Para otimizar o desempenho do seu time, os gestores precisam identificar os pontos de melhoria e as oportunidades que devem ser melhor aproveitadas. Além disso, vale conhecer também as ferramentas que têm o potencial de otimizar (e muito) a performance da sua empresa. 

Uma das perguntas centrais é: como aumentar a lucratividade do seu negócio?

Existem várias respostas possíveis. Contudo, muito possivelmente, uma das razões seja a falta de uma gestão do tempo e de produtividade. Afinal, sem medir os recursos usados pelo time para viabilizar as entregas fica difícil saber quanto, de fato, custa sua operação e qual a lucratividade do seu negócio.

Neste contexto, o controle de horas trabalhadas por cada colaborador pode ser revolucionário, tornando o time muito mais ágil e produtivo. Dessa forma, é possível melhorar a performance e a rentabilidade da sua empresa.

Por isso, ao longo do artigo, mostramos como você está perdendo lucro sem o timesheet e apresentamos boas razões para adotar a ferramenta.

Saiba mais!

O que é um timesheet?

O timesheet é a evolução da planilha de horas, ou seja, é uma ferramenta física ou virtual que permite registrar e controlar a carga horária de cada profissional. Isso significa que você, como gestor, poderá ver exatamente quantas horas cada colaborador trabalhou e em quais atividades.

O timesheet é um recurso que permite acompanhar e medir quanto tempo cada membro da equipe demora para concluir uma tarefa ou projeto. 

Na prática, os colaboradores devem registrar quanto tempo foi investido na entrega de um trabalho, especificando a data e as horas trabalhadas.

Conheça 7 atitudes para ter sucesso em vendas:

7 atitudes para ter sucesso em vendas

6 boas razões para usar o timesheet

Além de indicar como você está perdendo lucro (aquelas atividades que sugam o tempo do time) , o timesheet garante uma cronometragem precisa, evitando que sua equipe se canse e fique sobrecarregada. A seguir, confira bons motivos para adotar o uso do timesheet.

O tempo do seu time é valioso

Os profissionais do seu time estão trabalhando duro, atendendo às demandas, definindo metas e abordagens possíveis para fechar novos negócios. No entanto, sem medir a entrega e a assertividade deles com precisão, será difícil acompanhar o desempenho de cada um. 

Para saber como aumentar a lucratividade do seu time e recompensá-los por um “trabalho bem feito”, controlar o valioso tempo dos profissionais é indispensável. 

O timesheet não é uma ferramenta para "microgerenciar" a sua equipe, mas, sim, para entender todos os aspectos do fluxo de atividades do seu time e garantir que os colaboradores não fiquem sobrecarregados. Assim, é possível evitar um desgaste potencial, afetando seu desempenho e a lucratividade geral.

Você faz parte do sucesso da sua empresa

Ao adotar o timesheet como ferramenta, você obtém a quantidade certa de horas destinada para execução de cada tipo de tarefa. Dessa maneira, é possível compreender onde há potencial de otimização de serviços e processos.

O gestor pode identificar, por exemplo, quais tarefas costumam demorar mais do que o projetado originalmente. Essa visão não ajuda apenas na produtividade e na organização dos membros do time. 

Muito além disso, o timesheet permite observar como aumentar a lucratividade do seu negócio. Isso porque ele aponta quais processos podem ser otimizados, potencializando a produtividade do time e viabilizando a sustentabilidade financeira da empresa. 

Previsão com mais precisão

Ser capaz de fazer previsões com mais precisão garante que sua empresa será capaz de atender melhor seus clientes. Além disso, as estimativas de prazo precisas diminuem as chances de quaisquer custos adicionais que possam criar tensão e atrasar os processos. 

Assim, com o uso do timesheet, será possível melhorar a performance da empresa e obter maior lucratividade com mais precisão e confiança.

Na prática, o controle de horas desempenha um papel crucial no sucesso da sua empresa. Isso porque quando você relata seu tempo com precisão e no prazo, há uma melhor chance de melhoria geral e eficiência em oportunidades futuras. 

Reduza o desperdício de tempo

O timesheet ajuda o gestor a entender onde ele está desperdiçando mão de obra. Ele ajuda a eliminar tarefas que demoram mais do que o necessário e auxilia na tomada de decisões sobre como otimizar suas tarefas.

Melhorar a gestão de projetos

O timesheet é importante para o gerenciamento de projetos e campanhas de vendas em vários aspectos. Veja só:

  • Ao controlar o tempo dedicado a um projeto, o gestor pode compreender qual o nível de domínio técnico do colaborador. Assim, é possível planejar a qualificação do profissional para um novo projeto, função ou cargo com base no desempenho.
  • Ao analisar o uso do tempo, você pode determinar a habilidade de alguém em uma área específica e direcionar os talentos para as atividades com as quais cada colaborador tem mais afinidade. 
  • A ferramenta ajuda a identificar áreas nas quais um trabalhador leva mais tempo do que o alocado e precisa de treinamento adicional.
  • Com o controle de horas, você consegue medir a eficiência geral de cada projeto.
  • O timesheet permite identificar a disponibilidade dos profissionais para um projeto, facilitando a distribuição da carga de trabalho entre os membros do grupo.
  • Com o timesheet, o gestor tem condições de monitorar o progresso de um projeto, antecipando possíveis atrasos.
  • O controle das horas ainda permite estimar os custos esperados e compará-los com o custo real do projeto durante a execução.

Campanhas de incentivo são importantes para manter a equipe de vendas engajada. Veja como criar uma:

Como criar uma campanha de incentivo de vendas em 5 passos

Economize dinheiro para sua empresa

O uso do timesheet permite que você saiba exatamente no que os colaboradores estão trabalhando e, assim, consiga identificar como aumentar a lucratividade. 

A ferramenta rastreia a eficiência dos profissionais comparando, por exemplo, a quantidade de tempo dedicada da prospecção ao fechamento da venda. É possível  identificar colaboradores com desempenho insatisfatório e que custam mais à sua empresa, para que se possa atuar com treinamentos de vendas focados em produtividade.

Assim, ao dizer quem é produtivo e quem não é, o timesheet mostra como aumentar a lucratividade e a manter a rentabilidade.

Engajamento da equipe é fundamental

Seja feito em uma planilha, seja no timesheet automatizado, a ferramenta de controle de horas trabalhadas é poderosa. Contudo, o comprometimento do seu time é fundamental para que esse acompanhamento realmente faça sentido. Os colaboradores precisam fazer o apontamento das horas corretamente.

Caso contrário, você terá acesso a dados pouco confiáveis ou insuficientes para estimar a produtividade dos colaboradores e os custos da sua operação.

Este artigo foi escrito por Ariadna Straliotto para a Operand. Somos um sistema integrado de gestão de equipes, projetos e tarefas para agências de publicidade, marketing e equipes criativas. Melhore a qualidade das entregas e amplie os seus resultados com com a Operand.

Precisa de mais dicas para acelerar a performance da equipe? Acesse o Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas!