Política de vendas são as práticas comerciais que uma empresa usa para se relacionar com seus clientes de forma padronizada, incluindo normas e procedimentos para trocas,  devoluções, prazos de entrega, assistência técnica, prazos de pagamento, taxa de juros, parcelamento e descontos, entre outros.

Se você está pensando em abrir um comércio ou já possui uma loja, é imprescindível atentar-se para esse aspecto extremamente importante: a política de vendas.

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Seja em lojas físicas ou virtuais, toda empresa que trabalha na comercialização de produtos e serviços precisa ter uma política de vendas bem estruturada. É por meio dela que será possível conduzir o modelo de negócio de maneira mais profissional, confiável e segura, tanto para você quanto para os seus clientes.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você possa entender de uma vez por todas o que é política de vendas. Além disso, veja qual a sua verdadeira importância.

Continue a leitura e confira também alguns exemplos práticos para se inspirar:

  • Submarino
  • Netshoes

Leia também: Como criar uma política de descontos para a sua empresa

O que é política de vendas?

Podemos definir o que é política de vendas como um conjunto de normas e diretrizes adotadas por uma empresa no que se refere à comercialização de seus produtos e serviços.

Trata-se de um documento que busca articular os mais diferentes aspectos relacionados à vendas de suas soluções, como preços, promoções, descontos, entrega, suporte técnico, troca de mercadoria, formas de pagamento etc.

Ou seja, a política de vendas tem como principal objetivo estabelecer regras que vão dar o direcionamento para o processo comercial da empresa, tanto do ponto de vista dos vendedores como dos clientes.

Por que é importante ter uma política de vendas?

Uma política de vendas bem estabelecida é importante para padronizar determinados procedimentos comerciais e evitar ambiguidades que possam onerar a empresa ou os próprios clientes.

Se um e-commerce, por exemplo, não deixa claro em sua política de vendas como o procedimento de entrega dos pedidos deverá ocorrer, o cliente pode acabar reclamando que o prazo para a chegada da mercadoria está muito demorado.

Ou então, no caso de concessão de cupons de desconto, as regras precisam estar bem definidas para que a empresa não seja injusta com nenhum de seus clientes.

Portanto, a criação e implementação de uma política de vendas contribui para o bom funcionamento do modelo de negócio. A definição clara das diretrizes comerciais da empresa favorece o alcance de resultados mais satisfatórios.

Como fazer uma política de vendas?

Para fazer uma política de vendas, você deve relacionar todos os procedimentos padrão de seu negócio em relação a maneira como se relaciona com seus clientes e consolidar tudo isso em um documento formal, que pode ou não ser compartilhado na internet (muito comum em loja virtual).

Esse conteúdo costuma abordar temas como:

  • trocas; 
  • devoluções;
  • prazos de entrega;
  • assistência técnica;
  • prazos de pagamento;
  • taxa de juros,;
  • parcelamento;
  • descontos.

Ele serve para orientar o vendedores na hora de fechar negócio e, caso esteja compartilhado, para alertar clientes sobre as normas de empresa e como proceder, caso tenham dúvidas.

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A política de vendas é muito importante, mas sem um um processo definido, ela  pode não funcionar. Veja como definir as etapas do funil de vendas com o Agendor:

Exemplo de política de vendas

Bom, agora que você já sabe o que é e qual a importância da política de vendas, que tal conferir alguns exemplos práticos?

Separamos aqui os cases da Netshoes e da Submarino para você se inspirar.

Submarino

O Submarino é um dos maiores sites de comércio eletrônico e boa parte do seu sucesso se deve ao fato de que a empresa possui diretrizes comerciais muito bem estabelecidas.

Neste exemplo de política de vendas, a empresa especifica e esclarece diferentes aspectos e procedimentos relacionados à comercialização dos produtos do site.

No que se refere à confidencialidade dos dados e informações dos usuários, a política de vendas do Submarino assume total responsabilidade pela segurança dos mesmos.

O documento também trata dos prazos (que são informados durante a compra) e dos dias e horários para realização das entregas.

A empresa esclarece na sua política de vendas que é responsabilidade do cliente conferir as dimensões do produto que ele está comprando. Além disso, os entregadores da Submarino não fazem a montagem ou a desmontagem do produto, não transportam o produto por escadas nem fazem o içamento das mercadorias.

Netshoes

A Netshoes é uma empresa de e-commerce que comercializa artigos esportivos. Uma de suas estratégias comerciais para alavancar as vendas e atrair novos clientes é a concessão de cupons de desconto. Mas, para que essa e outras estratégias sejam bem sucedidas, é preciso ser claro na hora de definir as regras.

Neste exemplo de política de vendas, a Netshoes esclarece quais são as condições para ser contemplado com a promoção “GANHE 20% OFF no mês do seu aniversário”, bem como o prazo de validade da mesma.

Para os cupons de 25, 50 e 100 reais, a política de vendas da empresa estabelece os valores mínimos para cada cupom e quais produtos estão sujeitos a esses descontos.

Em relação ao frete grátis, a Netshoes também especifica em sua política de vendas quais produtos não estão inclusos nesse benefício.

E aí? Ficou claro o que é política de vendas e por que ela é importante?

Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, que tal redigir a política de vendas da sua empresa ou revisar a sua atual? Faça isso e tenha um processo comercial mais eficiente.

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A política de vendas faz parte dos seus processos de vendas.  Entenda mais sobre eles neste E-book gratuito: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais

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