxa de rejeição
  7. Taxa de cancelamento de inscrição
  8. E-mails marcados como spam
  9. Taxa de encaminhamento
  10. Retorno sobre o Investimento
  11. Continue a leitura e saiba como essas ferramentas podem tornar sua estratégia mais eficaz.

Leia também: 6 exemplos de email de vendas extremamente persuasivos

As vezes, encontra aquele e-mail que você enviou para o cliente fica difícil. mas, para superar isso, você pode usar o Agendor. Veja como neste vídeo:

KPI de e-mail marketing: 10 indicadores para você acompanhar

Os indicadores de e-mail marketing são importantes ferramentas que mostram o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado nesse tipo de estratégia.

Há diferentes KPIs que você pode utilizar. Veja a seguir os 10 principais.

1 – Taxa de abertura de e-mail

Iniciando a nossa lista de indicadores de e-mail marketing, temos o principal deles: a taxa de abertura.

Esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de e-mails que os destinatários abriram. Acompanhar a taxa de abertura é importante para saber se as suas mensagens conseguiram despertar o interesse dos leads.

Se esse indicador estiver muito baixo, talvez seja preciso melhorar os títulos dos e-mail e segmentar melhor seu mailing.

2 – Taxa de abertura em dispositivo móvel

É necessário que os seus e-mails sejam adaptados de modo a favorecer a leitura por dispositivos móveis.

Se a sua taxa de abertura em smartphones ou tablet está muito baixa, isso pode ser um sinal de que os destinatários não estão tendo uma boa experiência de leitura dos seus e-mails nesses dispositivos.

3 – Taxa de cliques

A taxa de cliques, ou Click Through Rate (CTR), é um KPI de e-mail marketing que mede a quantidade de destinatários que clicaram em algum link presente no e-mail enviado.

Os links podem ser para o site da sua empresa, para algum conteúdo do seu blog ou para algum produto específico. O cálculo é feito em relação ao total de e-mails enviados.

4 – Taxa de cliques por e-mail abertos

O objetivo deste KPI de e-mail marketing (Click-To-Open Rate – CTOR) é bem parecido com o que citamos anteriormente.

Porém, aqui a relação se dá entre os cliques nos links inseridos nos e-mails e o total de e-mails abertos.

Este KPI é muito importante para e-mail marketing de e-commerce, por exemplo, onde ao clicar em um link o receptor do e-mail pode ser imediatamente direcionado para a página de venda!

5 – Taxa de conversão

A taxa de conversão indica quantas pessoas executaram uma ação específica indicada no e-mail enviado.

Ou seja, esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de leads que concluíram um call-to-action (CTA), como a compra de um produto no site do seu e-commerce.

Uma boa abordagem de vendas ajuda a aumentar a conversão de vendas. Veja algumas dicas:

dicas de sucesso para a abordagem de vendas

6 – Taxa de rejeição

A taxa de rejeição, também conhecida como bounce rate, mostra quantos dos e-mails enviados não foram entregues aos destinatários.

Geralmente, isso acontece porque o endereço de e-mail foi desativado, escrito incorretamente ou a caixa de entrada do usuário está cheia. Problemas no servidor também podem fazer com que seus e-mails sejam rejeitados.

7 – Taxa de cancelamento de inscrição

Este KPI indica quantos contatos da sua lista cancelaram a inscrição para receber seus e-mails. Acompanhar esse indicador é importante para saber o nível de interesse dos seus leads nos conteúdos que você envia por e-mail.

Para calcular esse indicador, divida a quantidade de descadastramentos pelo total de usuários cadastrados no início do período analisado. Multiple por 100 para ter o resultado percentual.

8 – E-mails marcados como spam

É importante também que você acompanhe a quantidade de e-mails que foram marcados como spam pelos usuários.

Geralmente, isso acontece quando há disparos em massa ou quando a empresa não se identifica com clareza nos e-mails.

9 – Taxa de encaminhamento

A taxa de encaminhamento mostra quantos dos e-mails enviados foram encaminhados pelos destinatários para outras pessoas.

Acompanhar esse indicador é importante para que a empresa saiba que tipo de conteúdo costuma gerar essa ação.

10 – Retorno sobre o Investimento

O Retorno sobre o Investimento (ROI – Return on Investiment, em inglês) é um KPI de e-mail marketing que mostra o quão rentável a sua campanha é.

O cálculo é feito a partir da relação entre o dinheiro investido nas ações de e-mail marketing e o dinheiro obtido das vendas motivadas por esses e-mails.

Leia mais: 20 dicas de como criar um email comercial perfeito

Ficou claro quais são os 10 principais KPIs de e-mail marketing? Implemente essas ferramentas à sua estratégia e obtenha melhores resultados.

Veja também: Como vender por email: aprenda a ter foco no email marketing de vendas

Agora que você já conhece alguns indicadores de desempenho e-mail marketing, confiara mais alguns indicadores para a área comercial, assim, você vai dominar esse tema. É por isso que você precisa baixar nosso e-book gratuito: Indicadores de Vendas e Marketing – O guia para acompanhar seu desempenho em vendas e gerar MAIS resultados