« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Entenda o conceito de clima organizacional e como mudá-lo

Escrito por
Gustavo Paulillo

O clima na empresa pode influenciar o desempenho de seu negócio. Você conhece o conceito de clima organizacional?

Todo mundo já passou por isso em sua vida profissional: uma certa tensão na empresa, a sensação geral de que seus esforços não são reconhecidos. O ar se torna pesado…

Por outro lado, em outros momentos, pode haver uma sensação de motivação geral, de trabalho em equipe e de colaboração rumo ao sucesso!

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Por que isso acontece? Como isso pode afetar os resultados de sua empresa? Existe uma solução?

Esta questão é tão importante que empresas como Google e Facebook se tornaram famosas por promoverem a melhoria do clima organizacional, proporcionando ambientes mais agradáveis e coloridos, instituindo alternativas de descanso, lazer e diversão no próprio ambiente de trabalho, além de trabalhar com horários flexíveis, mais autonomia e liberdade para cada funcionário se dedicar a suas tarefas.

Mas é claro que a solução não é tão simplista. Não basta colocar algumas  mesas de pebolim em uma sala ou pintar uma parede de uma cor chamativa e comprar um frigobar vermelho retro para alterar sensações tão complexas como estas.

Para motivar sua equipe, leia este artigo sobre como o Reconhecimento no trabalho traz motivação e resultados

Para entender melhor este assunto, vamos mergulhar um pouco mais a fundo no conceito de clima organizacional, dando uma olhada rápida na teoria, com ajuda de alguns estudiosos do assunto.

Significados de Clima Organizacional:

O conceito de clima organizacional, ao contrário do que muitos pensam, não é um assunto recente.

Há algumas décadas que a administração de empresas dá atenção a este tema, buscando entender como a qualidade do ambiente de trabalho que é sentida pelos integrantes de uma organização pode afetar de forma significativa o desempenho dos trabalhadores.

Um clima organizacional desfavorável afeta o desempenho de sua equipe.

Um clima organizacional desfavorável afeta o desempenho de sua equipe.

Foi por volta de 1930 que o conceito de clima organizacional começou a ser discutido. E é interessante notar como diversos significados de clima organizacional foram propostos ao longo desse período até hoje. Vamos conhecer alguns deles:

Clima organizacional –  conceitos:

É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.

Litwin

O grau de similaridade entre as expectativas da organização e as dos empregados.”

W. Glick

Apoio organizacional percebido.

R. Eisenberg e R. Huntington

A estrutura da organização.

R. Payne e D. Pugh

É o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa. É a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus funcionários.

R. Luz

Conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

I. Chiavenato

Apesar da linguagem um tanto empolada dessas definições de clima organizacional, alguns pontos importantes devem ficar claros:

  • O clima organizacional é algo percebido, portanto é subjetivo.
  • O clima organizacional é um conceito complexo, composto por diferentes elementos que interagem.
  • Ele influencia de forma importante na atuação e no desempenho dos funcionários das organizações.
  • Existe uma expectativa por parte dos funcionários sobre o que a empresa deve lhes oferecer.

 

É preciso descobrir as diferentes percepções do clima organizacional em sua empresa.

É preciso descobrir as diferentes percepções do clima organizacional em sua empresa.

Outra conclusão que a maioria dos autores consagrados defende é que a raiz dos problemas de clima organizacional se encontra em dificuldades de relacionamento, em três níveis.

Dificuldade de relacionamento, trabalho e cooperação entre:

  • Os membros de uma mesma equipe.
  • Entre áreas ou departamentos de uma empresa.
  • Entre os gestores e seus comandados, sua equipe.

Agora que tivemos um breve resumo da teoria por trás do conceito de clima organizacional, vamos analisar quais são seus efeitos mais imediatos para a sua empresa.

Reações adversas ao clima organizacional desfavorável

São diversas as consequências que podem afetar sua empresa quando os funcionários percebem o clima da organização como desfavorável:

  • Perda de talentos, insatisfeitos com a empresa.
  • Queda na produtividade.
  • Incremento da rotatividade com consequente aumento de gastos de contratação, treinamento e outros.
  • Motivação em baixa e falta de engajamento nos projetos e objetivos da empresa.
  • Alto índice de desperdício de materiais.
  • Queda na frequência ao trabalho e aumento de atrasos.
  • Maior número de pedidos de licença médica por problemas de saúde.
  • Aumento de perdas na produção.
  • Diminui a criatividade e a busca de soluções inovadoras.
  • Incremento de desvios e apropriações indevidas.
  • Falta de compromisso.

Como você viu, é preciso estar atento e buscar soluções, antes que um clima ruim se instale em sua empresa. Para isso, a primeira providência é a Pesquisa de Clima Organizacional.

Uma empresa com bom clima organizacional pode atrair talentos. Veja mais sobre este assunto lendo este artigo: 7 sinais que você está em um ambiente de trabalho invejável

Pesquisa de Clima Organizacional

Quando analisamos o conceito de clima organizacional, verificamos que existe um fator chave nessa equação: a percepção dos funcionários. Portanto, se queremos descobrir como modificar o clima, precisamos entender o que é percebido como ruim. Só depois disso podemos tomar as providências para modificar essa situação.

A pesquisa de clima organizacional é o primeiro passo para a mudança.

A pesquisa de clima organizacional é o primeiro passo para a mudança.

O que é analisado em uma pesquisa de clima organizacional:

  • Se a empresa parece ser um bom local para trabalhar na opinião dos colaboradores.
  • Identificar quais são os fatores que levam os colaboradores a se sentirem desmotivados.
  • Da mesma forma, o que os leva a se sentirem motivados.
  • O que os colaboradores acham das práticas de gestão de pessoas na empresa.
  • Detectar se existe uma prática correta de delegação de tarefas por parte da gerência.
  • Verificar se existe um sentimento de trabalhar por um objetivo comum.
  • Se todos estão a par da missão, visão, valores e objetivos da organização.
  • Se os gestores demonstram ter as competências exigidas para suas funções.
  • Entender como estão ocorrendo os relacionamentos dentro da empresa.

Ao analisar estes e outros pontos, o gestor poderá entender o que é preciso mudar, definir objetivos e ações concretas.

Mas o processo de mudança em si não é simples nem rápido. Um dos pontos mais importantes para o sucesso está em mostrar a todos que existe a vontade efetiva de realizar as mudanças e que as respostas dadas na pesquisa de clima foram ouvidas e serão levadas em consideração.

Quando a equipe reconhece que tem um gestor eficiente, um importante passo para manter um bom clima organizacional já foi dado. Baixe o e-Book Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas e saiba mais sobre este assunto.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Produtividade em Vendas



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis