Campanhas de incentivo de vendas são tradicionais ferramentas usadas para motivar seus vendedores e levá-los a atingir os melhores resultados.

Existem diversos modelos e formatos, alguns mais complexos e outros que podem ser feitos com mais facilidade e praticidade, dependendo da estrutura de sua empresa. Algumas campanhas de incentivo de vendas, caso estejam atreladas a campanhas que dão prêmios aos consumidores finais, podem necessitar de autorizações especiais, auditorias e permissão da Caixa Econômica Federal.

Não vamos nos ater a esses detalhes jurídicos. Nossa intenção é dar aqui algumas ideias de campanhas para incentivo de vendas, como organizá-las internamente, quais os tipos mais comuns e quais os objetivos específicos de cada modalidade.

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Ao se decidir pelo incentivo de vendas com campanhas internas, a primeira coisa a se pensar é no objetivo da campanha em si, pois dependendo disso, as regras devem ser adaptadas.

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Principais objetivos de campanhas de incentivo de vendas

Talvez você pense que o objetivo é, obviamente, aumentar vendas, mas nem sempre este é o único resultado que se espera. Muitas vezes, os objetivos são mais complexos, veja alguns exemplos:

  • Aumentar a venda do mix total de produtos
  • Aumentar a venda de determinados produtos
  • Aumentar as vendas em determinados canais
  • Aumentar a venda unitária e não em valores monetários
  • Capitalizar as vendas
  • Aumentar as vendas em determinadas regiões
  • Aumentar as vendas adicionais
  • Aumentar as vendas de certas combinações de produtos

Portanto, ao se definir esses objetivos, as regras devem ser bem claras e divulgadas para que os vendedores saibam o que devem fazer para ganhar seu prêmio.

Além de campanhas para incentivar as vendas, um bom elogio pode funcionar. Leia esta postagem: Reconhecimento no trabalho traz motivação e resultados e saiba mais sobre este assunto.

Principais tipos de campanhas de incentivo de vendas

Antes de falarmos dos tipos de campanhas de incentivo, vamos lembrar que prêmios por atingir metas e as comissões de vendas não podem ser considerados campanhas de incentivo, pois já fazem parte das políticas normais de remuneração da empresa.

campanhas de incentivo de vendas

A definição da premiação é muito importante em campanhas de incentivo de vendas.

Normalmente as campanhas se diferenciam pela maneira como se escolhem os vencedores.

  • Prêmio para os vendedores que vendem mais
    A mais comum. Somam-se todas as vendas e aqueles que venderam mais recebem o prêmio estipulado. Podem ser premiados um ou mais vendedores, a critério da empresa.
  • Prêmio para os que vendem mais, desde que a empresa atinja a meta
    Neste caso, não basta vender muito, é preciso que os demais vendedores também se esforcem para que a empresa como um todo bata a meta. Isso ajuda na colaboração entre os vendedores como também coloca uma certa pressão dos que vendem mais sobre os de desempenho mais fraco. E só funciona se todos receberem comissões por venda e tiverem prêmios por metas individuais.
  • Sorteio baseado em número de vendas
    Neste caso, a cada valor X vendido o vendedor recebe um ticket para participar de um sorteio do prêmio ao final da ação de vendas. Evidentemente quem tiver vendido mais tem mais chances de ganhar. O objetivo destas campanhas para incentivar vendas, que normalmente são mais longas, é não desmotivar aqueles que logo no início vêm que outros competidores dispararam na frente. Assim, ao longo de toda campanha, qualquer venda efetuada pode significar uma chance de ser sorteado.
  • Campanhas mistas: sorteio mais desempenho
    Uma das melhores opções, pois também não desmotiva aqueles que venderam mais e podem não receber o prêmio no sorteio, por puro azar. Assim, parte dos prêmios é entregue para quem tem mais vendas e a outra parte por sorteio.

Existem outras maneiras além de prêmios para incentivar seus vendedores. Veja Como conseguir muito mais motivação no ambiente de trabalho lendo esta postagem.

Tipos de premiações em campanhas de incentivo de vendas

Viagens são bastante apreciadas e motivam muito, mas o dinheiro é, sem dúvida, o maior incentivador de qualquer vendedor. Veja alguns tipos de premiações que podem ser inclusive somadas entre si:

  • Viagens
  • Cursos
  • Somas em dinheiro
  • Barras de ouro
  • Cartões de débito com valores para gastar
  • Carros
  • Televisores
  • Computadores
  • Tablets
  • Celulares
  • Bicicletas

Há casos até de casas serem usadas como prêmios e também é comum dar prêmios que beneficiem toda família, como viagens com acompanhantes, bolsas de estudo para os filhos, brinquedos caros como vídeo games e bicicletas e outros. Neste caso, por beneficiar diretamente seus entes queridos, esses prêmios costumam motivar bastante os vendedores. A desvantagem é que alguns vendedores são solteiros.

Campanhas de incentivo das vendas

O reconhecimento já é um grande incentivo para o vendedor.

Comunicação em campanhas de incentivo de vendas

Saber comunicar e divulgar a ação de incentivo de vendas é muito importante. Normalmente a campanha é dividida em algumas fases e materiais de comunicação:

1. Criação e planejamento

É definido um tema para a campanha, algo que seja bastante motivador e relacionado com os objetivos da empresa. Na maioria das vezes se define também um logotipo e slogan da campanha.

2. Lançamento

São enviados convites impressos e e-mail marketing para os vendedores. às vezes um pequeno brinde também é distribuído. Essas comunicações explicam todas as regras, duração e premiações da campanha. Cartazes, faixas e painéis são espalhados pela empresa, assim com um hotsite deve ser criado para conter, além de outras informações, o regulamento oficial da campanha de incentivo.

3. Manutenção e motivação

É muito importante manter os vendedores motivados durante a ação de incentivo de vendas, enviando e-mails, mudando periodicamente os cartazes e anunciando resultados parciais de vendas e os primeiros colocados a cada período. Pode-se usar também um blog e grupos fechados nas mídias sociais.

4. Cerimônia de premiação

O resultado final pode ser deixado em segredo e só revelado em uma premiação final. Em alguns casos inclui uma festa com atrações, música e jantar, podendo ocorrer inclusive em um hotel ou resort. É claro que isso vai depender de seu orçamento. É interessante que o prêmio seja entregue pelo presidente ou CEO da empresa, juntamente com um troféu ou diploma.

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