Liderança 360 graus, você conhece este conceito?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Bem, não é novidade a importância de bons líderes para o sucesso de uma organização. No entanto, o que muitas pessoas podem ainda não saber é que não é preciso estar em uma posição hierárquica superior para liderar.

Qualquer colaborador pode ser um líder e influenciar positivamente o comportamento de pessoas que fazem parte do seu convívio, independentemente do cargo e posição que ocupa na estrutura da empresa.

Esse conceito é chamado de liderança 360 graus e vem ganhando cada vez mais força com a chegada de novas gerações no mercado de trabalho.

A verticalização da estrutura de liderança tradicional tem se mostrado ineficaz perante às transformações do mundo moderno e à necessidade de líderes inovadores e capazes de expandir sua atuação para além de seus subordinados diretos.

Neste artigo, você vai entender o que é liderança 360 e o que faz um líder 360 graus.

Continue a leitura para conferir também que características se espera de um líder 360 graus e como aplicar esse tipo de liderança:

  1. Liderar para cima;
  2. Liderar através;
  3. Liderar para baixo.

Leia também: Como ser um bom líder no trabalho? Qual é a postura certa?

O que é liderança 360?

A liderança 360 é um conceito criado por John C. Maxwell e apresentado no livro O Líder 360.

Veja a capa da publicação:

lider 360

Nessa obra, Maxwell defende que “99% de toda a liderança não parte do topo, mas do escalão médio de uma organização”.

Ou seja: na liderança 360, a estrutura hierárquica de uma organização importa pouco para o líder que é capaz de influenciar e coordenar as ações de pessoas de diferentes níveis.

O que é um líder 360 graus?

O líder 360 graus é o profissional de nível hierárquico médio e que consegue exercer influência sobre os colaboradores que fazem parte do seu dia a dia de trabalho, estando eles em níveis hierárquicos acima, abaixo ou igual ao dele.

É considerado como líder 360 o colaborador que tem a capacidade de autocrítica e que está disposto a receber críticas e sugestões de outras pessoas que participam do seu convívio.

O líder 360 exerce papel-chave no desempenho coletivo, contribuindo para a melhoria da produtividade e engajamento da equipe.

Veja mais: Qual o perfil de um líder de sucesso?

Como aplicar a liderança 360?

O líder 360 graus tem ciência de que a posição que ele ocupa na estrutura hierárquica não é algo tão relevante para que ele exerça sua liderança.

Tendo isso em vista, a liderança 360 é aplicada de três formas:

1. Liderar para cima

O líder 360 é capaz de influenciar as decisões de seus superiores, sugerindo ações e melhorias que precisam ser implementadas. Ele tem proatividade e não espera receber ordens de quem está acima dele na hierarquia para agir.

  • Isto é: ele se antecipa às necessidades da empresa, tem visão de futuro e apresenta projetos para seus superiores de forma que considerem o que ele sugere, porque, na verdade, é para o bem da empresa.

2. Liderar através

O líder 360 também exerce influência sobre o comportamento de seus colegas, os colaboradores que estão no mesmo nível hierárquico que o dele. Ele atua guiando os demais a resultados mais satisfatórios, mantendo sempre um bom relacionamento interpessoal.

  • Em outras palavras, este tipo de líder tem grande influência ao trabalhar em equipe, age de forma colaborativa e consegue persuadir seus companheiros a se juntarem à suas iniciativas porque realmente são percebidas como ótimas ideias.

3. Liderar para baixo

O líder 360 valoriza e reconhece os esforços e o potencial dos colaboradores que estão abaixo dele na estrutura hierárquica. Ele incentiva esses outros profissionais e colabora para que eles consigam desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

  • Isso quer dizer que este gestor não apenas dá ordens, mas orienta e ajuda seus subordinados a crescerem na carreira, evoluindo cada vez mais.

Principais características de um líder 360 graus

Como você pôde conferir, os profissionais que conseguem liderar nas três dimensões citadas anteriormente são considerados líderes 360 graus.

E, para ser capaz de influenciar os colaboradores em diferentes níveis hierárquicos, o líder 360 precisa desenvolver as seguintes características:

  • Autocrítica: o líder precisa saber identificar suas fragilidades e que pontos precisa melhorar;
  • Proatividade: ele vai atrás das soluções e não espera um comando para agir;
  • Otimismo: encara as situações procurando extrair o melhor delas e buscando oportunidades para aprender;
  • Comunicação: sabe se comunicar de forma clara e objetiva, mitigando ruídos e sem dar margem para interpretações equivocadas;
  • Respeito: o líder 360 preza pelo respeito aos colaboradores e à diversidade de ideias e pontos de vista.

A liderança 360 graus pode beneficiar sua empresa? Então invista nela!

E então, gostou de saber mais sobre liderança 360 graus? Que tal começar a aplicar essa forma de liderar na sua empresa?

Faça isso e ajude as suas equipes a alcançarem resultados positivos.

Se você trabalha na área comercial e quer se tornar um líder dessa equipe, temos algumas dicas que podem te ajudar, dê uma olhada:

E se você quer realmente desenvolver a fundo essa habilidade de gestão, que tal baixar um e-book gratuito? Nele você vai aprender a parar de ser visto como amigo de todos, tomar a iniciativa, deixar de microgerenciar, posicionar-se como um verdadeiro líder e muito mais.

Baixe agora, é grátis: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes