Vender franquias é um processo com várias etapas, que muitas vezes se estende por meses até de fato acontecer a venda. Por isso que é muito importante que nenhuma oportunidade seja perdida.

Aproveitando as possibilidades do marketing digital e ferramentas de venda, vamos mostrar a você como vender franquias pela internet através dos cinco pilares mais importantes para esse nicho de mercado.

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1 – Organizar o fluxo de venda online (CRM)

Essa é a dica mais importante entre todas as outras que iremos abordar nesse post. Ter um fluxo de vendas bem organizado e funcional é o principal pilar para garantir que todas as outras estratégias de vendas para franquias funcionem bem.

E o que é o fluxo de vendas? Na verdade, se trata de todas as etapas pelas quais um potencial cliente passa até, de fato, comprar a sua franquia. Por exemplo, o fluxo básico para venda de franquias costuma ser assim:

Veja que, até um contato virar um cliente real (nas duas últimas etapas), há outros processos que vêm antes. É importante notar que essas etapas variam de empresa para empresa e de franquia para franquia.

Sem a clareza de onde se encontram seus contatos de vendas dentro dessa jornada, fica difícil identificar os seguintes pontos:

  • Quem não entrou mais em contato?
  • Quem está mais perto de comprar?
  • Quem começou a conhecer a franquia recentemente?
  • Em qual etapa os potenciais clientes costumam desistir da franquia?
  • Quem são os responsáveis por atender os contatos em cada etapa?

Como estamos falando de uma decisão de compra que não acontece do dia para noite, muitas das pessoas que entrarem em contato com você irão ficar um bom tempo pensando se vale ou não vale a pena o negócio.

Compreender profundamente essas etapas e organizar os contatos em cada uma delas é bem importante para garantir que as oportunidades de vendas não sejam perdidas. Ter esse entendimento também ajuda a diagnosticar e melhorar processos onde as vendas estão empacando.

Como um software de CRM pode ajudar?

Na prática, um sistema de CRM facilita todo esse processo através da automação dos fluxos, incluindo o de vendas.

Essas plataformas e apps possibilitam a criação das etapas do processo e o cadastro dos contatos para organizá-los dentro do fluxo. Também permite outras ações relacionadas à gestão do relacionamento com o cliente, como:

  • agendamento de reuniões;
  • documentação de perdas e fechamentos de vendas;
  • alocação de responsáveis por cada situação;
  • emissão de relatórios mensais e anuais;
  • entre outras.

Para melhor entendimento desse tópico, sugerimos a leitura sobre o que é CRM e para que ele serve. Entender esse processo é extremamente importante para aumentar suas vendas de franquias pela internet e não perder nenhuma oportunidade.

2 – Ter um site intuitivo e com informações claras

Site intuitivo é aquele em que qualquer usuário consegue achar facilmente o que precisa, com menus organizados e informações importantes colocadas em posição de destaque. 

Ter informações claras com fácil acesso é o famoso “enrolar menos e ser mais objetivo”, pois na internet as pessoas estão sempre com pressa em suas procuras.

Por isso, a nossa dica vai muito além do que apenas “ter um site”. Ele precisa atender a todas as necessidades do público que tem potencial para adquirir a sua franquia. Para ter uma noção se o seu site cumpre esses requisitos, responda às seguintes perguntas:

  • Seu site responde às principais dúvidas que seu público possui?
  • Existe uma explicação completa e fácil de entender sobre como adquirir a sua franquia?
  • O layout do site é responsivo (carrega no celular e no tablet sem alterar a estrutura das páginas)?
  • Existe um formulário para o usuário mandar o contato em caso de interesse pela franquia?
  • Existe um chat para responder dúvidas de quem já possui a franquia?
  • Os contatos da empresa estão atualizados?

Ter a resposta sim para as questões acima já é um bom parâmetro para saber se o seu site está com potencial para vender sua franquia pela internet ou se precisa melhorar em alguns pontos.

3 – Manter os canais de relacionamento ativos

Além do site bem organizado e com informações relevantes, os seus canais de relacionamento precisam estar ativos

Por exemplo: se um potencial cliente se interessar por sua franquia e entrar em contato pelas redes sociais, você tem algum responsável para respondê-lo com agilidade? E no caso do contato já ser seu cliente, há um time focado nesse atendimento?

Os canais de relacionamento aos quais os usuários recorrem com mais frequência são páginas em redes sociais, e-mails, chats online no site, formulários, WhatsApp e o próprio telefonema. Para garantir que nenhuma oportunidade de venda se perca, tome providências para que todos esses canais funcionem com agilidade.

Outra dica é estar nos canais que você sabe que seu cliente está. Nunca é demais ter mais de uma opção para manter o relacionamento com o cliente, afinal, cada pessoa tem sua preferência sobre como entrar em contato.

4 – Postar conteúdos que tirem dúvidas e mostrem soluções

Muitas empresas de vários nichos de mercado criam blogs para postar conteúdos que ajudem os potenciais clientes a entenderem melhor sobre os seus negócios. Essa é uma estratégia que também funciona muito bem para franquias.

Pense que muitas pessoas estão procurando no Google, agora mesmo, sobre os seguintes assuntos:

  • Como comprar uma franquia?
  • Vale a pena adquirir uma franquia?
  • Quais nichos de mercado rendem mais para franquias?
  • Como faço para ter uma franquia?
  • Vale a pena trabalhar com franquia ou criar meu próprio negócio?

Veja que você poderia responder a todas essas dúvidas  com detalhes em um conteúdo de blog. O mais legal é que esses textos levariam a assinatura da sua franqueadora, como uma forma de marketing. 

Dependendo do assunto, você também pode sugerir o seu produto no próprio conteúdo (já que as pessoas que lerão seu blog são, em maioria, potenciais clientes).

Nós falamos aqui no blog do Agendor sobre como fazer marketing de conteúdo, em um passo a passo bem descomplicado. Recomendamos a leitura antes de criar um blog para sua franqueadora!

5 – Promover campanhas de publicidade online (Ads)

De todas as estratégias para vender franquias pela internet, a mais rápida é através de publicidade online. São os famosos anúncios que você vê no Google, nas redes sociais e em aplicativos.

Para dar o primeiro passo, identifique em quais canais de anúncios o seu público está presente. É no Facebook? No Google? Depois dessas respostas, delimite um valor máximo para investir em campanhas de Ads, estabeleça um objetivo claro  e comece a anunciar suas franquias.

Concluindo

Todas as estratégias que trouxemos aqui não são complexas, mas precisam de um bom planejamento e organização de tarefas para que aconteçam de fato. 

Para colocar as dicas de venda de franquias pela internet em ação, comece pouco a pouco. Veja quais dos tópicos você acredita que consegue colocar em prática primeiro, ou organize essas tarefas por ordem de prioridade x o retorno que trará para o negócio. 

Estude e pesquise como potencializar seu site, ativar os canais de relacionamento por mais tempo, publicar conteúdos relevantes e criar anúncios online. Quanto ao fluxo de vendas, sugerimos a leitura do guia sobre como elaborar e implementar um processo de vendas efetivo!