Quantas vezes você já tentou vender seguro de vida pelo WhatsApp, e seus clientes ou prospects te deixaram no “vácuo”?

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Principais aprendizados deste artigo:

Se isso acontece de forma recorrente, precisamos rever essa estratégia de venda

O WhatsApp é uma ferramenta indispensável para a venda de seguros de vida, já que cada vez mais, se mostra muito poderosa para a conversão de clientes.

Apesar disso, muitos vendedores deixam passar práticas que fazem toda a diferença para o cliente, e perdem oportunidades de vendas valiosas por conta disso.

Se este é o seu caso, fique tranquilo. Preparamos um conteúdo prático com dicas importantes que podem mudar o jogo e te ajudar a vender mais!

Continue a leitura do artigo para saber como vender seguro de vida pelo WhatsApp!

WhatsApp: uma das ferramentas de vendas mais relevantes do momento

No Brasil, o WhatsApp se tornou o aplicativo de comunicação mais utilizado entre a população. De acordo com um levantamento da Statista, cerca de 96% da população utiliza o app.

Muito se deve ao fácil acesso que temos ao WhatsApp: basta ter um smartphone, um número de telefone (chip) e conexão com a internet para falar com quem quiser, em qualquer momento.

Com o sucesso da plataforma, não demorou para que o WhatsApp explorasse novos horizontes e desenvolvesse uma versão direcionada somente para relações comerciais, visto que muitas empresas e microempreendedores autônomos já estavam utilizando o WhatsApp para conversar com seus clientes.

Para atender a esta demanda do mercado, surge o WhatsApp Business, com funcionalidades exclusivas para otimizar a gestão comercial e o relacionamento com os clientes.

E aqui está a primeira questão sobre como abordar para vender seguro de vida: você faz isso pelo WhatsApp convencional, ou pelo profissional? Entenda, a seguir.

6 dicas para vender seguro de vida pelo WhatsApp

1. Utilize o WhatsApp Business

Se você já utiliza o WhatsApp Business, pode pensar que essa dica é irrelevante. No entanto, às vezes o óbvio precisa ser repetido.

Não utilizar uma ferramenta profissional para vender seguros é abrir portas para que seus clientes não respondam suas mensagens. 

Imagine como seria receber a oferta de um produto pelo número pessoal de alguém que você não conhece. Você se daria o trabalho de procurar entender do que se trata? Acreditamos que não, não é mesmo?

É preciso ter profissionalismo e passar credibilidade para os clientes e prospects. Portanto, o uso da versão comercial do WhatsApp é absolutamente primordial, combinado?

2. Construa um perfil bem completo

Quando iniciamos uma tratativa com uma empresa ou com um vendedor, esperamos encontrar informações facilmente, concorda?

É por isso que você deve se preocupar em construir um perfil mais completo possível. Neste aspecto, novamente falamos sobre transmitir profissionalismo e confiança para os clientes.

Além de uma boa foto de perfil e nome, insira informações como:

  • sua localização (região de atendimento);
  • horário de funcionamento;
  • site da corretora, se houver;
  • e-mail.

Uma funcionalidade muito interessante do WhatsApp Business também é a de catálogo de produtos

No catálogo, você pode adicionar:

  • até dez imagens sobre os produtos ou serviços;
  • descrição;
  • preço;
  • link;
  • códigos.

Com estes elementos devidamente cadastrados na plataforma, seu perfil se destaca dos demais e gera mais segurança para os clientes.

Até porque, o que está sendo ofertado é um seguro de vida, algo crucial para a estabilidade de muitas famílias. Por isso, o que os clientes esperam é que as negociações sejam tratadas com a mesma seriedade que o tema pede.

Leia também: 11 dicas de como implantar o atendimento ao cliente via WhatsApp

3. Segmente seus clientes por meio das etiquetas

A etiqueta do WhatsApp Business é uma espécie de tag ou “marca” que é utilizada para segmentar clientes e marcar contatos de acordo com o critério do vendedor. 

Um corretor pode, por exemplo, usar as etiquetas para classificar seus clientes de acordo com a temperatura da negociação, como frio, quente ou morno.

Ou, se preferirem, podem utilizar para sinalizar a etapa do processo de vendas em que aqueles contatos se encontram, como:

  • primeiro contato;
  • prospecção;
  • qualificação;
  • apresentação;
  • envio de orçamento;
  • fechamento;
  • confirmação de pagamento.

Com as etiquetas, os corretores podem organizar seu dia, atendendo cada categoria por vez, de acordo com suas prioridades. Assim, não perdem o controle de tudo que está em andamento, não deixam de atender nenhum cliente, e não perdem oportunidades de vendas.

4. Tenha cuidado com a sua comunicação

O WhatsApp é muito utilizado na vida pessoal de muitas pessoas, por esse motivo, é fácil cair na informalidade. Mas é preciso tomar cuidado com isso. 

Lembre-se do que temos reforçado: é necessário expressar profissionalismo, então evite apelidos, gírias, abreviações em excesso e etc

Aproveite as mensagens trocadas com os clientes para gerar proximidade, ao invés de ser “curto e grosso” nas respostas.

Por exemplo: se um cliente te acionar solicitando um orçamento, não entregue valores imediatamente. Responda da seguinte forma:

“Olá, João! Agradeço seu contato.
Para te passar um valor que seja coerente com aquilo que você precisa, precisaria fazer algumas perguntas pra você. O que acha de agendarmos uma conversa rápida de 5 minutos?”

Pronto. Apenas com esta mensagem você já consegue direcionar seu cliente para uma conversa mais próxima, podendo ser uma ligação, ou uma videoconferência. 

Veja também quais são as palavras que mais chamam a atenção dos clientes:

5. Compartilhe informações relevantes

Você sabia que o WhatsApp pode ser excelente para nutrição de leads?

Para isso, basta compartilhar notícias e promoções relevantes para cada perfil de cliente. Só não se esqueça de pedir permissão para estabelecer este tipo de contato, combinado?

O compartilhamento destas informações pode ser feito com a ajuda da lista de transmissão, um recurso utilizado para enviar mensagens individualmente, para vários contatos diferentes, de forma simultânea. 

E para definir qual mensagem vai para quem, basta aplicar etiquetas e direcionar suas mensagens!

6. Integre o WhatsApp com o CRM 

Se a gestão comercial correta pelo WhatsApp já traz resultados incríveis, quando integrada ao CRM, então, uma força de venda de alta performance é desencadeada. 

Isso porque ambas são as ferramentas mais importantes para as vendas. Juntas, elas oferecem mais organização, otimização de atividades, centralização segura de informações, e dados ricos para a gestão das vendas e dos corretores.

Sabemos que integrar essas duas plataformas é o sonho de consumo da maioria dos corretores, mas isso parece quase impossível, não é mesmo?

Na verdade, não é bem assim! Dá uma olhada na nova funcionalidade de integração do Agendor com o WhatsApp!

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Conheça outras estratégias para aumentar as vendas da corretora em: Como vender Seguros: Guia de vendas do corretor de seguros