Trabalhar com vendas é algo muito desafiador: requer dedicação, organização e bastante empenho. Por outro lado, também é extremamente recompensador. Afinal, possibilita que, além de consolidar uma carreira, você atinja metas pessoais e realize os seus sonhos.

Aliás, você tem objetivos definidos para sua vida? Pode parecer estranho, mas muitos vendedores não sabem aonde querem chegar, e acredite: esse é o principal motivo que os impede de evoluir na profissão e de se realizar também fora dela.

No entanto, é verdade que estabelecer metas pessoais e conectá-las aos objetivos da empresa de modo que fique claro o caminho que você está traçando em direção aos seus sonhos não é tão simples. Então, como você pode conquistar seus objetivos por meio das vendas? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo! 

Qual é o seu sonho: estipular metas pessoais é fundamental para evoluir

Antes de mais nada, a pergunta aqui é: qual é o seu sonho? Definir quais são as suas metas pessoais é o primeiro passo. Mas porque isso é tão importante? Sonhar é o que nos mantém em evolução tanto como pessoas quanto como profissionais

Como seres humanos, temos necessidade de algo para nortear o nosso percurso — e esse norte são os nossos objetivos. Se não sabemos para onde queremos ir, acabamos ficando parados no mesmo lugar — por mais lugar-comum, essa é uma verdade absoluta. 

Portanto, definir as suas metas pessoais de forma objetiva é fundamental, caso contrário, você fica paralisado em vários sentidos - e só lamentando pelos desejos não realizados.

Ter uma casa própria, fazer uma viagem, casar, conquistar uma determinada formação? Esses são apenas exemplos, você precisa encontrar o que te move.

E agora, como chegar lá: é preciso ter um plano para realizar seus objetivos

Contudo, como mencionamos, estabelecer as suas metas pessoais é o primeiro passo, mas como você vai chegar lá? Não é suficiente sonhar e ser ambicioso se você não conseguir desenhar um plano para alcançar o que se deseja. 

Após entender que os sonhos são grandes propulsores para a evolução, mas que muitas vezes é difícil traçar um caminho concreto para conquistá-los, o Agendor desenvolveu uma metodologia que conecta as metas pessoais dos vendedores ao seu dia a dia em vendas.

Em um primeiro momento, a metodologia do Funil dos Sonhos era utilizada em um template no papel, mas, a pedidos dos nossos clientes, recentemente lançamos a sua versão online, ainda mais completa e fácil de utilizar.

Por meio da conexão com as funcionalidades do sistema de CRM, a ferramenta mostra as atividades de vendas diárias que você precisa fazer para atingir as suas metas pessoais, ou seja, indica cada passo que deve ser dado nessa jornada. Como ela faz isso? É o que vamos ver agora!

Veja abaixo um resumo sobre como funciona o Funil dos Sonhos:

Funil dos Sonhos: como alcançar as metas pessoais com as suas vendas?

Para compreender o funcionamento do Funil dos Sonhos, é importante conhecer as etapas propostas pela metodologia para que o vendedor possa visualizar o caminho para concretização dos seus objetivos. 

Certamente, tudo ficará mais claro com esse passo a passo que mostra como você pode alcançar suas metas pessoais com as vendas! 

1. Definição do sonho

A ferramenta parte daquela pergunta que fizemos lá no início, portanto, você precisa definir as suas metas pessoais.

A resposta precisa descrever algo concreto e específico — como os exemplos que citamos — e que possa ser quantificado. Além do valor desse sonho, é necessário também determinar um prazo para sua realização.

Ou seja, podemos aplicar a mesma metodologia das Metas SMART, que tanto utilizamos na hora de definir as metas de vendas!

meu sonho é - funil dos sonhos

Pense também em associar suas metas pessoais ao seu momento de vida e o que pode ser mais importante para seu crescimento, seu bem-estar ou suas relações interpessoais.

2. Cálculo das metas de vendas pessoais

O próximo passo é analisar quanto em termos de valor você precisará vender para alcançar seu sonho. Esse cálculo será baseado na divisão do custo do objetivo pelo percentual de comissionamento e de bônus recebido por metas de vendas.

No Funil dos Sonhos damos dicas para você fazer esse cálculo!

funil-dos-sonhos-quanto-precisa-vender

3. Quantificação das vendas e ticket médio

Depois de encontrar esse valor, chegou a hora de encontrar o seu ticket médio e calcular o volume de vendas necessário. A melhor forma de saber o valor médio das suas vendas, evitando sazonalidades e flutuações, é analisando um período que contenha um volume de dados significativo.

Integrando a conta do Funil dos Sonhos à plataforma de CRM do Agendor, o cálculo do ticket médio é automático, com base nos últimos 12 meses de atuação.

4. Cadência de atividades e gestão de compromissos

A partir dessas informações, já é possível quebrar o seu sonho em metas diárias. Ou seja, você vai conseguir saber qual é a cadência de atividades que precisa fazer para concretizar as suas metas pessoais. 

Conforme a sua produtividade, a ferramenta consegue mostrar, por exemplo, quantos e-mails diários, mensais ou semanais serão necessários para atingir o objetivo.

Dessa forma, o Funil dos Sonhos ajuda o vendedor a fazer uma melhor gestão dos seus compromissos, lembrando que disciplina é fundamental.

5. Competências de vendas

Bom, agora que você já sabe o que tem que ser feito, é necessário saber o que você precisa para trilhar esse percurso.

Por isso, nessa etapa elencamos as competências dos vendedores de alta performance para entender quais você pode aprimorar ainda mais. Conversar com o seu líder de vendas pode ajudar bastante nesse sentido.

6. Monitoramento semanal

Por fim, para acompanhar a realização das pequenas metas nas quais o objetivo foi quebrado, é interessante fazer um monitoramento semanal dos resultados. Assim, você garante que está evoluindo e a cada dia mais perto de realizar o seu sonho.

Da mesma forma, se por algum motivo você estiver ficando muito para trás, será possível avaliar, inclusive com a ajuda do gestor, se é possível ajustar o volume de atividades, desenvolver novas competências ou criar novas estratégias para acelerar seus fechamentos.

funil-dos-sonhos-vendas-acompanhamento

Veja mais: Gravação do Webinar Descobertas comportamentais ligadas à alta performance em vendas

Como o Funil dos Sonhos ajuda a realizar metas pessoais e melhorar sua performance?

O Funil dos Sonhos foi concebido como uma jornada personalizada em busca da realização do sonho do vendedor. Portanto, a ferramenta ajuda você a traçar o plano perfeito para chegar onde deseja por meio do seu trabalho em vendas — e a concretizá-lo.

funil-dos-sonhos-meta

Além disso, ao conectar as metas pessoais à rotina comercial, a metodologia também traz outros benefícios para os vendedores:

  • Auxilia na definição das metas pessoais;
  • Define os passos necessários para a sua concretização;
  • Torna a busca pelos seus sonhos presente no dia a dia, lembrando diariamente do seu propósito e evitando que você desvie do seu foco; 
  • Mostra como você está construindo as suas conquistas e quanto falta para chegar lá;
  • Possibilita uma melhor gestão dos compromissos;
  • Estipula uma cadência de atividades e incentiva a disciplina;
  • Permite que você melhore a sua performance em vendas.

Como você pode ver, além de aumentar as chances de atingir os seus objetivos, o Funil dos Sonhos também ajuda a impulsionar a sua carreira. Ou seja, é um grande aliado na busca pela sua realização pessoal e também profissional. 

Quer definir suas metas e começar as ações para realizá-las? Crie agora sua conta gratuita no Funil dos Sonhos!