O papel do líder na motivação pode afetar o resultado final de uma força de vendas?

A motivação é um caráter íntimo de cada profissional. Vários fatores influenciam na maneira que uma pessoa levanta da cama pela manhã e por mais que se negue, tudo o que acontece ao redor de um profissional influencia no seu desempenho.

Por ser a área responsável pela geração de negócios, quando a tristeza, os problemas e a falta de motivação na força de vendas se instalam, é preciso que o líder intervenha para que não haja prejuízo.

No meio disso tudo, o líder precisa tomar alguma atitude para que a desmotivação de um não influencie toda a força de vendas.

Este post contém um excelente texto sobre o que é liderança e motivação de equipes, aproveite!

A motivação da força de vendas é um fator pessoal

O papel do líder na motivação é pessoal

Quer saber ainda mais sobre a influência da liderança e motivação de trabalho em equipes de vendas? Então baixe nosso e-book: Guia para Gestão Eficiente da Equipe de Vendas

Qual o papel do líder na motivação de força de venda?

Apesar de muitos confundirem o líder com o chefe, os papéis que desempenham são diferentes. Isso porque o papel da liderança vai muito além de supervisionar a equipe, mas precisa saber influenciá-la e motivá-la para ter um bom desempenho. 

Mas, afinal, como ser um líder motivador? Primeiramente, devemos entender que a liderança e a motivação devem caminhar juntas. Isso porque uma não alcança o seu total potencial sem a outra.

O que isso significa? Quando pensamos em como um líder pode motivar a sua equipe, duas palavras são essenciais para alcançar os resultados esperados: boa comunicação e empatia.

Mas isso parece um pouco vago, certo? Então, vamos ver agora as principais dicas de como ser um líder motivador.

Seguem algumas dicas de como lidar com a desmotivação de um profissional e como aumentar a produtividade da equipe de vendas.

Como um líder pode motivar sua equipe? 6 dicas

1. Se coloque ao lado do profissional

Só existe uma maneira de você obter o melhor desempenho profissional ao gerenciar sua equipe: entendendo que todos temos problemas e que todo problema prejudica no desempenho dos profissionais.

Dito isso, não queira que o profissional vença todos os desafios pessoais para estar super motivado no trabalho e batendo as suas metas de venda.

O papel da liderança na motivação envolve entender quais problemas são importantes e que, se não forem solucionados no momento certo, podem acarretar um obstáculo maior a longo prazo.

Por esse motivo, o melhor a ser feito é entender os problemas e se colocar ao lado do funcionário, para que ele se sinta seguro de que a empresa entende a sua situação, ao invés de ficar ainda mais preocupado devido seu desempenho ter caído.

Se o funcionário está com um problema pessoal e, ainda tiver medo de ser demitido, teremos um profissional beirando a depressão.

Por outro lado, se a empresa estiver do lado do vendedor na hora da adversidade, ele será grato e depois vai querer recompensar a confiança do líder.

Confira: Vídeos sobre liderança e motivação que você precisa assistir

2. Promova um bom ambiente de trabalho

A verdade é que, muitas vezes, um funcionário pode estar desmotivado por motivos profissionais.

Um exemplo é quando a empresa promete tudo durante a contratação, mas não cumpre metade.

Outra coisa pode ser o péssimo ambiente de trabalho e as péssimas condições.

Porém, a grande verdade é que um líder não pode motivar os colaboradores , nem querer que, apenas porque ele precisa bater uma meta, seus funcionários trabalhem totalmente motivados.

O que o líder pode fazer pela sua força de vendas é oferecer um ambiente descontraído e sem pressões. O local de trabalho pode não ajudar o vendedor que já esteja desmotivado, mas ajuda e muito a não desmotivar um funcionário motivado.

Leia também: Conheça seu estilo para turbinar a liderança no trabalho

3. Flexibilidade é um fator de motivação da força de venda

Ao contrário do que a maioria das empresas acredita, um ambiente agradável e a flexibilidade de horário acaba valendo muito mais que um salário alto.

Os funcionários levam a liberdade muito em conta. Até alguns anos atrás, um funcionário que se atrasava mais de 15 minutos precisava de autorização para entrar no trabalho.

A nova geração de profissionais acha isso um abuso e quer ter liberdade para entrar mais tarde ou sair mais cedo para resolver problemas sem ter que ficar com justificativas e explicações.

O papel do líder na motivação é incentivar esses itens mais atuais!

A liberdade é uma ótima aliada dos fatores com que os funcionários se motivam.

Isso significa que, sabendo que a empresa confia na sua responsabilidade, o funcionário vai sempre querer dar o melhor de si na hora em que estiver trabalhando, fazendo atendimento a um cliente, ou em uma visita fora da empresa.

E se tiver algum problema, poderá contar com a compreensão da empresa.

5. Passe feedbacks constantes

Quando pensamos em o que é liderança e motivação e, principalmente, como um líder pode motivar a equipe, uma das maiores respostas está aqui: no feedback.

Os feedbacks são essenciais para que os colaboradores saibam quão efetivas suas atividades diárias estão sendo para a empresa. Mais do que isso, é uma oportunidade de passar dicas ou até mesmo treinamentos para melhorar os resultados.

O ponto-chave de um bom feedback, além da constância, é a maneira de falar, principalmente no caso dos negativos. Procure sempre falar com os funcionários individualmente, pergunte se ele está com algum problema pessoal e, principalmente, pense em alternativas que possam ajudá-lo a se destacar mais. 

6. Reconheça o trabalho dos funcionários

E, é claro, tão importante quanto os feedbacks para o papel da liderança na motivação é o reconhecimento

Pense o seguinte: o local de trabalho é o local em que os colaboradores mais passam tempo, são oito horas diárias, cinco vezes por semana, o que demanda muita dedicação para as atividades que executam.

E imagina ter todo esse esforço e nunca ser reconhecido pelo serviço que presta? Isso é, no mínimo, desencorajador, certo? Então, a verdade é simples: uma das maiores recompensas que você pode oferecer a quem se desempenha em trazer melhores resultados para sua empresa é o reconhecimento.

A importância da motivação no ambiente de trabalho

Às vezes, podemos pensar que ninguém é responsável por motivar outras pessoas. Mas, ainda assim, é possível não atrapalhar o clima da força de vendas. Muitas vezes, o papel do líder na motivação é este.

É muito importante que a empresa entenda que todos nós temos problemas e que o desempenho diário é prejudicado pelos problemas pessoais.

Quando o funcionário enxerga a empresa como uma aliada e não como um adversário na sua jornada, o relacionamento flui melhor e a parceria entre a força de vendas e a empresa se transforma em um relacionamento ganha-ganha.

Além disso, se a empresa é compreensiva com os funcionários, com certeza eles farão sempre o melhor para que as metas sejam alcançadas, e o papel do líder na motivação terá se mostrado adequado.

Mas ainda temos uma dica extra para te dar em como ser um líder motivador. Todos temos sonhos, certo? Mas, por vezes, parece difícil conciliar a realidade do nosso trabalho com aquilo que desejamos. 

Por faltar uma noção do que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos pessoais, por vezes o trabalho pode parecer desmotivador. Mas como resolver essa questão?

Além de todas as dicas que trouxemos anteriormente sobre a importância da motivação no ambiente de trabalho, aqui tem mais uma: o Funil dos Sonhos do Agendor.

O objetivo do Funil dos Sonhos é conectar metas pessoais e objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

Basta que o vendedor insira na ferramenta as informações sobre o sonho buscado (casa própria, viagem, carro, etc.) e dados sobre sua produtividade e cadência de vendas. 

Depois, é só esperar que o sistema cruze os dados e gere um dashboard visual, indicando quais as metas que precisam ser cumpridas para que a realização do sonho seja possível no prazo estipulado pelo vendedor.

Acrescente uma dose extra de propósito e motivação ao trabalho da sua equipe com o Funil dos Sonhos!