Como criar um email comercial que seja aberto, lido e respondido?

Uma das muitas atividades diárias de um vendedor é enviar e-mails comerciais. Fale a verdade, quantos você já escreveu e enviou em sua vida? Centenas? Milhares? E quantos foram respondidos?

É, este é o desafio deste tipo de comunicação: Como criar um e-mail comercial que seja aberto, lido e respondido?

Mas não se recrimine. Uma das características do e-mail comercial é que ele é um pouco frio.

O Guia da Prospecção

Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

Diferente dos e-mails marketing que tem uma bonita arte, imagens e até botões interativos com um call to action chamativo para estimular a leitura por parte do receptor da mensagem, os emails comerciais, normalmente, se resumem a um texto.

Mas se é este o desafio, vamos superá-lo!

É exatamente para ajudar você a transformar sua comunicação e aprender como criar um e-mail comercial menos frio, mais emocional e caloroso, que vamos te passar 20 dicas importantes.

Emails são uma ótima ferramenta comercial. Para conhecer outras técnicas e ferramentas leia O Guia da Prospecção e veja como gerar leads qualificados e prontos para comprar.

Nossas dicas estão divididas em 2 tipos:

  • Dicas técnicas
  • Dicas de estilo e escrita

Dicas técnicas de como criar um email comercial

A linguagem de seu email deve se adequar ao público.

A linguagem de seu email deve se adequar ao público.

Não tenha dúvida disso: cada caractere que você digitar no assunto de sua mensagem será analisado por provedores de e-mail. Sim! Mas calma, não se trata de uma teoria da conspiração.

Estes provedores apenas estão fazendo seu trabalho e tentando evitar que seus clientes sejam importunados com mensagens de spam.

Por isso, é preciso atentar para uma série de detalhes importantes. Dê uma olhada em nossas dicas:

1. O texto do assunto tem que ter entre 50 e 60 caracteres no máximo

Mais do que isso, você corre o risco de ter parte de seu assunto cortado na caixa de entrada, prejudicando o entendimento de sua mensagem e a quantidade de pessoas que vão clicar para abrir o e-mail.

2. Não coloque palavras inteiras em maiúscula no assunto

Muitos provedores de e-mail consideram isso um indício de spam.

3. Evite também pontos de exclamação

Quantos mais você colocar, maior a probabilidade de ser enviado para a caixa de spam.

4. Call to Action no assunto: NÃO!

Frases como Abre Agora nunca devem ser usadas no assunto.

5. Não use palavras relacionadas a dinheiro no assunto

Ganhar dinheiro, dinheiro de volta, dinheiro rápido, liberdade financeira e outras expressões do tipo costumam ser um convite para sua mensagem não chegar a caixa de entrada do destinatário.

6. Não se deve empregar linguagem excessivamente comercial

Palavras como grátis, promoção, não perca e semelhantes também costumam classificar seu e-mail como spam.

É muito importante tomar cuidado para que seus emails comerciais não comecem a ser classificados repetidamente em spam.

Isso pode levar os provedores a colocar seu remetente de e-mail em uma lista de suspeitos, fazendo com que sua performance de entrega das mensagens desabe drasticamente.

Estas foram as dicas técnicas que você deve levar em conta na hora de escrever um e-mail comercial. Agora, conheça maneiras de melhorar seu estilo de persuasão!

Como criar um e-mail comercial, dicas de estilo:

Podemos dividir o texto interno de um e-mail comercial em 4 partes:

  1. Saudação
  2. Resumo da oferta
  3. Argumentos de venda e benefícios
  4. Call to Action: O que fazer para adquirir

Além disso, é preciso pensar em um assunto criativo.

Antes de falarmos destas 4 partes e do assunto, vamos dar algumas orientações gerais de abordagem e formato do e-mail:

1. Escreva pouco, seja prático e objetivo:

Só de abrir o e-mail, se o destinatário perceber que se trata de uma daquelas mensagens enormes, cheias de itens e parágrafos intermináveis, pode ter certeza: ele vai apertar aquele botão com o ícone de uma lata de lixo no topo da mensagem e adeus e-mail comercial. Não encha linguiça!

Um bom e-mail comercial deve ser curto e objetivo.

Um bom e-mail comercial deve ser curto e objetivo.

2. Coloque-se no lugar do cliente:

Quando for pensar em como criar um e-mail comercial convincente, raciocine como alguém que fosse comprar aquele produto ou serviço oferecido.

Quais os reais benefícios daquilo? Como ele vai afetar minha vida a ponto de eu querer gastar dinheiro com ele? Vá direto ao diferencial do produto.

3. Use bullets com moderação:

Fazer uma pequena lista de tópicos resumindo as vantagens e benefícios de sua oferta pode ser bem legal. Mas não exagere.

Nem tudo pode ser transformado em tópicos. E listas intermináveis também não trazem credibilidade.

4. Cumpra o que prometeu no assunto:

Nada pior que abrir um e-mail e descobrir que o assunto era uma isca e o conteúdo não tem nada a ver com aquilo que despertou seu interesse e o fez ler a mensagem.

Isso pode inclusive causar uma aversão do cliente por sua marca. Imaginou se ele coloca seu email na lista de spam?

Criando o assunto do email comercial

Além de todas aqueles recomendações do que não fazer, que discutimos lá em cima, existem várias técnicas usadas para deixar o assunto do email bastante atraente:

  1. Fazer uma pergunta: Você sabe escrever emails comerciais?
  2. Negativas: Tudo o que não fazer ao criar emails comerciais.
  3. Deixar curioso: Dicas para email comercial que você nunca viu antes.
  4. Usar a expressão “saiba como”: Saiba como criar os melhores emails comerciais.
  5. Listas: As 10 dicas de ouro de como criar um email comercial.
  6. Dirija-se a seu público: Guia do email comercial para vendedores.

Use esse tipo de frase e você verá como funcionam!

Dicas de como criar um email comercial com conteúdo

1. Saudação

Esta é facil, mas precisa ter!

Prezado cliente, (ponha o nome se puder)

Bom dia!

Você deve determinar o nível da linguagem, se mais formal ou informal, dependendo do seu público e do seu cliente especificamente.

2. Resumo da oferta

Você pode usar algumas das tecnicas que mostramos para criar o assunto. Este resumo da oferta tem que funcionar como uma chamada para o cliente entender do que se trata o e-mail o mais rápido possível.

Recomenda-se que isso aconteça em 8 segundos, ou ele vai fechar a mensagem.

Você tem 8 segundos para chamar a atenção do cliente!

Você tem 8 segundos para chamar a atenção do cliente!

Para isso, é preciso ter 3 elementos presentes:

  • O que está sendo oferecido?
  • Para quem?
  • Qual o benefício?

Por exemplo:

Sua empresa precisa de e-mails comerciais que sejam abertos e respondidos?

Se achar que em forma de pergunta fica um pouco ousado para determinados públicos, pode ser assim:

Somos uma empresa especializada em como criar um email comercial com alta taxa de abertura e resposta.

E assim por diante, adequando a mensagem ao estilo do seu público.

3. Argumentos de venda e benefícios

Agora é hora de dizer como você faz isso e porque:

Divulgar seus produtos e serviços por meio de emails é uma excelente estratégia comercial.

Para ajudar você neste objetivo, nossa equipe de redatores especializados está a disposição para receber suas instruções por e-mail, redigir as mensagens usando as melhores técnicas, com muita agilidade e resultados comprovados.

Você ganha tempo para fazer outras coisas e seus emails serão bem mais eficientes na divulgação de sua empresa.

4. Call to Action: O que fazer para adquirir

Também é fácil essa parte:

Estou a sua disposição para marcarmos uma visita e explicar em mais detalhes todas as vantagens para sua empresa.

Visite nosso site www.emailcomercial.com.br e conheça mais detalhes da nossa solução para para criar emails comercias para vendedores.

E, é claro, não se esqueça de assinar e colocar os contatos!

O que acha? Já está sabendo tudo sobre como criar um e-mail comercial?

Para saber ainda mais maneiras de conquistar clientes, confira este artigo: Saiba o que são leads e conheça 8 dicas para conquistá-los

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