A produtividade 4.0 é uma metodologia que alinha ferramentas, cultura de aprendizado e tecnologia para elevar a performance pessoal e o desenvolvimento de novas habilidades.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A produtividade 4.0 segue três pilares: ferramentas, cultura de aprendizagem e tecnologia. Estes três fundamentos, juntos, atendem à nova demanda das empresas, que buscam profissionais mais integrados com a transformação digital.
  • Por meio do conceito de produtividade 4.0, os profissionais podem enfrentar os desafios do mundo VUCA mais facilmente, mantendo seu bom desempenho.
  • Ferramentas, metodologias e processos ajudam a manter o ritmo das atividades dos colaboradores, como o Método Pomodoro, por exemplo.
  • Para serem mais produtivos, os vendedores devem abraçar a tecnologia e ter um CRM como aliado para organizar suas atividades e mapear a eficiência de sua atuação. Conheça mais benefícios do CRM em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais

Você deve ter percebido que o mercado está cada vez mais rigoroso em relação a sua mão de obra. Isso significa que as empresas exigem mais de seus profissionais, que por sua vez, devem utilizar as ferramentas e metodologias à disposição para obter melhores resultados e fortalecer conhecimentos.

Como efeito, os profissionais que se preocupam em evoluir constantemente e entregar bons resultados buscam por uma melhoria em sua produtividade, para que possam produzir mais, e melhor. Tudo isso sem prejudicar sua saúde mental.

Quer saber mais sobre produtividade 4.0 e o que fazer para tornar o time de vendas mais produtivo seguindo esse conceito?

Então, fique conosco e acompanhe a leitura do artigo!

O que é e como surgiu a produtividade 4.0?

Como falamos no início, a produtividade 4.0 é um conceito que alinha ferramentas, cultura de aprendizado e tecnologia para desenvolver profissionais mais eficientes. Este conceito é fruto deste novo mundo altamente digital em que vivemos.

Atualmente experimentamos a chamada Quarta Revolução Industrial, que modificou (e ainda modifica) o modo como produzimos, consumimos, nos relacionamos e trabalhamos.

Tudo o que fazemos está, de alguma forma, integrado à tecnologia e à transformação digital; e é graças a ela que desfrutamos de diversos serviços e produtos sem, sequer, sair de casa.

Afinal, quem imaginou que poderíamos resolver burocracias com instituições financeiras sem ir presencialmente às agências bancárias?

Ou então, fazer a compra do mês sem precisar pegar longas filas no supermercado e escolher todos os produtos do seu carrinho no conforto do nosso sofá?

A tecnologia e a digitalização dos serviços estão revolucionando a produtividade e eficiência das organizações, que conseguem realizar uma entrega altamente satisfatória para seus clientes por custos reduzidos, como afirma o levantamento da PTC.

E é claro que isso rapidamente se refletiu nos profissionais destas organizações.

Leia também: O que é inteligência comercial 4.0? Conceito 100% explicado

O Mundo VUCA e a produtividade na indústria 4.0 

Tantos avanços tecnológicos em um curto período de tempo trazem incertezas. O que é fato hoje, pode ser brutalmente alterado. 

No mercado de trabalho, essa eminente volatilidade e complexidade do mundo gera angústia nos profissionais.

Este mundo, é o Mundo VUCA:

  • volatility (volatilidade);
  • uncertainty (incerteza);
  • complexity (complexidade);
  • ambiguity (ambiguidade).

Os profissionais devem “sobreviver” neste mundo, e para isso, precisam apostar em um novo conceito de produtividade. E aí entra a produtividade na indústria 4.0.

A produtividade, neste novo contexto, é muito mais do que fazer a gestão do tempo e priorizar tarefas. 

Agora, é necessário desenvolver habilidades e ter a tecnologia como aliada, já que este é um importante instrumento que facilita o processo de aprendizagem. Para isso, a produtividade 4.0 se sustenta em três pilares, que você confere a seguir.

Os 3 pilares da produtividade 4.0

Christian Barbosa é um dos principais experts de produtividade no Brasil. Há 20 anos pesquisando e estudando o tema, já lançou sete livros sobre produtividade e gestão de tempo e aplica mentorias para que os profissionais tenham uma vida mais equilibrada.

Para facilitar o entendimento sobre produtividade 4.0, Christian aponta três pilares do conceito:

1. Ferramentas

As ferramentas que utilizamos para produzir são essenciais para o resultado final das nossas atividades, como metodologias, cronogramas e processos.

Elas devem ser aplicadas para estimular a produtividade e tornar nossas ações mais direcionadas ao que realmente deve ser entregue. 

2. Cultura do aprendizado

Para se destacar nessa nova indústria, é preciso desenvolver habilidades e competências constantemente. É por essa razão que a cultura de aprendizagem é tão crucial na produtividade 4.0.

No mundo VUCA, conceitos, funcionalidades e novos mecanismos surgem a todo momento. Neste universos, parece que todo conhecimento é pouco, não é mesmo?

Uma forma de driblar isso e ter uma rotina de trabalho realmente eficiente é, portanto, aumentar seu conhecimento. Até porque, somente o conhecimento permite que o acesso à informação seja mais amplo.

Conheça os três níveis de aprendizagem dentro da produtividade 4.0 neste webinar de Christian Barbosa:

3. Tecnologia

Abraçar a tecnologia é fundamental. 

Existem diversas alternativas em softwares e aplicativos que podem simplificar a organização das atividades dos profissionais, e ajudar a manter o ritmo da execução.

O principal objetivo é evitar a sobrecarga de trabalho e o esgotamento mental.

Além disso, soluções tecnológicas são determinantes para a geração de relatórios que permitem compreender mais profundamente o desempenho das atividades e das metodologias de trabalho.

Um CRM, por exemplo, é primordial para que o time de vendas ofereça uma experiência personalizada para seus clientes e aperfeiçoem suas abordagens. Por outro lado, os vendedores podem organizar suas tarefas diárias e acessar uma listagem com seus compromissos do dia e não se esquecer de nenhum agendamento importante.

Já uma ferramenta de automação de marketing é utilizada para rastrear e ranquear leads com o objetivo de gerar oportunidades de vendas melhores para os vendedores.

Como aumentar a produtividade em vendas?

Bom, já citamos o CRM como uma tecnologia vital para a produtividade do time de vendas.

Com essa ferramenta, os vendedores possuem diversos benefícios, desde a organização de tarefas e centralização do histórico dos clientes, até o acesso a dashboards interativos sobre o desempenho das suas atividades.

Veja outras vantagens do CRM para empresas e vendedores:

Outra maneira de elevar a produtividade do time de vendas é incentivo no segundo pilar que citamos sobre a produtividade 4.0: o aprendizado.

Oferecer treinamentos e apostar na capacitação dos vendedores é uma ótima forma de engajá-los, motivá-los e torná-los profissionais melhores.

Para isso, faça uma avaliação de desempenho da equipe e entenda quais são os seus gargalos dentro do processo de vendas que podem ser ajustados para aumentar seus resultados.

Essa é a primeira etapa para começar a desenhar um processo de treinamento. Se quiser conferir quais são as próximas etapas, não de ler nosso artigo: Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

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