« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Como motivar funcionários de forma rápida, prática e eficaz

Escrito por
Gustavo Paulillo

Motivar funcionários envolve saber integrar reconhecimento, recompensa, desafio, clima organizacional positivo e exemplo

Na verdade, esses são os fatores principais a serem levados em conta. A maioria das teorias que tratam de como motivar funcionários falam em atender suas necessidades e desejos, além de proporcionar condições de trabalho adequadas.

Você até já deve ter ouvido falar da pirâmide das necessidades de Abraham Maslow e de como motivar um funcionário por meio de sua hierarquia das necessidades: fisiológicas, de segurança, relacionamento, estima e realização. As outras duas teorias mais aceitas que tratam de como a motivação de funcionários deve ser exe­cutada são a teoria dos 2 fatores, de Frederick Herzberg (fatores higiênicos e fatores motivacionais) e a teoria das necessidades adquiridas de David McClelland, que seriam: realização, afiliação e poder.

como motivar funcionários

Pessoas motivadas conseguem o impossível

Já tratamos anteriormente desses autores e suas teorias de como motivar funcionários na postagem: Como conseguir muito mais motivação no ambiente de trabalho. Portanto, se você quiser relembrar esses conceitos, releia esse artigo bem interessante.

Nosso objetivo neste texto será mais prático e menos teórico: listar uma série de atitudes e ações que podem levar seus funcionários a se motivarem e, consequentemente, trazerem melhores resultados para sua empresa.

Motivar a equipe é muito importante para qualquer empreendedor. Na realidade, todo gerenciamento da força de vendas é um grande desafio para empresários e gerentes. Para saber mais sobre este assunto, baixe nosso e-book: Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas e tome suas decisões com ainda mais confiança.

Veja a seguir diversas sugestões de como a motivação de funcionários pode funcionar em sua empresa.

10 dicas de como motivar funcionários e alcançar resultados

como motivar funcionários

Equipes motivadas trabalham mais unidas, gerando sinergia

  1. Condições de trabalho adequadas: Pode até parecer algo banal, mas a verdade é que os funcionários não se sentem motivados nem prestigiados quando não tem os materiais para trabalhar eficientemente. E isso inclui instalações, meios de comunicação, como telefones celulares e até tablets, computadores e laptops, sistemas eletrônicos de gerenciamento e administração, condições de transporte e outras que vão garantir um bom trabalho.
  2. Clima organizacional: Não há como motivar um funcionário em meio a um ambiente ruim, desagradável, em que ele não se sinta bem. Portanto, se você – como empresário ou gestor – acredita que o clima não está bom na empresa, deve imediatamente iniciar uma pesquisa de clima organizacional que indicará o motivo de os colaboradores se sentirem assim. Em seguida, resolva as questões apontadas pelos funcionários para promover a melhoria de clima. Para saber mais detalhes sobre a pesquisa de clima organizacional, veja este artigo de nosso blog: Entenda o conceito de clima organizacional e como mudá-lo.
  3. Programas de incentivo: Novamente estamos listando mais uma providência que todos deveriam aplicar: recompensar seus funcionários, principalmente vendedores, por seu desempenho. Mas, por incrível que pareça, muitas empresas não têm esse hábito ou o fazem de forma errada. Além da tradicional comissão de vendas, dos prêmios pelo atingimento de metas e dos bônus de performance anual, campanhas pontuais com prêmios mais lúdicos, como viagens, aparelhos eletrônicos e até carros, têm um efeito muito bom na motivação da equipe. Veja mais sobre este assunto lendo este artigo: Guia prático: como criar campanhas de incentivo de vendas.
  4. Treinamento e capacitação: Como motivar um funcionário se ele não foi corretamente treinado para executar sua função? Os colaboradores ressentem-se disso e é preciso mostrar que a empresa esforça-se para fornecer todas as condições para que eles tenham pleno domínio técnico e teórico de suas tarefas. Ajudar a pagar cursos universitários, pós-graduações ou de idiomas são outras excelentes formas de como motivar funcionários.
  5. Remuneração de mercado: Henry Ford fazia questão de pagar os melhores salários para atrair e preservar os melhores talentos. Por isso, tenha certeza que a remuneração que seus funcionários estão recebendo é adequada para que mantenham seu padrão de vida desejado. Sem isso, não tem como motivar funcionários.
  6. Benefícios: Hoje em dia, os benefícios estão extremamente arraigados na cultura empresarial e, muitas vezes, funcionários mudam de empresa por causa de alguns reais a mais em um ticket ou um plano de saúde melhor. Fique atento a isso!
  7. Participação nas decisões: Consulte, peça opiniões, reúna a equipe para debater. Mostre ao time que sua opinião é importante e que a empresa confia neles. Delegue alguns projetos importantes e acompanhe de perto. Isso não significa que você deve fazer tudo que lhe for dito, mas mostrar que tudo isso é levado em conta.
  8. Feedback: Bom, depois de pedir todas essas opiniões, é muito importante dar o feedback e explicar o que foi aproveitado e justificar o porquê de outras ideias terem sido preteridas. Eventualmente, premiar as melhores iniciativas também pode ser bastante eficiente para a motivação das equipes.
  9. Comemorações e convenções: Sim, as pessoas gostam disso! Festas de fim de ano, pequenos eventos mensais, como aniversários e outras reuniões do tipo podem ser usadas para a motivação da equipe. E você pode unir o útil ao agradável: faça convenções de vendas e de apresentação do planejamento anual de uma forma mais aninada e festiva, seus funcionários vão gostar! Já pensou em promover sessões de cinema em sua empresa? Confira: 8 vídeos motivacionais que vão dar um UP em sua equipe.
  10. Perspectiva de crescimento: Ninguém pode se sentir motivado sem saber o que o futuro lhe reserva. Essa incerteza sobre as perspectivas de melhorar sua vida com o crescimento na empresa pode deixar os funcionários inquietos e insatisfeitos. Mostre que quem se destacar poderá desenvolver sua carreira profissional dentro da organização.
como motivar funcionários

Reconhecer o desempenho dos funcionários é determinante para sua motivação

Além de tudo isso, a melhor maneira de motivar funcionários é dando o exemplo, mostrar toda sua dedicação pela empresa e se tornar admirado por suas equipes e colaboradores. É preciso que todos reconheçam a capacidade do líder de ocupar este lugar por seus próprios méritos. É necessário que percebam que podem contar com sua orientação, em caso de necessidade.

Um dos itens mais indicados em pesquisas de clima organizacional como desagregadores do ambiente profissional são líderes não reconhecidos como competentes e à altura de suas responsabilidades!

Quer algumas dicas de como liderar equipes e mostrar cada vez mais sua competência? Dê uma olhada neste texto: 15 Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Geral



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis