Parar para estudar, ler e assistir vídeos ou palestras podem ser atividades difíceis de encaixar na rotina de algumas pessoas. Na sua também é?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • Podcasts são um ótimo formato para aqueles que não possuem muita disponibilidade na agenda, mas buscam aprofundar seus conhecimentos em gestão.
  • Existem muitas opções disponíveis nas principais plataformas de áudio como Spotify, Deezer, Google Podcasts e iTunes para se inspirar com a jornada de grandes líderes.
  • Alguns exemplos de podcast de liderança são Mentoria Lab, Like a Boss e How I Built This.
  • A gestão de equipes é um assunto muito frequente nos podcasts sobre liderança. Saiba mais sobre o tema em Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes

No entanto, mesmo quando falta tempo, se atualizar e buscar conhecimento é mais do que necessário.

Se você é líder, deseja obter mais insights sobre o cargo, mas não encontra muito tempo disponível para se dedicar exclusivamente a esse aprendizado, os podcasts sobre liderança são excelente opção de fonte de conteúdo para aprimorar suas habilidades.

Com este formato, é possível realizar outras atividades enquanto adquire mais informações sobre boas práticas, ferramentas, metodologias para aplicar no cargo.

De acordo com um levantamento da Globo, 57% dos ouvintes começaram a consumir podcasts durante a pandemia, em 2020. No mesmo relatório, o Brasil liderou o ranking de países com maior crescimento na produção de podcasts.

Como efeito, hoje existem muitas opções disponíveis com conteúdos muito interessantes para os gestores.

Para te ajudar a encontrar os melhores podcasts sobre liderança, fizemos uma seleção dos programas para que você possa consultar. Além disso, indicamos episódios específicos que julgamos serem os mais ricos em insights.

Para conferir, basta acompanhar a leitura!

6 podcasts sobre liderança

1. Mentoria Lad | Liderança, inovação e transformação digital, por Andrea Iorio

Andrea é economista e já atuou como Country Manager no Tinder Brasil e Chief Digital Officer na L’Oréal.

A produção do italiano, radicado no Brasil aos 9 anos, é um podcast sobre liderança que busca ser um laboratório de transformação semanal para os ouvintes.

A cada episódio, o apresentador analisa e aponta aprendizados baseados em três frases dos maiores nomes do empreendedorismo e negócios da era digital, como Jeff Bezos, Simon Sinek, Steve Jobs e Luiza Trajano.

Ep. 31 | Reed Hastings: cultura em escala, processos vs inovação e transparência, comentados por Andrea Iorio

Neste episódio, Andrea comenta as frases do cofundador e CEO da Netflix, Reed Hastings. 

Se você quer entender como reforçar a cultura da empresa enquanto ela cresce, gerir de maneira assertiva os conflitos entre processos e inovação, e a importância da transparência do líder, não deixe de conferir esse episódio!

2. Líder HD | Liderança em alta definição 

Este podcast sobre liderança é produzido por Michael Oliveira, fundador do Instituto Brasileiro de Liderança.

Com o propósito de gerar insights e ampliar a consciência dos líderes, Michael produz vários episódios sobre liderança, autoconhecimento, motivação e gestão.

Ep. 087 | Qual o seu nível de liderança?

De acordo com o apresentador, existem 5 níveis de liderança de acordo com os valores do profissional. Neste episódio, Michael Oliveira comenta os tipos de perfis de liderança dos maiores e mais notáveis líderes do mundo.

Você sabe em qual perfil se encaixa? Ou melhor, sabe em qual perfil gostaria de se enquadrar?

3. Like a Boss

Produzido por Pedro Silveira, CEO do grupo Caelum Alura, e Rodrigo Dantas, CEO do Vindi, o podcast discute a jornada de empreendedores e CEOs de destaque no Brasil.

O objetivo é expor as diferentes perspectivas sobre de cada personalidade e o caminho trilhado por elas para alcançarem o sucesso profissional.

Ep. Paula Paschoal, diretora geral do Paypal Brasil. A maior empresa de pagamentos do mundo.

De recepcionista de hotel até diretora geral do Paypal, Paula Paschoal conta um pouco da sua jornada profissional.

Além disso, comenta o sucesso da empresa de pagamentos, que processa anualmente cerca de U$700 bilhões de dólares em vendas online.

4. Liderança Que Transforma

A apresentadora de Liderança Que Transforma, Fabiana Mello, atua como coaching, facilitadora de processos de desenvolvimento e é membro da ICF (International Coaching Federation). 

No podcast, Fabiana compartilha uma perspectiva sobre liderança diferente, que pode transformar a vida dos líderes e de seus colaboradores.

Ep. 16 | Como o trabalhador se vincula ao propósito

O impacto do propósito na cultura organizacional é, de longe, extremamente significativo. Já falamos sobre isso nos seguintes artigos:

Mas neste episódio, a apresentadora fala sobre o movimento Management 3.0, que sugere menos hierarquia, e mais propósito nas organizações, visando gerar resultados sustentáveis e valor aos clientes.

5. How I Built This, com Guy Raz

Este é um podcast sobre liderança em inglês, apresentado por Guy Raz, jornalista, correspondente e apresentador. 

Aqueles que possuem familiaridade com o idioma inglês estarão bem servidos. Afinal, o The New York Times descreveu Raz como um dos mais populares podcasters da história.

Nos episódios, Guy Raz comenta sobre economia, política, inovação, dicas financeiras e as histórias das empresas mais bem-sucedidas do mundo para inspirar os entusiastas dos temas citados.

Ep. Dell Computers: Michael Dell

Neste episódio, Guy mergulha na história da Dell, uma das mais tradicionais e importantes empresas de tecnologia da história.

O apresentador aborda principalmente a jornada do então jovem Michael Dell que, aparentemente, precedeu as tendências de criações geniais nos dormitórios de faculdade, e largou os estudos voltados para medicina e focar no mercado de computadores (e, mais tarde, construir um império).

6. ResumoCast | Livros para Emprendedores

Este é um dos mais essenciais podcasts sobre liderança disponíveis atualmente.

Apresentado por Gustavo Carriconde, o programa, como o próprio nome já sugere, traz resumos bem detalhados e completos dos mais relevantes livros sobre liderança, empreendedorismo, gestão de equipes e desenvolvimento pessoal do mundo.

Além do áudio, o programa também disponibiliza artigos com uma versão sintetizada dos livros para aqueles que têm preferência pela leitura.

De qualquer forma, você pode conferir os episódios nos principais streamings, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e iTunes.

T3#036 Liderança tranquila | Carlo Ancelotti

Uma ótima recomendação para aqueles que apreciam futebol e liderança na mesma intensidade.

No episódio 36 da terceira temporada, o apresentador resume os principais pontos abordados no livro Liderança Tranquila, do renomado técnico de futebol Carlo Ancelotti (que treinou grandes clubes como Real Madrid e Paris Saint Germain) que aconselha a aplicação de uma liderança mais serena para as equipes.

Esperamos que estes podcasts sobre liderança sejam muito úteis e que agreguem muito valor para sua jornada como líder!

Se quiser aprofundar seus conhecimentos ainda mais, não deixe de baixar nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes