Liderança no trabalho é influenciar as pessoas para que se sintam motivadas a atingir resultados.

Muito se fala em liderança no trabalho e como um líder deve agir para atingir os melhores resultados com suas equipes. Mas o que muitos se esquecem é que existem estilos de liderança que são inatos a cada pessoa.

Sim, é claro que você pode adaptar e tentar potencializar suas forças e diminuir as fraquezas de seu estilo. No entanto, se seu estilo de líder no trabalho for o ideal para o ambiente de sua empresa, talvez a melhor alternativa seja incrementar ainda mais essas características.

Para ajudar você a entender melhor como funcionam cada uma dessas lideranças no trabalho, detalhamos uma lista com os 4 estilos de liderança para você visualizar as vantagens e desvantagens de cada um.

E se você quiser mais informações sobre liderança, pode baixar nosso Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas para ter ainda mais dicas de como liderar seu time comercial.

Com descobrir seu estilo de liderança no trabalho?

Liderança no trabalho

Não basta ter o poder, é preciso saber liderar.

Existe uma metodologia de questionários que você pode encontrar nos sites abaixo e aplicar em si mesmo para descobrir qual é o seu jeito de liderar. Os nomes dos estilos variam e, em alguns deles, são ampliados e mais detalhados. Mas nossa lista de 4 estilos é a ideal para você entender cada um deles.

Confira os sites com testes de estilos de personalidade:

Agora, vamos conhecer os estilos de liderança!

Os 4 estilos de liderança no trabalho

Confira cada um deles e suas características.

1. Líder Analítico

Palavra de ordem deste estilo: Defesa

Por ser extremamente perfeccionista, muitos o enxergam como receoso de cometer algum erro e, por isso, se protege de qualquer possibilidade de falha, analisando tudo até os últimos detalhes. Sempre organizado, costuma se relacionar de uma maneira bastante formal. Tem a característica de objetividade e foco no trabalho, mas nem sempre consegue impor seu estilo, preferindo fazer questionamentos e ser cauteloso, usando a lógica como arma de defesa. São muito técnicos e controlados emocionalmente.

Resumo das características do líder analítico:

  • Valores: Coerência, verdade e tradicionalismo.
  • Estereótipo: Frio e matemático.
  • Como tenta influir: Por meio de números, dados, fatos e lógica.
  • Como se expressa: Normas, diretrizes e regras.
  • Não valoriza: Emotividade e opiniões sem base nos fatos.
  • Argumentação: Longa e bem encadeada, baseada em fatos e dados.
  • O que o motiva: Certeza e segurança.
  • Forças: Racionalidade, preparação e capacidade de argumentação.
  • Fraquezas: Indeciso.
  • Melhor desempenho: Questões e desafios claros e objetivos em que há histórico da solução a ser empregada.
  • Desempenho falho: Ao ter que usar soluções criativas e inovadoras.
Liderar no trabalho

O líder analítico sempre se baseia em dados e fatos concretos.

2. Líder Pragmático

Palavra de ordem deste estilo: Razão

O líder pragmático atua de forma controlada, sempre buscando a eficiência. Seu objetivo é convencer a todos por meio da assertividade do que faz, focado nas tarefas e no trabalho. Por usar sempre a razão como base de seus argumentos, tem a tendência de exercer a liderança no trabalho mesclando seu poder hierárquico com uma certa persuasão emocional. São bons líderes para se atingir metas.

Resumo das características do líder pragmático:

  • Valores: Resultado, objetividade e eficiência.
  • Estereótipo: Competitivo e inteligente.
  • Como tenta influir: Por meio de recompensas e punições, usa seu poder hierárquico e negocia com base nisso.
  • Como se expressa: Com muita objetividade e visando os resultados.
  • Não valoriza: Emocionalismo e discussões teóricas.
  • Argumentação: Recompensas ou punições futuras.
  • O que o motiva: Novos desafios.
  • Forças: Negociação e poder de persuasão.
  • Fraquezas: Ignora diferenças pessoais com extrema rapidez.
  • Melhor desempenho: Quando sua autoridade e poder de decisão como líder no trabalho são garantidos.
  • Desempenho falho: Ao ter que assumir objetivos que não garantem resultados objetivos.

Como será que seus funcionários enxergam sua liderança? Confira nesta postagem: TESTE: Seu chefe tem inteligência emocional no trabalho?

3. Líder Expressivo

Palavra de ordem deste estilo: Ataque

Quem exerce a liderança no trabalho de forma expressiva tem sempre a emoção ao seu lado. Muito empolgados em serem eficazes em suas ideias inovadoras, se esforçam para contagiar a todos com elas. Valorizam muito as relações com as pessoas e se aproveitam de sua facilidade de expressão e ligação com os outros, em conjunto com seu poder de decisão, para influenciar o comportamento das pessoas. Tem um perfil muito intuitivo e impulsivo.

Resumo das características do líder expressivo:

  • Valores: Inovação, transformação e mudança.
  • Estereótipo: Visionário e impulsivo.
  • Como tenta influir: Inspirando seus liderados no trabalho por meio de visões de um futuro melhor para todos.
  • Como se expressa: Construindo metáforas, apelando para as emoções e criando cenários de sonho comum.
  • Não valoriza: Informações frias, dados analíticos e racionalismo.
  • Argumentação: Ideias criativas e envolventes, além de muita intuição.
  • O que o motiva: O aplauso!
  • Forças: Inovação, criatividade e busca por novos caminhos.
  • Fraquezas: Concretizar seus planos, perder o foco com facilidade.
  • Melhor desempenho: Quando é necessário unir a todos por uma causa maior, um objetivo comum.
  • Desempenho falho: Acompanhamento de resultados e andamento das ações, tudo que for rotineiro.
Lideranças no trabalho.

O líder expressivo reúne a equipe em torno de um ideal comum.

4. Líder Integrador

Palavra de ordem deste estilo: Emoção

Líderes integradores não vão direto ao ponto, sendo muito emocionais e questionadores, evitando a assertividade em prol de uma aproximação pessoal com os liderados. Capazes de usar a intuição com maestria, tratam a todos de maneira extremamente amigável. Seu forte é apoiar as pessoas no cumprimento de suas tarefas, combinando cautela com muita expressividade.

Resumo das características do líder integrador:

  • Valores: Relacionamento com as pessoas, entendimento e consonância geral.
  • Estereótipo: Flexível, cordial, fraterno e apoiador.
  • Como tenta influir: Unindo as pessoas, ouvindo a todos e buscando harmonia.
  • Como se expressa: Colocando-se no lugar do outro, estabelecendo empatia e procurando apoiar.
  • Não valoriza: Falta de expressão emocional, relacionamentos frios.
  • Argumentação: Está preparado para entender diferentes tipos de pessoas e se relacionar bem com todas.
  • O que o motiva: Ser aceito pelo grupo socialmente.
  • Forças: Consegue estabelecer relações duradouras de comprometimento e confiança ao liderar o trabalho na empresa.
  • Fraquezas: Dificuldade em dizer não, transparece em certos momentos que não tem opinião própria.
  • Melhor desempenho: Quando é preciso de uma forte liderança no trabalho com envolvimento e compromisso de todos, principalmente quando envolve colaboração intensa entre os membros da equipe.
  • Desempenho falho: Quando é preciso agir com rapidez para apresentar as soluções e quando sua equipe não valoriza relacionamentos.

É muito importante entender que não existe um estilo de liderança ideal, cada um deles apresenta pontos fortes e pontos fracos que podem ser trabalhados e adaptados para diversas situações e equipes.

Quanto mais você souber sobre liderança no ambiente de trabalho, melhor! Confira: 15 Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer