Todo gestor sabe a diferença que uma equipe comercial de alta performance em vendas pode fazer no crescimento de uma empresa, certo? Mas você sabia que, de acordo com a Aberdeen, 65% dos vendedores não conseguem atingir sua meta de vendas anual​? Isso mesmo!

Não importa sua área de atuação no mercado ou o tamanho do seu time de vendas, uma equipe comercial que não performa bem desperdiça recursos e afeta a receita da empresa.

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Mesmo para equipes que já apresentam bons resultados, há sempre meios de potencializar a produtividade dos vendedores​. Você, como gestor, pode se beneficiar de ferramentas para alavancar a eficácia do seu time comercial.

Saiba como:

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Criando uma cultura de alta performance em vendas

Uma cultura de alta performance em vendas na sua equipe comercial é essencial para potencializar resultados e otimizar recursos da empresa.

Existem várias formas de implementar essa cultura. Desde a criação de processos de operação à adoção de ferramentas web para gestão e aprimoramento de vendas.

A ideia é mapear os gargalos no desempenho dos vendedores e aderir às alternativas mais adequadas à sua realidade.

1. Processos claros e bem definidos

Vamos começar pelo básico: processos. Uma equipe bem informada sobre os processos da empresa trabalha melhor. Entender o passo a passo do seu fluxo de vendas faz com que o time opere de maneira mais assertiva e com mais fluidez.

É importante lembrar também que a performance do seu time depende de colocar esses processos em prática. Só assim é possível testar cada etapa e otimizar os fluxos para ampliar resultados.

Reflita:

  • Sua empresa tem um processo definido e bem estruturado para a dinâmica comercial?
  • Ele está claro para os seus vendedores?
  • Novos membros da equipe são devidamente treinados nesse sentido?

Se a resposta for “não”, considere que esse pode ser um obstáculo para uma maior eficácia nas vendas.

Processos bem desenhados alinham melhor a forma de trabalho da equipe​, evitam confusão na atuação dos vendedores (o que costuma desperdiçar tempo e dinheiro da empresa), e criam um padrão no atendimento da equipe.

Como consequência, temos a redução de falhas no fluxo, funcionários que otimizam suas atividades focando em atuar dentro dos processos da empresa além de gestores com mais controle do que está sendo realizado pelo seu time.

Confira dois de nossos materiais sobre criação e implementação de processos de vendas:

2. Reconhecimento e bonificações

Uma pesquisa feita pela Office Team mostrou que, enquanto 89% dos gestores acreditam que suas empresas reconhecem adequadamente os funcionários, cerca de 30% deles afirmam que as organizações falham nesse ponto.

Ser reconhecido por um trabalho bem realizado aumenta a autoconfiança e motivação do profissional. Uma das maneiras de se fazer isso é criando um sistema de bonificação para os vendedores com melhor desempenho na equipe​.

Essa forma de recompensa é uma forte ferramenta para melhorar a performance dos vendedores e gerar mais proatividade em busca de resultados.

Esse reconhecimento também pode ser feito como um elogio à frente da equipe ou mesmo um e-mail de felicitações. Funcionários que se sentem valorizados entregam mais​, trazem melhores resultados e se sentem mais motivados a desenvolverem suas habilidades.

3. Treinamento constante

Há quem ainda pense que alta performance em vendas seja somente questão de “feeling” ou vocação. Mas sabemos que uma boa venda é a soma de habilidades, atitudes e conhecimentos certos.

E isso só pode ser feito através de um aprimoramento constante desses três pilares. Por melhor que seja a atuação dos seus vendedores, o trabalho contínuo em aprimorar técnica e comportamento resulta em melhor performance em vendas e fechamento de novos contratos.

Portanto, um gestor consciente da importância da capacitação para aumento da eficácia do time de vendas investe, de maneira frequente, em cursos, palestras e workshops para sua equipe.

4. Apps de gestão comercial

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Mesmo tendo processos claros, vendedores bem capacitados e um bom sistema de bonificação, outros problemas podem afetar o desempenho da equipe comercial.

A performance do seu time pode cair por problemas como a descentralização de informações da carteira de clientes​, ou mesmo a desorganização na rotina de follow-ups, por exemplo. A ausência de bons relatórios pode afetar também um direcionamento mais assertivo da estratégia de vendas.

Um software de gestão de vendas e CRM, como o Agendor, por exemplo, oferece soluções para facilitar a dinâmica comercial​, como:

  • Agendamento e acompanhamento de follow-ups: ajuda a evitar perda de clientes em potencial porque o vendedor levou tempo demais para entrar em contato, por exemplo;
  • Relatórios detalhados de monitoramento de atividades: permite ao gestor acompanhar resultados de cada vendedor e da equipe como um todo, alinhando a estratégia quando necessário;
  • Funil de vendas personalizado na nuvem: mostra a evolução de cada negócio e informa ao vendedor quais clientes demandam maior atenção a cada etapa;
  • Acesso via smartphone Android e iOS: facilita acesso de informações chave, e lembra o vendedor de atividades a serem realizadas,  mesmo sem acesso à internet.

Apps e softwares concentram informações chave em um só lugar​ e estruturam melhor os fluxos de atividades. Tudo para deixar a rotina do time comercial mais simples e organizada.

Isso permite que os vendedores mantenham o foco naquilo que importa, ou seja, em performar bem em suas vendas. Além disso, gestores e empreendedores conseguem monitorar, analisar e impulsionar os resultados do time.

Adequando ao seu cenário

Desenvolver uma cultura de alta performance em vendas pode ser trabalhoso e até um tanto burocrático.

Mas mapear a realidade do time comercial e definir as melhores maneiras de otimizar o desempenho dos vendedores é fundamental para potencializar os resultados da sua empresa e garantir seu crescimento constante.

Citamos algumas maneiras possíveis aqui, mas tudo depende da sua realidade e das metas da sua equipe hoje. O mais importante é implementar essas ferramentas e garantir que seu time coloque em prática o que foi planejado.

E você, utiliza alguma outra solução para desenvolver uma cultura de alta performance em vendas na sua equipe comercial? Compartilhe com a gente nos comentários!