Você quer ideias para aumentar as vendas da sua empresa? Ofereça à sua equipe a perspectiva das melhores oportunidades

Há muitas maneiras de aumentar as vendas sem precisar aumentar os investimentos. Por exemplo, tudo que você precisa fazer é aproveitar melhor as oportunidades.

Nem sempre aumentar as vendas significa aumentar a sua equipe, aumentar seus investimentos em marketing, ou aumentar a bonificação dos vendedores.

O Funil de Vendas na prática

Um guia para melhorar os resultados do seu negócio com o funil de vendas.

Muitas vezes, tudo que você precisa fazer, é melhorar a gestão de oportunidade de vendas: de tornar a sua equipe um grupo coeso, e de aproveitar todas as oportunidades de vendas da melhor maneira possível.

Embora as abordagens de vendas possam variar dependendo da sua empresa, do seu mercado, do seu produto e do seu processo de venda, aqui estão 5 passos que você pode aplicar na sua empresa.

gestão de oportunidade de vendas

Dicas para melhorar a gestão das oportunidades e aumentar as vendas

Como melhorar a gestão de oportunidade de vendas

Faça sua equipe ter ideias para aumentar vendas em 5 passos:

#1. Construa a confiança para o futuro

A confiança aumenta a produtividade. Quando vendedores estão mais confiantes sobre o seu futuro, eles têm um melhor desempenho e têm uma melhor produtividade e eficiência nas vendas.

Quanto mais preocupado o funcionário estiver sobre o seu futuro, pior será o seu desempenho.

Se, por um lado, os vendedores excepcionais confiam no seu potencial, na sua empregabilidade e nas oportunidades de vendas, por outro lado, as incertezas sobre o emprego podem ser um sério problema para o seu desempenho.

Afinal, é difícil um vendedor continuar dando tudo de si sem saber se terá futuro, se vai conseguir vencer os desafios ou se precisa procurar uma outra oportunidade de venda.

Nenhuma empresa, nenhum gestor pode garantir a empregabilidade de ninguém.

Por outro lado, a empresa e os gestores precisam deixar claro a confiança em seus funcionários e o compromisso da sua empresa com eles.

Um vendedor que sabe o seu papel dentro da empresa, que não se sente ameaçado, nem perdido, vai render muito mais do que um vendedor que fica se questionando seu papel dentro da organização a todo momento.

gestão de oportunidade de vendas

Quanto maior a confiança do vendedor sobre seu futuro e sua vida, maior sua produtividade.

Veja mais em nosso blog: Utilizando o Agendor para priorizar as melhores oportunidades no funil de vendas

#2. Transforme os líderes de vendas em coaches.

Identifique os líderes de sucesso dentro de sua equipe de vendas e desenvolva formas para que eles atuem como coaches com os outros membros de sua equipe de vendas.

Líderes vão desfrutar do reconhecimento que recebem ao partilhar suas técnicas de vendas especiais, junto com suas melhores práticas.

E os outros membros da equipe devem ser capazes de usar seus conselhos para aumentar as suas vendas.

Além disso, durante esse processo, procure técnicas de vendas ou dicas que têm aplicação global. Quando você encontrar, apresente essas técnicas à sua equipe, dê crédito para quem a desenvolveu e mostre que todos podem se beneficiar do trabalho em grupo.

Isso vai aumentar não apenas a integração da sua equipe, mas também a sensação de pertencimento de todos os vendedores.

#3. Torne o seu processo mais eficiente

Concentre-se em aumentar a eficiência do processo de vendas. A sua empresa tem a estratégia de vendas adequada para abordar os seus clientes?

Alguns dos maiores ganhos no aumento das vendas virá ao melhorar ou racionalizar o seu processo de vendas.

Por isso, cerifique-se de que suas políticas permitam que os representantes de vendas possam fazer a venda gastando o menor tempo possível. Quanto menos tempo para concluir o processo e chegar ao sim, menor o tempo até a venda.

Algumas das melhores práticas podem ser ajudar o seus vendedores a criar um banco de dados entre os vendedores com respostas rápidas para dúvidas de vendas dos clientes.

Dessa maneira, os vendedores compartilham suas experiências e podem responder dúvidas e contornar objeções de clientes da melhor maneira possível.

Quando fizer isso, a sua empresa ainda vai conseguir fomentar a união entre os vendedores e criar uma equipe mais coesa.

gestão de oportunidade de vendas

Otimize o processo de vendas. Seus vendedores irão render mais.

Leia também: Chega de perder oportunidades de negócios: saiba usar o controle de vendas

#4. Eleve o moral

O moral é semelhante à confiança: a equipe de vendas com o moral elevado será sempre superada pelo moral baixo.

Independente de ter vários vendedores com o moral alto, apenas 1 vendedor com o moral baixo é suficiente para que toda a equipe fique desestimulada rapidamente.

Quanto maior o moral, melhor a atitude do vendedor, seu desempenho e o seu trabalho em equipe. Um vendedor de moral elevado consegue obter melhores resultados do que os vendedores com moral baixa.

Aumentar o moral de uma equipe de vendas é essencial para uma equipe forte. Por isso, aqui estão alguns passos que você pode tomar para aumentar o moral:

  • Seja confiante. Sempre mantenha a sua palavra.
  • Transmita em palavras e ações a preocupação com o bem-estar de sua equipe de vendas
  • Demonstre o compromisso com a excelência em todos os aspectos do negócio.

#5. Incentive o trabalho em equipe

Os indivíduos de uma equipe de vendas coesa terão um trabalho melhor, mais ideias para aumentar vendas e maiores resultados do que os que trabalham em um ambiente totalmente sem espírito de equipe.

Os membros da equipe precisam se preocupar com os outros membros de sua equipe, e com o resultado de seu desempenho combinado.

Para incentivar o trabalho em equipe, crie ambientes em que as pessoas se preocupem com o outro e o desempenho de toda a equipe de vendas.

Evite qualquer favoritismo e reconheça o trabalho em equipe

Uma boa maneira de fazer isso pode ser oferecer um prêmio pelo trabalho em equipe, em que o vencedor é escolhido pelo voto popular de toda a força de vendas.

Explique para a sua equipe o que eles precisam fazer para ganhar esse reconhecimento. Mostre o que a sua empresa espera do trabalho em equipe, como a melhor gestão de oportunidade de vendas, por exemplo.

Além disso, o trabalho em equipe e a moral tendem a andar de mãos dadas. As mesmas técnicas utilizadas para reforçar o trabalho, ajudam a elevar o moral dos vendedores.

E o resultado é excelente.

gestão de oportunidade de vendas

Quanto mais coesa a sua equipe, melhor o rendimento de cada vendedor.

Coloque o trabalho em equipe para impulsionar as oportunidades de vendas

O trabalho em equipe é essencial para que as equipes de vendas tenham um bom proveito de suas rotinas, suas tarefas, e principalmente de suas atitudes.

Ao aumentar a integração do seu time de vendas, e fazê-los pensarem e agirem como vendedores de verdade, você vai aumentar não apenas os resultados individuais do vendedor, mas sim, os resultados globais da sua empresa.

A competitividade interna é importante para formar equipes de vendas de sucesso.

Mas, é justamente a sua coesão com a equipe que vai permitir que todos tirem o melhor proveito de cada oportunidade de venda, de todos os clientes, e que ajudem, um ao outro, reciprocamente, a chegar aos melhores resultados.

Saber prospectar é uma excelente forma de gerar oportunidades de vendas, baixe nosso e-book gratuito: O Guia da Prospecção – Como gerar leads qualificados e prontos para comprar