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Time de vendas: Competitividade sim, rivalidade não!

Escrito por
Gustavo Paulillo

Uma competição de vendas até pode ser saudável, mas até que ponto isso gera resultados positivos para seu time de vendas?

A força de vendas de uma empresa precisa ser uma equipe unida e coerente. Qualquer tipo de atrito, confusão ou rixa entre os vendedores pode – e vai – influenciar negativamente o desempenho das vendas.

Montar uma equipe de vendas e administrá-la não é uma tarefa fácil para o gestor comercial.

Liderar uma força de vendas e lidar com os diversos perfis de vendedores pode ser bem complicado, se não houver colaboração na equipe e até mesmo entre sócios.

Apesar de sabermos qual o papel da liderança na motivação da força de vendas, o líder precisa ter muito jogo de cintura quando a equipe mostra sinais de rivalidade.

Cabe a ele diferenciar competitividade de rivalidade, pois é muito importante construir uma time de vendas competitivo.

Como estimular a competitividade (e os resultados) em um time de vendas

Um time de vendas competitivo é uma equipe formada por vendedores que querem ser os melhores, que são movidos a desafios e metas e que não se deixam desanimar pelos desafios proposto pelo gestor comercial.

Já uma equipe com rivalidade, é uma equipe onde um vendedor briga com o outro e não há um time, ou uma força de vendas, mas sim várias pessoas agindo por conta própria.

Esse perfil estraga completamente uma força comercial. Em um certo momento, isso afetará negativamente o desempenho de uma empresa.

Isso por que, mesmo que as pessoas sejam difíceis de se lidar, ou que tenham as suas diferenças, elas precisam pelo menos gostar de trabalharem juntas, para que o objetivo seja alcançado.

Imagine um time de vendas sem comunicação entre vendedores, onde cada um fica tentando obter o cliente do outro de maneira covarde e egoísta.

Além desse ambiente se tornar um péssimo local para trabalhar, o time de vendas certamente terá um péssimo resultado no final do mês.

É justamente esse clima dentro da força de vendas que o líder deve evitar a qualquer custo.

Pensando em alimentar a harmonia dentro de um time de vendas, elaboramos algumas dicas rápidas para não deixar que a rivalidade ganhe espaço dentro da equipe.

Time de vendas

Evite o estrelismo dentro da força de vendas.

1. Deixe claro que todos têm a mesma importância

O ego de um vendedor pode ser algo muito perigoso! Se ele acreditar que é melhor do que o resto do time e que não precisa trabalhar em equipe, ele irá se afastar de todos os integrantes da força de vendas, se julgando superior aos outros.

Esse clima é mais comum do que se imagina dentro de um time de vendas, pois acaba alimentando o sentimento de que um vendedor é melhor do que os outros, causando a separação da equipe.

Em um cenário como esse, quando o líder não assume seu papel de gerenciamento da equipe e não se pronuncia, a equipe passa a acreditar que a posição da empresa é a mesma posição do vendedor.

Portanto, deixe bem claro para a equipe que, independente de um vendedor ter um desempenho e ganhar um prêmio de vendedor do mês, ele não é melhor do que os outros, e que o desempenho dele depende do desempenho e da união de toda a força de vendas.

O desempenho de um time de vendas é um esforço em conjunto e não o resultado de uma pessoa só.

Leia também: Estilos de liderança: encontre o seu, aprimore-o e inspire o time de vendas

2. Ressalte a qualidade de todos os vendedores

Tenha cuidado ao elogiar.

O elogio para um membro da força de vendas pode despertar a inveja ou o censo de injustiça nos demais vendedores.

Por isso, quando elogiar uma pessoa publicamente, lembre-se sempre de elogiar mais um ou outro membro do time de vendas, para não parecer que a sua empresa tem predileção por algum vendedor.

Mesmo que realmente exista essa predileção, não deixe claro para todos. A sua empresa depende do esforço em conjunto do time de vendas para as coisas acontecerem!

Reconheça o talento e as qualidades individuais, mas ressalte sempre a importância e a necessidade do coletivo.

Confira: 5 passos para aumentar a produtividade do seu time de vendas

3. Faça dinâmicas para fortalecer o grupo

Pode parecer pouco importante para algumas pessoas, mas as dinâmicas de grupo têm um grande poder na união de uma força comercial.

Elas servem para aumentar a sintonia entre os vendedores, para motivar a integração de uma equipe, para aumentar o conhecimento entre os integrantes da força de vendas e para incentivar o trabalho em grupo.

Através das dinâmicas de grupos, é possível harmonizar a equipe e deixar claro que cada componente do time de vendas tem uma habilidade especial necessária para o resultado final.

Time de vendas

As dinâmicas podem ajudar muito na integração da força de vendas.

Confira também: Como alinhar os times de Sucesso do Cliente e Vendas?

Uma time de vendas precisa funcionar como uma organização

Por esse motivo, todo e qualquer problema entre os vendedores vai influenciar negativamente no desempenho, o que é um sério problema dentro da empresa.

Sendo assim, o líder e gestor comercial precisa ter cuidado no relacionamento diário com o time de vendedores para não despertar sentimentos ou atitudes que possam prejudicar toda a equipe.

O individualismo é muito importante dentro das empresas, uma vez que um vendedor brilhante faz toda a diferença no resultado.

Porém, é o grupo que entrega o resultado final, independente de ter uma estrela no meio da força de vendas.

A vitória ou derrota é mérito do time todo. Essa precisa ser a diretriz que move um time de vendedores para que os resultados aconteçam diariamente.

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  1. Raul

    Parabéns pelo Blog.

    Repul consultoria empresarial

  2. Gustavo Paulillo

    Agradeço Raul. Abraço.

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