Quando você tenta fazer uma venda, seja pessoalmente ou por meio de alguma mídia, é fundamental ser persuasivo.

Mas, quando se trata de uma relação comercial B2B, envolvendo uma venda consultiva, não se pode simplesmente “apelar” para “truques” de varejo.

E, ao usar emails, você tem algumas desvantagens.

Por exemplo: não pode usar seu tom de voz, nem avaliar o comportamento do cliente, por meio de técnicas e leitura de linguagem corporal ou neurolinguística.

Com o resolver esse problema, do email marketing corporativo, então?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Para ajudar você a escrever emails extremamente persuasivos, fomos buscar o auxílio do famoso livro de Robert Cialdini: As Armas da Persuasão.

Confira cada um dos exemplos de email de vendas e veja como pode ser fácil dar início a um contato comercial bastante promissor.

Veja também em nosso blog: 23 técnicas de persuasão em vendas para ajudar a fechar mais negócios

Antese de entender como se escreve um bom exemplo de email de vendas, veja também estas dicas:

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Exemplo de email de vendas: confira 6 deles!

Emails de vendas

Robert Cialdini é um PhD em psicologia e, em seu livro citado acima, apresenta as 6 armas da persuasão. Veja quias são elas:

As 6 armas da persuasão de Robert Cialdini

  1. Reciprocidade
  2. Comprometimento e consistência
  3. Prova social
  4. Apreciação
  5. Autoridade
  6. Escassez

Mas como usar isso ao criar seus emails? Para ajudar você a aplicar essas poderosas armas de persuasão, criamos um alista de 6 exemplos de email de vendas, cada um deles baseado em uma dessas armas.

1-Reciprocidade

O ser humano é grato com quem o ajuda. Isso é um comportamento que vem dos tempos das cavernas, quando contar com a ajuda dos outros era fundamental.

Assim, um exemplo de email comercial explorando essa técnica poderia este:

Prezada Roberta!

Como vai?

Todo ano, selecionando nossos melhores clientes para oferecer um pacote de vantagens na aquisição de nossos produtos.

Na verdade, já faz 3 anos que você está entre os escolhidos para ter um relacionamento Premium com nosso negócio, e já se beneficiou de vantagens como estas:

  • 10% de bonificação em produtos para pedidos acima de X
  • Fretes grátis para a terceira compra seguida acima de Y, em intervalos de, no máximo, 30 dias
  • Material de ponto de venda grátis na compra de um mix de produtos completo

Esperamos poder renovar, mais uma vez, seus pedidos para suprir sua loja para as festas deste final de ano.

Grande abraço,

Otávio

Perceba que a cliente já se beneficiou bastante com essa empresa e tenderá a manter a reciprocidade, continuando a comprar.

2- Comprometimento e consistência

Comprometimento e consistência é uma tendência que o ser humano tem de ser firme em suas opiniões. É raro a pessoa voltar atrás, sem um bom motivo.

Por isso, para usar essa técnica, é importante conhecer bem seu cliente e suas preferências.

Veja um exemplo de email de vendas nesse estilo:

Carlos, como vai?

Depois de algum tempo mantendo excelente relacionamento com você e sua empresa, sabemos de seu apreço pelo uso de ferramentas colaborativas e de soluções na nuvem.

Por isso, gostaríamos de apresentar algumas das novas soluções que desenvolvemos e que servem como uma luva para quem tem essa visão clara sobre o uso de TI nas empresas.

Acabamos de lançar novos módulos adicionais ao nosso ERP, totalmente acessíveis remotamente pela nuvem. Confira alguns deles:

  • Frente de caixa
  • Integração cm CRM
  • Precificação

Que tal marcarmos uma visita para eu te apresentar tudo em mais detalhes?

Abraço,

Daniele

3- Prova social

Se sua empresa tem um grande número de clientes satisfeitos ou clientes famosos ou, melhor ainda, clientes famosos e satisfeitos, esta é uma típica prova social que você pode usar a seu favor.

A prova social consiste em mostrar que uma parcela da sociedade que seu cliente respeita e admira já adotou a solução que sua empresa vende. E se você tiver um depoimento mostrando isso, é fundamental incluir em seu email de vendas.

Veja um exemplo de email de vendas usando essa técnica:

Olá, Sr. Andrade!

Obrigado por acompanhar nossa newsletter. Recentemente, notamos que o senhor baixou nosso e-book sobre automação comercial e gostaríamos de compartilhar alguns fatos interessantes sobre nossa solução:

  • Atendemos mais de 1.300 empresas, só neste estado.
  • 93% de nossos clientes se dizem satisfeitos, muito satisfeitos ou extremamente satisfeitos com nossa solução.
  • Empresas como [citar 3 ou 4 empresas famosas] usam nossa solução.

Confira o depoimento de Elisabete Freitas, vice-presidente de TI da empresa Tal:

[Incluir um depoimento real de seu cliente].

Aproveitamos este email para convidá-lo a participar de um webinar sobre automação de marketing e gostaríamos também de agendar uma visita em sua empresa, para apresentar nossa solução de forma ainda mais profunda.

Grande Abraço,

Antônio Oliveira

Esta gostando desses exemplos de e-amil de vendas baseados no livro de Cialdini?

Então confira este resumo ilustrado do livro:

4- Apreciação

As pessoas apreciam o belo. Muitas vezes não percebemos isso, mas acabamos “julgando um livro pela capa”. Outra forma de apreciação muito comum é a semelhança. Nós gostamos de quem se parece com a gente.

No caso das vendas corporativas, essa forma de apreciação pode ser mais afetiva, veja:

Tudo nem, Júlia?

Estava fazendo uma seleção de potenciais clientes para oferecer uma nova solução que desenvolvemos, e seu nome logo me chamou atenção.

Por quê?

Porque criamos uma solução que é a cara de nosso negócio: ágil, objetiva, e requer um pouco de coragem de arriscar e inovar, para dar certo.

E qual de nossos clientes pode ser mais inovador, ágil e objetivo que você?

Posso agendar uma visita para te apresentar todas as vantagens desse novo produto?

Mariana Dias

5- Autoridade

No caso do mercado, a autoridade pode ser representada por uma grande empresa que é considerada modelo, um famoso consultor da área e até mesmo uma instituição acadêmica.

Assim, um exemplo de email de vendas usando esta arma de persuasão poderia citar um artigo onde sua empresa foi mencionada, um elogio desse tal consultor, ou mesmo o fato de ter fechado um contrato com a empresa que todos admiram.

Veja:

Peixoto, tudo nem?

Estou te enviando este email para compartilhar uma grande conquista de nossa empresa.

Acabamos de ser citados em um artigo de Harvard, pelo famoso consultor Dr. Fulano, comentando nosso case de sucesso com a gigante do mercado, a e Empresa Tal.

Use este link e baixe o artigo.

Se quiser falar mais sobre essa nova solução que desenvolvemos, estou à sua disposição.

Forte abraço,

Tavares

6- escassez

“Oferta por tempo limitado!”, “Últimas unidades!”. Quantas vezes você não viu isso no varejo?

Evidentemente, para vendas B2B, a a bordagem deve ser outra. Veja mais este último exemplo de email de vendas:

Prezado Sr. Rodrigo Albuquerque

Nossas empresas matem um excelente relacionamento comercial há alguns anos e, por isso, gostaríamos de fazer um convite especial.

Acabamos de receber um lote limitado da mais nova solução para manutenção de máquinas especiais, como as que usa em seu negócio.

Estamos convidando um número limitado de empresários para conhecer os detalhes desse novo produto, em caráter exclusivo.

Precisamos que o senhor confirme sua presença até o dia dd/mm.

Grande abraço,

Aguardamos seu retorno,

Roberto Torres

Gostou dessas dicas de Cialdini?

Então, assista a este vídeo, legendado, com mais algumas excelentes técnicas de vendas:

Depois de conhecer esses exemplos de email de vendas, baixe esta apresentação de slides com 12 maneiras de ter sucesso na abordagem de vendas